ESPAÇO ABERTO: Rondônia perde uma jornalista que só queria fazer a coisa certa

ESPAÇO ABERTO: Rondônia perde uma jornalista que só queria fazer a coisa certa

Foto: Divulgação

OBJETIVA
 
Sem sombra de dúvidas, Cleo Subtil foi a jornalista mais “crica” que conheci em Rondônia. Era tão chata quanto eu para conseguir uma informação. Tentava sempre fazer a coisa certa, procurando mostrar que a notícia não tem só um lado.
 
IMPARCIALIDADE 
 
Quando estávamos na TV Rondônia, falávamos muito sobre a ética no jornalismo. Enfatizávamos que sem credibilidade e respeito, seríamos jornalistas com aspas, sem poder nenhum para ganhar a confiança de quem acompanha nosso trabalho.
 
ESCOLA
 
Cleo Subtil tinha paixão pelo que fazia, veio de uma escola antiga, aprendeu que uma reportagem tem começo, meio e fim. Sabia que para ter destaque dentro
de uma redação era necessário saber fazer tudo.
 
PRODUÇÃO
 
Cleozinha, como eu a chamava, esbanjava força de vontade. Pra ela não fazia muita diferença mudar dez vezes uma pauta. Ao perceber que o “gancho”
proposto pelo produtor não era exatamente o que o assunto pedia, lá ia ela fazer as vezes de pauteira e ajustar o tema.
 
TRISTE
 
Ontem, logo cedo, recebi a notícia de sua partida. Precisava de um tempo para ajustar as ideias e explicar, conforme meu sentimento, a saudade que fica. Podia citar inúmeros “embates” saudáveis que tivemos, voltados sempre ao mesmo fim. Talvez esse era o ponto que mais nos aproximava. Defendíamos entendimentos diferentes, mas que não fugiam da essência que buscávamos.
 
SAUDADE
 
Minha doce Cleozinha, que os espíritos de luz estejam ao seu lado e ajudem a cuidar da molecada que por aqui fica. E que a sua paixão e dedicação pela comunicação sejam motivos de exemplo para quem acredita no bom jornalismo.
 
REVITALIZAÇÃO
 
Um dos fundadores e proprietário do Buraco do Candiru, Marcus Vinícius Danin, recebeu a visita técnica do presidente da Emdur, Gustavo Beltrame, e da engenheira da empresa, Gabriela Castro. O motivo é o início dos estudos para uma revitalização do sistema de iluminação pública da Alameda Jornalista Euro
Tourinho (antiga Rua Guiana), no bairro Embratel. 
 
MELHORIAS
 
A intenção da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Emdur, é padronizar o serviço em toda a cidade. O objetivo é substituir os braços das luminárias e lâmpadas que estejam queimadas. Depois, acontecem os estudos para incluir a antiga Rua Guiana na revitalização geral, com luminárias padronizadas e
lâmpadas de LED.
 
OPORTUNIDADE
 
Já estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial Básica e Aprendizagem Industrial Técnica na modalidade Ensino à Distância (EAD), promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Rondônia.
 
CARÊNCIA 
 
Os cursos são ofertados para suprir a demanda das indústrias para o cumprimento das contas de jovens aprendizes, que compreende um público da faixa etária de 14 a 23 anos e 11 meses. De acordo com os editais, as indústrias que realizarem reserva de vagas estarão comprometidas a indicarem para a Unidade do
SENAI-RO a relação dos jovens que serão matriculados e contratados como aprendizes até o próximo dia 28 de maio.
 
MAIS DE 1700
 
Ao todo foram disponibilizadas 1750 vagas para todas as unidades de Porto Velho e interior. As inscrições podem ser feitas através do Portal do SENAI. Entre os
cursos de Aprendizagem Industrial Básica estão abertas vagas para operador de microcomputador, assistente administrativo, eletricista de automóveis, mecânico de manutenção de máquinas industriais, ajustador mecânico, assistente de controle de qualidade, instalador e reparador de redes de computadores, assistente de recursos humanos, costureiro sob medida, eletricista industrial e assistente de logística.
 
OUTRAS OPORTUNIDADES
 
Para os cursos de Aprendizagem Industrial Técnica foram disponibilizadas vagas para técnico em logística e técnico em segurança do trabalho somente na unidade de Ji-Paraná. Além das vagas indicadas pela indústria e havendo disponibilidade, o SENAI-RO disponibilizará os cursos para a comunidade. 
 
DATA
 
Neste caso, o período para efetuar as inscrições será de 29 de maio a 16 de junho, também no portal do SENAI. Vale lembrar que os candidatos só poderão optar pela inscrição de apenas um dos cursos.
 
DINÂMICA
 
Dentro da grade curricular, estão programadas aulas práticas presenciais, seguindo os protocolos determinados pelos decretos governamentais, as quais determinam as regras do distanciamento social controlado de prevenção e enfrentamento à pandemia.
 
ATENÇÃO
 
A Prefeitura de Porto Velho comunica a população a partir de 60 anos que, nesta quinta-feira (6), a vacinação da 1° dose contra a Covid-19 será realizada sem agendamento. Pessoas nesta faixa etária, que não conseguiram acessar o site imuniza, poderão receber o imunizante na Faculdade Uniron, das 9h às 17h, somente hoje.
 
POUCO INTERESSE
 
A decisão de vacinar sem agendamento foi tomada após a baixa procura deste público pela 1° dose da vacina. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), das 7 mil vagas colocadas à disposição no último sábado, menos de 3 mil pessoas fizeram o agendamento até este momento.
 
ATENÇÃO
 
Para garantir a proteção contra o coronavírus para todos os idosos de Porto Velho, a vacinação da 1° dose contra a Covid-19 nesta quinta-feira (6) será sem agendamento para pessoas com mais de 60 anos. É necessário levar o cartão do SUS e um documento oficial com foto. A Faculdade Uniron fica localizada na Avenida Mamoré, 1520, bairro Cascalheira.
 
OPORTUNIDADE
 
Deputado federal coronel Chrisóstomo  divulgou em suas redes sociais a oferta de mais de 4 mil empregos diretos  para uma nova usina a ser instalada no município de Machadinho do Oeste. 
 
TRÂMITE
 
Chrisóstomo enfatizou que vai haver uma Audiência Pública para definir o andamento do processo para a usina de Tabajara, que prevê  investimentos de 5 bilhões de reais.
 
INAUGURAÇÃO
 
Falando em Chrisóstomo, amanhã ele participa junto com Jair Bolsonaro da inauguração da ponte do Abunã. Um empreendimento que vai ligar o Acre ao resto do país por uma ponte que, na verdade, fica no estado de Rondônia. 
 
CITAÇÃO
 
Durante uma Live em Brasília, nesta quarta-feira, o presidente Bolsonaro citou o nome do deputado Chrisóstomo. Destacou a autuação do deputado em benefício da população de Rondônia. 
 
PODE MUDAR
 
Apesar do que dizem ministros do TSE, e até em razão disso, já se instalou na Câmara a comissão para discutir a impressão de cédulas em papel na votação e apuração de eleições, plebiscitos e referendos.
 
VELHO SISTEMA
 
Isso significa que é grande a possibilidade de que nas eleições o ano que vem poderíamos ter a volta das cédulas de papel, àquelas onde são contados um por um os votos do eleitor.
 
FELIZARDO
 
Recebi vídeo que seria do ganhador de 37 milhões da Mega Sena, no município de Nova Brasilândia do Oeste, no interior de Rondônia. É claro que que não vou divulgar a imagem  do recém milionário.
 
PROJETOS
 
No entanto, o mais novo milionário do país já garantiu que não vai ficar distribuindo dinheiro à toa, e que as pessoas que quiserem desfrutar de sua fortuna terão que trabalhar como empregados dele.
 
INVESTIMENTO
 
O sortudo disse para um amigo em áudio  de whatsapp que pretende investir em uma lavoura de café.  Na verdade, o melhor a fazer é alertar o ilustre milionário que só em rendimentos de poupança ele pode ganhar , se aplicar todo o prêmio de 37 milhões, mais de trezentos e trinta mil reais por mês, considerando juros mensais de 9% ao mês.
 
**Este texto não reflete a opinião do Rondoniaovivo, e sim a do autor
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS