ESPAÇO ABERTO: Governo é provocado a explicar o absurdo registrado pelo Coren-RO na saúde

ESPAÇO ABERTO: Governo é provocado a explicar o absurdo registrado pelo Coren-RO na saúde

Foto: Divulgação

CRUELDADE
 
Desumano, nojento, cruel, podre, e assim vai. O que não faltam são adjetivos para a barbaridade que teria sido constatada por uma fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren/RO), mês passado, em unidades de saúde do Estado.   
 
CHOCANTE
 
A foto de um paciente entubado com larvas na boca é algo tão protervo que qualquer agente de saúde, imagino eu, se envergonha de admitir que uma situação assim realmente está acontecendo.
 
 
COBRANÇA
 
O Conselho denunciou falta de profissionais nas unidades, o que compromete, sem dúvida, o atendimento. Mas o estado deplorável de alguns pacientes é coisa de polícia.
 
DOR
 
É inadmissível ver um ser humano recebendo tratamento nas condições reveladas pela fiscalização. O pior é que existe um Conselho Estadual de Saúde que deveria dar atenção a isso, mas...
 
JUSTIÇA
 
O Conselho Regional de Enfermagem entrou com Ação Civil Pública contra o Governo do Estado na 2ª Vara Federal Cível de Rondônia. 
 
ARGUMENTO
 
Imagino que na petição tenha um pedido de prisão para quem se apresenta como responsável, ou responsáveis, pela saúde em Rondônia.
 
POLÍCIA
 
Sim, uma situação como essa deve ser tratada como crime. Quem permite um paciente chegar ao estado bizarro de ser tomado por vermes e larvas, dentro de uma unidade que tem obrigação de manter um mínimo de higiene, deve responder criminalmente por isso. 
 
SOBRECARGA 
 
De acordo com o COREN/RO, existem casos no CERO onde apenas dois técnicos de enfermagem são responsáveis por cuidar de uma ala com até oito pacientes intubados em estado grave de infecção por COVID-19.
 
EXPLICAÇÃO
 
Com a aparente passividade da Sesau diante do escândalo, o deputado estadual Anderson Pereira enviou requerimento ao Executivo para explicar em que pé anda o assunto.
 
EXLICAÇÃO
 
O deputado entende que pela gravidade da denúncia, o Estado deveria ser o primeiro a divulgar amplamente que não está medindo esforços para esclarecer e resolver o que teria acontecido. 
 
OUTRO LADO 
 
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), informou que resolveu todas as questões apontadas pela fiscalização que o Coren realizou em 17 de março de 2021 nas unidades de saúde.
 
LARVAS
 
Sobre a imagem bizarra e chocante do paciente infectado com coronavírus, a direção do CERO afirma que, em nenhum momento foi citado no relatório do Coren, pacientes com larvas na boca e nenhuma foto teria sido apresentada.
 
INCENTIVO
 
Filhos, netos, sobrinhos e amigos de pessoas acima de 60 anos devem incentivar os idosos a tomar a vacina imunizante. Essa turma prioritária de vacinação não apareceu ontem para receber a primeira dose da AstraZeneca.
 
CHAMAMENTO
 
Ontem, um vídeo com um voluntário da saúde chamando os idosos para vacinar viralizou nas redes sociais. A gravação foi feita na Faculdade Uniron, em Porto Velho, que é um dos locais de vacinação.
 
QUANTIDADE
 
Mais de 4 mil doses da vacina AstraZeneca estão sendo oferecidas para esse grupo e menos da metade dos idosos compareceu até o momento. A situação preocupou os profissionais e voluntários do local. 
 
PEDIDO
 
Integrantes do cerimonial da Presidência da República ficaram surpresos ontem quando teriam recebido a informação que o governador Marcos Rocha queria ir junto com o Presidente Bolsonaro para Rondônia.
 
PEDIDO 2
 
A solicitação não tem nada de absurdo, a questão é que Marcos Rocha não estava em Brasília, mas sim em Porto Velho. O senador Marcos Rogério chegou a ser informado sobre o fato e achou o pedido “estranho”. Realmente, não há o que não haja.
 
VICE
 
Aliás, uma fonte do governo informou que ontem pela manhã ouviu o vice-governador, José Jodan,  dizer que o governador Marcos Rocha estaria “cuspindo marimbondo” por não ter sido incluído no protocolo de discursos previstos para hoje, durante a inauguração da Ponte do Abunã. 
 
CAMPANHA
 
Falando em Ponte do Abunã, imagens que circularam ontem em redes sociais mostraram uma grande estrutura montada para o evento. Dizem os apaixonados pelo Messias, que será a largada da campanha de reeleição presidencial no estado de Rondônia.
 
DESFILE
 
As fotos de cinco caminhonhes das lojas Havan estacionados na Ponta do Abunã reforçam o momento de excitação e festa que vive Bolsonaro e sua grei. Quanto ao distanciamento social isso é coisa que se resolve depois.
 
 
RECUPERAÇÃO
 
O GPA, dono das bandeiras Pão de Açúcar e Extra, está correndo para recuperar terreno nas vendas online de supermercado. Depois de admitir que não deu muito certo a estratégia deixar para um único parceiro – o app próprio James Delivery –  a entrega da última milha, o grupo decidiu se abrir para novas
plataformas.
 
ALTERNATIVA
 
Parcerias com o iFood, Americanas Mercado e Mercado Livre vão entrar em operação agora no segundo trimestre. Vale lembrar que o Grupo Pão de Açúcar está presente em Rondônia com a bandeira Assai Atacadista.
 
TERÃO QUE ESCLARECER
 
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) notificou dez empresas aéreas que atuam no Brasil, entre elas as três líderes do mercado – Azul, Gol e Latam -, para prestar explicações sobre sua política de comercialização de passagens no que diz respeito a cancelamentos, remarcações e desistências nos anos de 2020 e 2021, em razão da pandemia do novo coronavírus.
 
RONDÔNIA
 
Se o Procon aqui do Estado quiser trabalhar um pouco mais, não terá dificuldades para encontrar passageiros rondonienses que já tiveram passagens canceladas, por mais de uma vez, no mesmo período.
 
ENTUPIDOS
 
Por falar em companhias aéreas, voltei de viagem ontem e tanto na ida como no retorno os aviões, foram seis conexões ao todo, estavam completamente lotados.
 
EXEMPLO
 
Era a imagem da verdadeira hipocrisia. A tripulação faz um discurso chato enfatizando o distanciamento social e os passageiros viajam espremidos uns aos outros. É claro que sou a favor de tudo quanto for medida de segurança que preserve à vida, mas na prática as ações são o contrário da jacobice pregada.    
 
MUDANÇA
 
A pandemia mudou a disposição de compra de presentes para o Dia das Mães. Levantamento do Ibevar mostrou queda na intenção de compra de eletrodomésticos e aumento no interesse por perfumes e notebooks.
 
**Este texto não reflete a opinião do Rondoniaovivo, e sim a do autor
Direito ao esquecimento

Você é a favor ou contra o garimpo no Rio Madeira?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública. Vote quantas vezes quiser!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS