BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Governo de RO não renova contrato com empresa e lixo acumula nos hospitais

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

24 de Novembro de 2020 às 11:27

Atualizada em : 24 de Novembro de 2020 às 15:20

Foto: Divulgação

SEM CONTRATO
 
A empresa que faz a coleta de lixo biológico nas unidades de saúde pertencentes ao Estado começou  a retirar, hoje cedo, lixeiras e materiais como sacos branco leitoso e caixas perfuro cortantes usados no manuseio do lixo.
 
PROTEÇÃO
 
Os sacos brancos leitoso, por exemplo, servem para armazenar lixo infectante como: gases, papel, material de soro, entre outros. São materiais que infectam, mas não provocam corte em quem manuseia.
 
PROTEÇÃO 2
 
A caixa perfuro cortante serve para armazenar tudo aquilo que pode provocar corte em quem lida com o material. Tipo seringas, agulhas, bisturis entre outros.
 
HOSPITAIS
 
Os hospitais João Paulo II e de Base são os mais afetados com a medida. As duas unidades produzem uma enorme quantidade de lixo diariamente.
 
REGISTRO
 
Leitores da coluna enviaram fotos de caixas de papelão que foram improvisadas no Hospital de Base para receber lixo infectante e perfuro cortante.
 
 
AVISO
 
Os gestores dos hospitais e de outras unidades de saúde teriam sido avisados pela empresa terceirada que faz a coleta que o contrato havia acabado e que não há interesse em renovar.
 
DÍVIDA
 
O argumento usado para desistência do trabalho é de que haveria uma dívida da SESAU com a empresa e que a Secretaria não teria dado prazo para pagamento.
 
OUTRO LADO
 
Eis a nota enviada pela SESAU:
 
A Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) propôs à empresa prestadora do serviço de coleta do lixo biológico dos hospitais estaduais a renovação do contrato já existente até 31 de dezembro de 2020, pelo fato da Sesau já estar com um processo emergencial em andamento (Nº 0036456949/2020-13). Porém a empresa não aceitou, exigindo que fosse feita a contratação por seis (06) meses, o que não seria viável para a Secretaria. 
 
A Secretaria de Saúde está adotando todas as medidas cabíveis para a contratação mais rápida possível das outras empresas participantes do certame.
 
EMPRESA
 
Na semana passada, o Rondoniaovivo conversou com a empresa que faz a coleta de lixo e foi informado que o contrato pelos serviços de limpeza e destinação de resíduos hospitalares, feito há seis meses, terminaria ontem.
 
ALERTA
 
A empresa afirma que já vinha há duas semanas avisando o Governo que iria acabar o contrato e o serviço não poderia ser prestado sem o documento. O Governo, de acordo com a empresa, queria renovar só por 30 dias para elaborar um novo contrato emergencial.
 
CUSTO
 
A empresa alega ainda que não tem como fazer uma renovação por apenas 30 dias já que isso implicaria em despesas operacionais e trabalhistas. 
 
DUAS TONELADAS
 
Segundo a empresa, são atendidas em todo Estado onze unidades hospitalares, sendo sete em Porto Velho, que além da coleta e destinação do lixo hospitalar contam também com o trabalho de pessoal especializado durante 24 horas, fazendo a limpeza das UTI’s e centros cirúrgicos e fornecimento de uma série de materiais.
 
CRISTIANE LOPES
 
A candidata do PP participou de entrevista no Rondoniaovivo acompanhada do candidato a vice-prefeito, Pedro Mancebo. Cristiane falou sobre o segundo turno das eleições e já antecipou que tem uma equipe técnica preparada para governar caso venha a ser eleita.
 
RELIGIÃO
 
A candidata, que é evangélica, confirmou que pode chamar alguns pastores para compor seu governo. Cristiane disse que existem pastores qualificados que poderiam somar em uma eventual administração dela.
 
EDUCAÇÃO
 
Cristiane repetiu um número que é contestado pelo município. Voltou a afirmar que 18 mil crianças estão fora da creche e da pré-escola em Porto Velho por falta de estrutura. Disse que vai ampliar e construir escolas para possibilitar oferta de mais vagas.
 
COMINIDADE LGBT
 
A candidata citou a bíblia, afirmando que pretende governar com o que já está estabelecido em Lei para a comunidade LGBT. No entanto, ressaltou que não pretende ferir regras das doutrinas.
 
CASAMENTO GAY
 
O argumento foi usado para justificar regras e conceitos pré-estabelecidos por algumas religiões. No caso dos evangélicos, Cristiane respondeu, ao ser questionada sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, que isso não é permitido por sua religião.
 
DISCRIMINAÇÃO
 
Cristiane disse ainda que não é uma questão de preconceito, mas sim de respeito aceitar as regras das congregações, como no caso da não aceitação de casamento homoafetivo dentro de sua congregação.
 
LOCKDOWN
 
O prefeito Hildon Chaves garantiu que não vai decretar  lockdown em Porto Velho caso venha a ser reeleito. A afirmação foi feita após a candidata Cristiane Lopes ter lhe questionado sobre esse assunto durante debate na Sic TV.
 
GOVERNO
 
O candidato afirma que devido a diversos desencontros ocorridos anteriormente, ficou decidido que essa é uma decisão que cabe ao governador. A afirmação foi feita em um programa de rádio ontem pela manhã.
 
PERIGO
 
O tombamento de um dos Caminhões responsáveis pela coleta de lixo na capital vem ao encontro de uma coluna antiga que fiz. Escrevi na época que era um absurdo ver a velocidade de alguns veículos pela cidade.
 
ACIDENTE
 
Ontem à tarde, um caminhão da coleta de lixo tombou com três trabalhadores. Dois,  ficaram levemente feridos. 
 
PERÍCIA
 
A perícia é que vai apontar se houve falha mecânica ou imperícia do motorista. O acidente aconteceu quando o motorista realizava uma conversão da Avenida Guaporé para a Rua Xereu.
 
VIGILANTES
 
O deputado Jair Montes está comemorando a informação recebida da Secretaria Estadual de Educação de que o Estado vai contratar mais vigilantes para escolas estaduais.
 
ATENDIMENTO
 
O parlamentar informou que ano passado o Governador atendeu um pedido seu e fez um contrato emergencial para a contratação de vigilantes em 16 escolas do Estado. Agora, o contrato está sendo renovado com a abertura de mais 8 postos de trabalho.
 
RECONHECIMENTO
 
Jair Montes disse que sempre trabalhou pela valorização da categoria dos vigilantes ressaltando a importância deles para a preservação do patrimônio público. O deputado enfatiza que a ação do Governo, além de garantir mais segurança às escolas, serve como reconhecimento ao trabalho dos profissionais.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS