ESPAÇO ABERTO: Hildon Chaves faz o correto ao anunciar compra de vacina contra Covid

Confira a coluna de Cícero Moura

ESPAÇO ABERTO: Hildon Chaves faz o correto ao anunciar compra de vacina contra Covid

Foto: Divulgação

REFLEXÃO
 
Até mesmo quem não votou em Hildon Chaves para reeleição, tanto no primeiro como segundo turno, pode estar nesse momento avaliando como positiva uma iniciativa dele antes mesmo de começar o segundo mandato.
 
CORONAVAC
 
Diante da segunda onda assombrosa de coronavírus, que já é realidade na capital, o Prefeito anunciou que a prefeitura já está providenciando a compra de 60 a 80 mil doses da vacina Coronavac.
 
 
PREVISÃO
 
O prefeito disse que a prioridade inicial será o grupo de risco. A previsão para começar a vacina, de acordo com Hildon, deverá ser fevereiro.
 
POSTE
 
Hildon Chaves recebeu inúmeras congratulações nas redes sociais por estar simplesmente fazendo o que é óbvio. Investindo o dinheiro da população na saúde da própria população. Já o poste permanece no lugar onde foi fincado. 
 
REFERÊNCIA
 
SENAI é destaque em qualificação profissional e inclusão social. Uma estudante do Acre e dois de Rondônia estão entre os 50 jovens beneficiados pelo Programa Geração Energia, que nasceu há um ano, através da parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Grupo Energisa e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
 
BENEFICIADOS
 
A iniciativa atende jovens de 16 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social de Rondônia e Acre, que estão recebendo qualificação profissional e acesso ao Educação Livre (EduLivre). O pioneirismo da iniciativa conta com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
 
NA PRÁTICA 
 
O Geração Energia é a convergência dos projetos Escola de Energia – em que Energisa e SENAI são parceiros para formar profissionais para o setor elétrico, que já funciona em outros estados onde a empresa atua – e o Educação Livre, da UNESCO, que concede a jovens em situação de vulnerabilidade social qualificação profissional seguida de inserção no mercado de trabalho.
 
EM ANDAMENTO 
 
Iniciado em setembro deste ano, o curso de Assistente Administrativo tem carga horária de 160 horas e conta com duas turmas de PCDs (Pessoas com Deficiência). Participam 50 alunos - sendo uma em Rondônia e outra no Acre -, selecionados entre pessoas de baixa renda, com deficiência física. 
 
CONTRATAÇÃO GARANTIDA
 
A parceria prevê que a Energisa contrate esses novos profissionais, principalmente aqueles que se destacarem ao final do curso, que pela primeira vez o SENAI disponibiliza na modalidade EAD (Ensino a Distância) com o acompanhamento da Energisa e uma central de tutoria e monitoria do CTA SENAI de Goiás. 
 
VAGAS
 
O SENAI ressalta ainda que a parceria também é uma oportunidade de conciliar desenvolvimento econômico e social, já que há uma demanda por profissionais qualificados para trabalhar no setor elétrico em Rondônia e no Acre. 
 
CONQUISTA
 
Deputado Jair Montes, relator da CPI da Energisa, está comemorando redução da tarifa de energia para Rondônia. O deputado afirma que é uma conquista da CPI que não abre mão dos direitos para os consumidores do Estado.
 
APROVADO
 
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (8/12), o resultado da Revisão Tarifária Extraordinária Contratual da Energisa Rondônia - Distribuidora de Energia S.A. – ERO, a vigorar a partir de 13 de dezembro de 2020. Com a decisão, as tarifas de energia elétrica dos consumidores atendidos pela distribuidora terão redução média de -11,29%.
 
JUSTIFICATIVA
 
A empresa atende cerca de 660 mil unidades consumidoras no estado de Rondônia. Os índices negativos resultam da redução dos custos com pagamento de encargos setoriais e da diminuição dos gastos com compra de energia.
 
MUDANÇA
 
As reduções ocorreram em razão das alterações promovidas pela Medida Provisória nº 998 de 2020, conhecida como MP do Consumidor. Já o empréstimo da Conta-covid proporcionou amortecimento de -1,59% na presente proposta.
 
PÚBLICO
 
O pedido de Revisão Tarifária Extraordinária da Energisa Rondônia foi discutido em consulta pública no período de 16 de setembro a 03 de novembro 2020 e contou ainda com uma audiência pública virtual, realizada no dia 8 de outubro. Saiba mais em www.aneel.gov.br/audiencias-publicas
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS