ESPAÇO ABERTO: Colapso no Amazonas serve de alerta para autoridades de Rondônia

Confira a coluna de Cícero Moura

ESPAÇO ABERTO: Colapso no Amazonas serve de alerta para autoridades de Rondônia

Foto: Divulgação

PERIGO REAL E IMEDIATO
 
O colapso total na Saúde Pública de Manaus por conta da pandemia é um aviso que precisa ser levado muito a sério pelas autoridades de Rondônia. A situação é tão grave que pacientes estão sendo levados em aviões fretados para outros estados.
 
MAIS DE MIL
 
O Governo Amazonense pediu socorro a vários estados porque não tem estrutura física nem logística para atender uma demanda que cresce assustadoramente. Conforme escrevia a coluna, muitas informações chegavam a todo o instante.
 
LOTAÇÃO
 
Uma das mensagens informava que o Estado do Amazonas estaria programando pelo menos 12 viagens em três dias para transferir cerca de mil pacientes. Ontem mesmo, no início da noite, dois aviões da Gol já teriam  decolado da Ponta Pelada. 
 
LOTAÇÃO
 
Cada avião teria transportado 80 pacientes contaminados com coronavírus, acompanhados de 11 médicos e 16 enfermeiros.
 
DRÁSTICO
 
Diante da gravidade da situação o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou toque de recolher em Manaus.
 
NINGUÉM SAI
 
Estão proibidos o comércio e a circulação de pessoas das 19h até às 6h. A exceção será para atividades essenciais das áreas de saúde, segurança e para a imprensa.
 
REMÉDIOS
 
O funcionamento de farmácias será limitado a modalidade delivery. Não foi informado o período de validade do novo decreto.
 
ABASTECIMENTO
 
A empresa de gás White Martins informou ter oxigênio em suas operações na Venezuela e estaria atuando para viabilizar a importação do produto para Manaus.
 
ALÉM DO LIMITE
 
A empresa anunciouque o consumo de oxigênio cresceu cinco vezes em 15 dias na cidade de Manaus, e superou o estoque disponível no estado.
 
HOSPITAIS  
 
Somente o consumo atual de cinco hospitais de Manaus é maior do que a capacidade de produção total da planta local da White Martins, atualmente de 28 mil metros cúbicos por dia.
 
À DISPOSIÇÃO
 
Em nota, a White Martins disse que já colocou à disposição das autoridades o envio de 32 tanques criogênicos móveis que estariam em São Paulo e aguardando nova mobilização para serem transportados para Manaus.
 
CAPITAL
 
O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), anunciou ontem o cancelamento de todos os blocos carnavalesco na capital rondoniense. A decisão foi motivada pelo aumento no número de infectados na cidade.
 
CORRETÍSSIMO 
 
Hildon Chaves demonstra grande sensatez ao anunciar a decisão sobre o cancelamento do carnaval. O momento é de todo mundo ficar em casa. Não há bem maior que à saúde.
 
BANDA 
 
No dia 28 de dezembro do ano passado, a presidente da Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), Ciça Andrade, já havia anunciado o cancelamento do bloco, também em razão da pandemia. 
 
INTERIOR
 
As prefeituras de Cacoal, Rolim de Moura e Cerejeiras, anunciaram o cancelamento da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O primeiro dia de provas estava marcado para este domingo (17).
 
CORONAVÍRUS
 
Segundo as prefeituras, a decisão foi tomada devido o aumento no número de casos de covid-19. A prefeitura de Cerejeiras justificou ainda não ter salas suficientes para a aplicação das provas.
 
SEM AÇÃO
 
A Secretaria Estadual de Saúde não respondeu o questionamento da coluna sobre qual plano de ação será executado em caso de acontecer em Rondônia uma situação parecida com o que ocorre em Manaus.
 
BRASIL-BOLÍVIA
 
Fiero participa hoje de live  para discutir o fortalecimento comercial através do desenvolvimento integrado da fronteira Brasil-Bolívia, bem como identificar os gargalos que impedem este avanço e propor soluções para aquecer a atividade comercial na fronteira.
 
NOITE
 
O evento começa a partir das 19h (horário de Rondônia), através do canal do Youtube do Sebrae. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Marcelo Thomé participará da discussão juntamente com o diretor-superintendente do SEBRAE-RO, Daniel Pereira.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS