ESPAÇO ABERTO: Governo de RO não renova contrato com empresa e lixo acumula nos hospitais

Confira a coluna de Cícero Moura

ESPAÇO ABERTO: Governo de RO não renova contrato com empresa e lixo acumula nos hospitais

Foto: Divulgação

SEM CONTRATO
 
A empresa que faz a coleta de lixo biológico nas unidades de saúde pertencentes ao Estado começou  a retirar, hoje cedo, lixeiras e materiais como sacos branco leitoso e caixas perfuro cortantes usados no manuseio do lixo.
 
PROTEÇÃO
 
Os sacos brancos leitoso, por exemplo, servem para armazenar lixo infectante como: gases, papel, material de soro, entre outros. São materiais que infectam, mas não provocam corte em quem manuseia.
 
PROTEÇÃO 2
 
A caixa perfuro cortante serve para armazenar tudo aquilo que pode provocar corte em quem lida com o material. Tipo seringas, agulhas, bisturis entre outros.
 
HOSPITAIS
 
Os hospitais João Paulo II e de Base são os mais afetados com a medida. As duas unidades produzem uma enorme quantidade de lixo diariamente.
 
REGISTRO
 
Leitores da coluna enviaram fotos de caixas de papelão que foram improvisadas no Hospital de Base para receber lixo infectante e perfuro cortante.
 
 
AVISO
 
Os gestores dos hospitais e de outras unidades de saúde teriam sido avisados pela empresa terceirada que faz a coleta que o contrato havia acabado e que não há interesse em renovar.
 
DÍVIDA
 
O argumento usado para desistência do trabalho é de que haveria uma dívida da SESAU com a empresa e que a Secretaria não teria dado prazo para pagamento.
 
OUTRO LADO
 
Eis a nota enviada pela SESAU:
 
A Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) propôs à empresa prestadora do serviço de coleta do lixo biológico dos hospitais estaduais a renovação do contrato já existente até 31 de dezembro de 2020, pelo fato da Sesau já estar com um processo emergencial em andamento (Nº 0036456949/2020-13). Porém a empresa não aceitou, exigindo que fosse feita a contratação por seis (06) meses, o que não seria viável para a Secretaria. 
 
A Secretaria de Saúde está adotando todas as medidas cabíveis para a contratação mais rápida possível das outras empresas participantes do certame.
 
EMPRESA
 
Na semana passada, o Rondoniaovivo conversou com a empresa que faz a coleta de lixo e foi informado que o contrato pelos serviços de limpeza e destinação de resíduos hospitalares, feito há seis meses, terminaria ontem.
 
ALERTA
 
A empresa afirma que já vinha há duas semanas avisando o Governo que iria acabar o contrato e o serviço não poderia ser prestado sem o documento. O Governo, de acordo com a empresa, queria renovar só por 30 dias para elaborar um novo contrato emergencial.
 
CUSTO
 
A empresa alega ainda que não tem como fazer uma renovação por apenas 30 dias já que isso implicaria em despesas operacionais e trabalhistas. 
 
DUAS TONELADAS
 
Segundo a empresa, são atendidas em todo Estado onze unidades hospitalares, sendo sete em Porto Velho, que além da coleta e destinação do lixo hospitalar contam também com o trabalho de pessoal especializado durante 24 horas, fazendo a limpeza das UTI’s e centros cirúrgicos e fornecimento de uma série de materiais.
 
CRISTIANE LOPES
 
A candidata do PP participou de entrevista no Rondoniaovivo acompanhada do candidato a vice-prefeito, Pedro Mancebo. Cristiane falou sobre o segundo turno das eleições e já antecipou que tem uma equipe técnica preparada para governar caso venha a ser eleita.
 
RELIGIÃO
 
A candidata, que é evangélica, confirmou que pode chamar alguns pastores para compor seu governo. Cristiane disse que existem pastores qualificados que poderiam somar em uma eventual administração dela.
 
EDUCAÇÃO
 
Cristiane repetiu um número que é contestado pelo município. Voltou a afirmar que 18 mil crianças estão fora da creche e da pré-escola em Porto Velho por falta de estrutura. Disse que vai ampliar e construir escolas para possibilitar oferta de mais vagas.
 
COMINIDADE LGBT
 
A candidata citou a bíblia, afirmando que pretende governar com o que já está estabelecido em Lei para a comunidade LGBT. No entanto, ressaltou que não pretende ferir regras das doutrinas.
 
CASAMENTO GAY
 
O argumento foi usado para justificar regras e conceitos pré-estabelecidos por algumas religiões. No caso dos evangélicos, Cristiane respondeu, ao ser questionada sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, que isso não é permitido por sua religião.
 
DISCRIMINAÇÃO
 
Cristiane disse ainda que não é uma questão de preconceito, mas sim de respeito aceitar as regras das congregações, como no caso da não aceitação de casamento homoafetivo dentro de sua congregação.
 
LOCKDOWN
 
O prefeito Hildon Chaves garantiu que não vai decretar  lockdown em Porto Velho caso venha a ser reeleito. A afirmação foi feita após a candidata Cristiane Lopes ter lhe questionado sobre esse assunto durante debate na Sic TV.
 
GOVERNO
 
O candidato afirma que devido a diversos desencontros ocorridos anteriormente, ficou decidido que essa é uma decisão que cabe ao governador. A afirmação foi feita em um programa de rádio ontem pela manhã.
 
PERIGO
 
O tombamento de um dos Caminhões responsáveis pela coleta de lixo na capital vem ao encontro de uma coluna antiga que fiz. Escrevi na época que era um absurdo ver a velocidade de alguns veículos pela cidade.
 
ACIDENTE
 
Ontem à tarde, um caminhão da coleta de lixo tombou com três trabalhadores. Dois,  ficaram levemente feridos. 
 
PERÍCIA
 
A perícia é que vai apontar se houve falha mecânica ou imperícia do motorista. O acidente aconteceu quando o motorista realizava uma conversão da Avenida Guaporé para a Rua Xereu.
 
VIGILANTES
 
O deputado Jair Montes está comemorando a informação recebida da Secretaria Estadual de Educação de que o Estado vai contratar mais vigilantes para escolas estaduais.
 
ATENDIMENTO
 
O parlamentar informou que ano passado o Governador atendeu um pedido seu e fez um contrato emergencial para a contratação de vigilantes em 16 escolas do Estado. Agora, o contrato está sendo renovado com a abertura de mais 8 postos de trabalho.
 
RECONHECIMENTO
 
Jair Montes disse que sempre trabalhou pela valorização da categoria dos vigilantes ressaltando a importância deles para a preservação do patrimônio público. O deputado enfatiza que a ação do Governo, além de garantir mais segurança às escolas, serve como reconhecimento ao trabalho dos profissionais.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS