BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Sistema S mantém calendário e já começa atividades semana que vem

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

21 de Janeiro de 2021 às 08:27

Atualizada em : 21 de Janeiro de 2021 às 10:49

Foto: Divulgação

RETORNO 
 
Com a proximidade do início do ano letivo de 2021, as escolas do Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Rondônia, estão prontas para receber seus alunos, respeitando a legislação em decorrência da pandemia. O início deste ano letivo está programado para o próximo dia 27, com aulas realizadas na forma remota.
 
MAIORIA
 
De acordo com o coordenador estadual de Educação do SESI, SENAI e IEL, Jair Coelho, este formato de aula foi definido após uma pesquisa realizada entre os pais de alunos, em que mais de 65% ainda preferem que os filhos permaneçam com aulas on-line.
 
PODE MUDAR
 
No entanto, caso sejam autorizadas aulas presenciais, as unidades do SESI-SENAI em Rondônia estão preparadas para receber seus alunos. Conforme a gerente do SESI-SENAI Lagoa, de Porto Velho, Fabiana Amaral, a escola está adequada segundo os protocolos de saúde, tais como dispenser com álcool em gel em todos os blocos, aferição de temperatura, salas de aula com distanciamento exigido com marcação no chão.
 
AÇÃO E REAÇÃO
 
Empresário que foi esnobado pelo governo tem se virado nos trinta para atender demanda do estado. O dito cujo está usando toda sua estrutura operacional para que a Sesau possa realizar rapidamente a distribuição das vacinas.
 
AVISO DADO
 
A porta-vóz do novo presidente americano Joe Biden, Jen Psaki, disse em seu primeiro encontro com a imprensa que não há data para o governo americano conversar com o Brasil.
 
AGENDA
 
É bem provável que demore para aparecer uma vaga na agenda de Biden. Afinal, Bolsonaro foi um dos últimos líderes mundiais de grandes nações que reconheceu a vitória do Democrata.
 
MOSCA
 
O serviço secreto escalou um asiático como “mosca” (o agente que fica colado ao presidente nos EUA). Tem pinta de chinês. Mais um gesto estudado de Joe Biden, este para agradar a China.
 
SOB GUARDA
 
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia está escoltando caminhões que transportam oxigênio para os hospitais no estado do Amazonas, em especial a capital Manaus.
 
PRIMEIRA FASE
 
Aproximadamente 100 mil metros cúbicos do gás de uso hospitalar estão seguindo pela BR 319 em uma viagem de 888 quilômetros que deve durar aproximadamente 36 horas.
 
LENTIDÃO
 
Em decorrência do inverno amazônico (período de chuvas intensas), a trafegabilidade pela estrada é bastante exigente o que torna a viagem lenta e cansativa.
 
NECESSIDADE
 
De acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, a cidade de Manaus precisa, atualmente, de aproximadamente 75 mil metros cúbicos de oxigênio por dia.
 
MAIS CAMINHÕES
 
Outras 3 carretas serão escoltadas ainda essa semana, o que deve possibilitar oxigênio suficiente para suprir a demanda total da capital amazonense por 3 dias.
 
INCENTIVO
 
Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria de Assistência Social e da Família, recebeu nesta quarta-feira (20) um cheque no valor de R$ 60 mil, do Banco da Amazônia, para o Fundo Municipal do Direito da Criança e do Adolescente de Porto Velho/RO.
 
PARA O PREFEITO
 
O cheque foi entregue pelo superintendente do Banco, Diego Brito Campos, juntamente com o coordenador de suporte José Jandilson Bezerra Filgueira, ao prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves.
 
ORIGEM
 
Segundo os gestores do Banco da Amazônia, o valor é referente a doações feitas através de colaboradores do banco no ano de 2020 afim de apoiar entidades cadastradas junto à Semasf que possuam projetos que auxiliem no desenvolvimento sócio cultural da criança e adolescentes.
 
PUNIÇÃO PARA FURA FILA
 
Presidente do TCE do Amazonas, Mário Mello exigiu a lista de vacinados para apurar se afilhados do governador e do prefeito de Manaus estariam furando a fila da vacinação. Se isso aconteceu mesmo, não sairá barato.
 
SEM PREVISÕES
 
Engraçado que mesmo com todo o Planeta vivendo uma situação inesperada desde o ano passado, nenhum vidente apareceu para dizer o que os pobres mortais podem esperar sobre a saúde ou mesmo a eficiência das vacinas.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS