ESPAÇO ABERTO: Crateras na avenida Jorge Teixeira devem durar ainda mais 30 dias

Confira a coluna de Cícero Moura

ESPAÇO ABERTO: Crateras na avenida Jorge Teixeira devem durar ainda mais 30 dias

Foto: Divulgação

OBRAS
 
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes publicou edital de licitação para pavimentação e recuperação de alguns pontos na capital. As obras
compreendem  trecho entre a Ponte do Rio madeira e o trevo do Roque. Em vários pontos a pista põe em risco motoristas e pedestres. 
 
 
PREVISÃO
 
Segundo o superintendente do DNIT, André Santos, o serviço está previsto no Plano Anual de Trabalho e Orçamento – P.A.T.O., nas Rodovias: BR-319/RO e BR-364 Trecho: Divisa AM/RO.
 
PONTUAL
 
O edital classifica como Subtrecho o trabalho que vai da Ponte Sobre o Rio Madeira até Candeias do Jamari.
 
 
SUL
 
Também estão previstas obras nas divisas entre Mato Grosso e Rondônia,  e Acre com Rondônia. 
 
CAPITAL
 
André explica que no caso de Porto Velho foi estabelecida uma previsão de recapeamento dos pontos considerados mais críticos até o fim de abril.
 
PALEATIVO
 
O superintendente reconhece que em alguns pontos recuperados o trabalho foi apenas para diminuir a intensidade dos buracos, já que o tempo não teria
contribuído para que os operários fizessem um serviço com durabilidade maior.
 
SOLUÇÃO
 
Realmente com a grande quantidade de chuvas que ocorre nesse período não há como exigir um trabalho de excelência, principalmente, na região urbana da cidade. No entanto, é importante destacar que mesmo um serviço meia boca já alivia um pouco a situação e diminui o risco de acidentes.
 
SOLUÇÃO 2
 
Quem trafega diariamente pela Jorge Teixeira, entre Imigrantes e Trevo do Roque, sabe do perigo que fica a pista diante de tanto buraco que aparece. Além do prejuízo com pneus, suspensão e amortecedores , manobras arriscadas põem em risco à vida de motoristas e pedestres.
 
AGILIDADE
 
A Prefeitura de Porto Velho lançou o GAL-Integração, um sistema informatizado próprio, que possibilita acesso rápido, por meio eletrônico, do cidadão ao resultado do exame para detectar a Covid-19. 
 
IMEDIATO
 
Se o paciente for considerado positivo para o vírus, receberá na mesma ocasião a notificação de isolamento e outras informações de natureza sanitária que devem ser seguidas.
 
TECNOLOGIA
 
A Prefeitura buscou, junto à Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisas (SMTI), uma forma de dar acesso mais ágil dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) aos resultados dos exames para detectar a Covid-19.
 
PRAZO
 
O resultado fica disponível entre 48 a 72 horas após a data de realização do exame. Este é o tempo que o Laboratório Central de Saúde (LACEN), demora para liberar o exame e posteriormente a informação chegar ao sistema para que o paciente tenha acesso.
 
SOBRECARGA
 
A demanda surgiu em razão do número de consultas que provocam sobrecarga no atendimento nos telefones da Prefeitura, através da Vigilância Epidemiológica e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância Sanitária (Cievs) Municipal.
 
MS
 
GAL é a sigla para Gerenciador de Ambiente Laboratorial, sistema do Ministério da Saúde, que foi criado para informatizar o Sistema Nacional de Saúde Pública das Redes Nacionais de Laboratórios de Vigilância Epidemiológica e Vigilância em Saúde Ambiental.
 
POSITIVO
 
É o GAL que envia os resultados dos exames laboratoriais de casos suspeitos ou confirmados das Doenças de Notificação Compulsória ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam).
 
PRATICIDADE
 
O sistema GAL-Integração, da Prefeitura de Porto Velho, permite ao usuário do SUS o acesso à consulta e impressão de resultados de exames COVID-19, o que não é possível no sistema do Ministério da Saúde.
 
ORIENTAÇÕES
 
O resultado do exame pode ser positivo, negativo ou inconclusivo. O sistema emite, nos casos positivados, positivo, orientações sanitárias como evitar contato com outras pessoas, não sair de casa e ficar em isolamento.
 
MAIS UM
 
Se for considerado inconclusivo, é emitida recomendação para que outro exame seja realizado. Além das orientações de isolamento domiciliar, o sistema também emite informações importantes sobre a doença e dos contatos que devem ser feitos caso aconteça o agravamento de sinais ou sintomas.
 
INTERNET
 
O acesso ao sistema GAL-Integração é simples e pode ser feito através de computador ou telefone celular. Basta o usuário acessar o link abaixo, que está na página da Prefeitura de Porto Velho: https://examecovid19.portovelho.ro.gov.br/
 
DADOS
 
O usuário deve fazer a busca usando o número do cartão do SUS ou data de nascimento associado ao nome da mãe. Não pode esquecer de ler o termo de aceitação.
 
INÉDITO
 
Pioneiro em Rondônia, o sistema é exclusivo da Prefeitura de Porto Velho. Foi totalmente desenvolvido pela SMTI.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

E R Santos

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS