ESPAÇO ABERTO: Porto Velho se prepara para retomar o crescimento após pandemia

Confira a coluna de Cícero Moura

ESPAÇO ABERTO: Porto Velho se prepara para retomar o crescimento após pandemia

Foto: Divulgação

PROJETO
 
Com a chegada de vacinas e a expectativa de que a vida possa voltar ao normal ainda este ano, prefeitura, indústria e comércio já começam tratativas para viabilizar a retomada das atividades em diversos setores da economia.
 
REUNIÃO
 
Algumas propostas já foram apresentadas durante o ciclo de reuniões virtuais, organizado pela Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPV), para debater mecanismos capazes de preparar o setor produtivo para a fase posterior à pandemia de Covid-19.
 
APOIO
 
Os lojistas elogiaram o diálogo promovido pela Prefeitura de Porto Velho e manifestaram que pretendem continuar contribuindo com a gestão municipal.
 
PROPOSTA
 
José Soares de Souza, um dos diretores da CDL, defendeu a redução da carga tributária do ICMS destacando que, juntamente com o custo do frete, resultam em valores que encarecem os produtos e impactam negativamente o setor.
 
FACILIDADES
 
A empresária Lucinara Antello, que pretende abrir um restaurante, diz que é preciso simplificar os processos para emissão de alvarás de funcionamento de novas empresas.
 
NEGÓCIOS
 
Representantes da Associação Comercial e de setores ligados à prestação de serviços disseram que, com as vendas em baixa, é necessário garantir margem de lucro razoável para a sustentabilidade dos empreendimentos.
 
INCENTIVO
 
Outra proposta dos empresários é que o setor público compre mais no comércio local para incentivar e valorizar quem acredita no potencial da região.
 
ORIENTAÇÃO
 
Várias pessoas pediram orientações sobre como participar de processos de licitação. Um representante do Sebrae disponibilizou um link da página do Sebrae, onde os empresários podem obter mais informações sobre processos licitatórios, entre outros assuntos.
 
ELOGIO
 
Ao final da reunião, os lojistas enalteceram a iniciativa do prefeito Hildon Chaves em abrir espaço para o diálogo por meio da ADPVH.
 
OUTRAS DISCUSSÕES
 
A Agência de Desenvolvimento de Porto Velho já realizou encontros virtuais para ouvir os setores de panificação, construção civil, educação, turismo e hotelaria, bares e restaurantes.
 
ROUPAS
 
Nesta quinta-feira (15), a Prefeitura vai ouvir representantes do setor de vestuário. As inscrições para a reunião remota podem ser feitas através do link: https://www.sympla.com.br/encontro-setorial- vestuario__1173006?qrcode=true
 
O link para acesso à sala de videoconferência  é: https://msteams.link/T07M
 
APROVADO
 
A Assembleia Legislativa do Estado (ALE) aprovou projeto do governo orçado em R$ 300 milhões de reais. O dinheiro deverá ser usado para asfaltar, recuperar e sinalizar vias públicas urbanas dos 52 municípios rondonienses. 
 
CONVÊNIOS
 
A próxima fase do projeto é a assinatura de parcerias com as prefeituras, para em seguida dar a ordem de serviço e iniciar as obras. O Governo afirma que todos os municípios de Rondônia serão contemplados com o projeto. Cada qual dentro da sua necessidade.
 
INAUGURAÇÃO
 
Deputado coronel Chrisóstomo informou ontem em suas redes sociais que o presidente Jair Bolsonaro confirmou vinda em Rondônia, no dia 07 de maio, para inaugurar a Ponte do Abunã.
 
APLICATIVO
 
O aplicativo FarmaPub, criado pela prefeitura, está facilitando a vida das pessoas, especialmente dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), ao evitar gastar tempo em busca dos medicamentos existentes nas farmácias da rede municipal.
 
PROCURA
 
Implantado em 2017, o aplicativo tem cerca de mil acessos diários, que são feitos através do site da Prefeitura (www.portovelho.ro.gov.br). A pesquisa também pode ser feita no endereço https://farmapub.portovelho.ro.gov.br.
 
DADOS
 
Com apenas alguns cliques, são apresentadas informações precisas e em tempo real sobre o estoque dos remédios pesquisados e até a localização exata da unidade em que pode ser retirado, o que é feito mediante apresentação da receita médica.
 
AJUDA
 
Rifa solidária vai arrecadar recursos para animais de rua de Porto Velho. Sorteio acontece no dia dos namorados; Bilhetes custam apenas 2 reais e dão direito à concorrer a um vale compras de 100 reais e um super ovo de Páscoa da Cacau Show.
 
 
COMOÇÃO
 
A iniciativa surgiu após repercussão do resgate de um cão que foi atropelado próximo à rodoviária no começo de abril, que ficou vagando por dias, foi levado à uma clínica veterinária pela ONG Protetores Voluntários PVH, mas não resistiu aos ferimentos.
 
AMPARO
 
O drama do animal motivou muitos empresários procurarem o grupo para doações de produtos para uma ação para ajudar os animais. A rifa é tratada como se fosse uma “ corrente solidária” pelos animais de rua.
 
CASTRAR
 
Todo o dinheiro arrecadado será revertido na castração de animais de rua, já que apenas castrando haverá um resultado efetivo na sociedade portovelhense. 
 
ONG
 
Há pelo menos sete anos, a ONG Protetores Voluntários também tem o projeto “Quem Ama Castra”, que atua na castração, acolhimento, adoção, cuidados e alimentação de animais de rua, como cães e gatos, em Porto Velho.
Direito ao esquecimento

Em qual supermercado você prefere fazer suas compras?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública.

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS