ESPAÇO ABERTO: Infraero dá mau exemplo e também coloca passageiros e funcionários em risco

Confira a coluna de Cícero Moura

ESPAÇO ABERTO: Infraero dá mau exemplo e também coloca passageiros e funcionários em risco

Foto: Divulgação

OUTRO MAU EXEMPLO
 
Agora é a Infraero que foi denunciada por colocar em risco seus funcionários e usuários do aeroporto de Porto Velho em nome de uma economia porca. Leitores da coluna viram a situação envolvendo o Bradesco e mandaram mensagens citando o mesmo problema lá no aeroporto.
 
VENTILAÇÃO
 
Na saída do saguão de desembarque de passageiros foram colocados dois climatizadores de ar, parecidos com os usados no banco Bradesco. Os equipamentos seriam para compensar os constantes problemas que estariam ocorrendo com o ar central do aeroporto.
 
 
CALOR
 
Funcionários da Infraero e de lojas localizadas no aeroporto, que pediram para não ser identificados, disseram que já faz algum tempo que ocorre pane no sistema de ar. Quando isso acontece ninguém aguenta o calor, por isso os climatizadores teriam sido a “melhor solução”.
 
ECONOMIA
 
Assim como critiquei o Bradesco quanto a essa economia absurda, faço o mesmo em relação a Infraero. Se duvidar, a estatal fatura até mais que a agência do Bradesco próxima à rodoviária, uma vez que todo mundo que chega em Porto Velho pelo aeroporto paga taxa de uso.
 
SINDICATOS
 
No caso do banco, o sindicato da categoria foi atrás para resolver a situação e conseguiu liminar da justiça fechando a agência bancária até que a gerência crie vergonha e mande consertar as centrais de ar.
 
SAÚDE
 
O conserto dos equipamentos não é uma questão de comodidade, mas de preocupação com a vida.  Médicos consultados pela coluna,  alertaram quanto ao perigo de propagação do coronavírus pelo ar espalhado pelos climatizadores.
 
SINDICATOS 2
 
No caso do aeroporto, pelo menos quatro sindicatos atuam no local. Aquele que envolve os servidores da Infraero, os de empresas terceirizadas ( vigilância e limpeza), bares e restaurantes e dos empregados das empresas aéreas.   
 
SINDICATOS 3
 
Não parecem estar muito preocupados com suas categorias. Todos estão caladinhos. Não teriam até agora movido um dedo sequer para defender seus associados já que o mesmo risco identificado no Bradesco com o uso dos climatizadores também ocorre no saguão do aeroporto.
 
JUSTIÇA
 
Já que eles não se mexeram até o presente momento, torço para que a juíza Cândida Maria Xavier, da 6º Vara do Trabalho, seja leitora da coluna ou que alguém lhe avise sobre esse problema em relação ao aeroporto.
 
JUSTIÇA 2
 
Como não sou bacharel em direito, também não sei até que ponto a doutora Cândida Xavier poderia intervir, uma vez que até o presente momento não há ação judicial requisitando medidas urgentes para o local.
 
CASAMENTO DE ADOLESCENTES
 
Em 2019, dos mais de 12 mil casamentos registrados em Rondônia, em 815 deles, a mulher tinha até 17 anos, e em 43, os homens eram menores de idade. Estes números colocam Rondônia como onde mais ocorrem casamentos com cônjuges femininos com até 17 anos, atingindo o percentual de 6,4% enquanto o país teve 2,1% dos casamentos com mulheres menores de idade.  
 
NASCIMENTO
 
Em contrapartida, em 2019, Rondônia foi o estado da Região Norte com menor taxa de fecundidade de mulheres de 15 a 19 anos, com 69,7 nascimentos a cada mil mulheres nesta faixa etária.
 
MORTES
 
Também foi possível observar que a probabilidade de uma criança morrer antes de completar cinco anos é maior entre os meninos que entre as meninas. Enquanto no Brasil, a taxa geral, em 2019, foi de 14 a cada mil nascidos vivos, entre os meninos este número foi de 15,1 e entre as meninas foi de 12,8. 
 
TRISTE
 
Rondônia registrou a segunda pior probabilidade do país de uma criança morrer antes de completar cinco anos, ficando atrás apenas do Amapá. As taxas rondonienses entre os meninos foram 23,4 mortes a cada mil nascidos vivos e entre as meninas foram 21 mortes a cada mil nascidas vivas.
 
VIDA
 
O estudo mostrou ainda que Rondônia tem a menor expectativa de vida aos 60 anos. Uma pessoa rondoniense que completa 60 anos tem expectativa média de viver mais 19,7 anos.
 
MULHERES DE RONDÔNIA VIVEM MAIS
 
Quando separados os gêneros, Rondônia apresenta a segunda menor expectativa de vida tanto para homens quanto para mulheres: 18,4 anos a mais para eles e 21,2 anos para elas.
 
PRA ONTEM
 
Em carta endereçada ao presidente Jair Bolsonaro, governadores pedem a “imediata adoção das providências necessárias” para viabilizar a obtenção, junto a entidades estrangeiras e organismos internacionais, de novas doses de imunizantes contra a covid-19.
 
CAPACIDADE ESGOTADA
 
De acordo com o documento, apesar dos esforços, os entes estão “no limite de suas forças e possibilidades”. A carta é assinada por 14 governadores. O governador Marcos Rocha não assinou a carta.
 
NÃO RESISTIU
 
O  bar mais charmoso e cultural de Porto Velho, o Buraco do Candiru, anunciou que vai encerrar suas atividades. O motivo são as sucessivas limitações das atividades do setor de serviços, que incluem bares e restaurantes, por causa da pandemia do coronavírus.
 
SEM DESPEDIDAS
 
Não haverá cerimônia de adeus, segundo o proprietário e um dos fundadores, Marcus Vinícius Danin. “Foi um sonho de várias pessoas, que se manteve por cinco anos. Revivemos os bons e antigos carnavais, homenageamos em vida figuras da nossa terra com estrelas na calçada e cultivar a boa música”, lamenta Danin.
 
MEMÓRIA
 
Segundo alguns saudosistas, ficarão as boas lembranças, talvez as estrelas na calçada, bons amigos, boas festas, comemorações. “É uma grande perda para todos nós da Confraria e para a cidade que perde um dos seus pontos pitorescos”, comentou Silvio Persivo, frequentador assíduo do buteco.
 
BURACO
 
Leitor mandou foto de crateras na rua José Camacho com a Jorge Teixeira, quase na entrada a um dos acessos para o supermercado Irmãos Gonçalves, localizado na avenida Calama. 
 
 
BURACO 2
 
Fica o espaço à disposição de quem se achar no direito de resolver o problema. Prefeitura, Dnit ou o próprio Irmãos Gonçalves que presa pela integridade e bom atendimento de seus clientes.
Direito ao esquecimento

Qual dos deputados federais de Rondônia, você considera mais atuante no Congresso Nacional?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública.

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS