ESPAÇO ABERTO: Cadeia não impediu prefeita de dar canetada para continuar no poder

Confira a coluna de Cícero Moura

ESPAÇO ABERTO: Cadeia não impediu prefeita de dar canetada para continuar no poder

Foto: Divulgação

VERGONHA
 
Representar todos os municípios de Rondônia, através da Arom, traz prestígio para quem está incumbido disso e também, dependendo da situação, pode significar vantagens pessoais. Em ato administrativo, Gislaine Clemente, conhecida como Lebrinha, continuou no poder ao passar o cargo para um subordinado
 
ESCÂNDALO
 
Os novos prefeitos que assumiram o cargo este mês ficaram indignados com atitude tomada pela ex-prefeita Gislaine Clemente (MDB), de São Francisco do
Guaporé, presa pela Polícia Federal, em setembro do ano passado, acusada de corrupção.
 
GRUDADA NA TETA
 
Gislaine, que é filha do deputado Lebrão, também flagrado pela PF recebendo propina, era presidente da Associação Rondoniense de Municípios ( AROM ) quando foi para a cadeia. Para continuar tendo gerência e falar em nome dos demais municípios de Rondônia, Lebrinha nomeou o diretor executivo da Arom, Roger André, como Presidente Interino, mesmo ele não sendo prefeito de nenhuma cidade do Estado.
 
TEM QUE SAIR
 
Revoltados com a postura de Lebrinha, os novos prefeitos, associados à Arom, convocaram Assembleia Geral Ordinária para o dia 01 de fevereiro, semana que vem, para escolha da nova diretoria da Associação. 
 
DESRESPEITO
 
A maioria dos prefeitos do interior disse que o ato de Lebrinha foi uma afronta aos demais colegas de Arom. Ao nomear como presidente uma pessoa que não representa nenhum município de Rondônia, Lebrinha estaria tentado garantir seu poder junto à instituição.
 
VANTAGENS
 
Essa sede pelo poder remete ao questionamento sobre que outros interesses Lebrinha poderia ter ao não renunciar ao cargo logo após ter sido presa. O ato poderia até representar uma maneira de preservar à entidade.
 
TRANSPARÊNCIA
 
Se a renúncia fosse entendida, digamos, como uma confissão, Lebrinha simplesmente poderia passar o comando para outro prefeito que estivesse solto e não respondendo por nenhuma acusação envolvendo corrupção.
 
PRA QUE SERVE
 
Aliás, eu até já escrevi sobre isso. Vários prefeitos do interior questionam a eficiência da Arom. Ninguém sabe, na prática, que benefícios a Associação leva até os municípios.
 
COMADRES
 
Além de cursos com eficácia duvidosa e encontros rega bofe, não há nada de concreto que tenha sido visto como um grande feito da Arom para seus associados.
 
PREJUÍZO
 
Há dois anos, por exemplo, eu venho questionando a falta de vontade do Governo em repassar os arquivos de movimentação com cartões para que os municípios possam recuperar valores sonegados em impostos. As cidades de Rondônia já perderam milhões por não ter esses arquivos. Não há nenhum registro, sequer, de que a Arom tenha pressionado o Governo para cumprir uma demanda que é prevista em lei.
 
SESI/SENAI 
 
Teve início na quarta-feira, 27, ano letivo das escolas da rede SESI e SENAI em Rondônia. Em cumprimento ao decreto estadual, as atividades são realizadas de forma totalmente remota para garantir a segurança e saúde dos alunos, dos professores e demais profissionais envolvidos na transmissão das aulas via plataformas digitais.
 
APERFEIÇOAMENTO
 
Para o Coordenador Estadual de Educação do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Santiago Coelho, o ano de 2020 oportunizou o aprimoramento do ensino mediado por tecnologias, que permitiu a conclusão do ano letivo dentro do planejado no calendário escolar e sem prejuízos aos estudantes.
 
EMPOLGAÇÃO
 
A gerente do SESI e SENAI Lagoa de Porto Velho, Fabiana Amaral, disse que apesar de as aulas continuarem no formato on-line, alunos novatos e veteranos retornaram às aulas com muito entusiasmo.
 
SAGA VEÍCULOS
 
Diretor da Saga em Porto Velho, Heitor Alves, mandou mensagem para a coluna esclarecendo sobre o tópico divulgado ontem. Eis o texto na íntegra:
O objetivo do Grupo Saga é gerar a melhor experiência possível para o nosso cliente em toda a sua jornada de compra, desde a aquisição ao pós-vendas.
Devido ao pico de atendimentos digitais e por telefonia nestes dias de LOCKDOWN, impactando filas e tempos de atendimento, estamos aumentando o tamanho do time de CRM e centralizando o número 3219-7000 como principal telefone de contato para todos os nossos clientes.
 
SAGA VEÍCULOS 2
 
Falando em Saga, a empresa prepara um grande investimento para a região mais central da cidade. Heitor não adianta muitos detalhes, mas explica que a iniciativa visa melhorar geograficamente a estrutura da empresa e trazer mais comodidade aos clientes.
 
PERIGO
 
O presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, afirmou que o colapso da saúde pública em Rondônia consegue ser mais preocupante do que a falta de oxigênio no estado do Amazonas. A declaração foi dada em entrevista à CNN Rádio.
 
PROFISSIONAIS
 
O argumento está relacionado ao problema da falta de profissionais de saúde. Jonas diz que no caso do oxigênio pode haver aumento de produção, mas encontrar médicos é mais complicado.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS