BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Investimento milionário na campanha para vereador merece reflexão

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

20 de Novembro de 2020 às 09:32

Atualizada em : 20 de Novembro de 2020 às 16:21

Foto: Divulgação

CUSTO BENEFÍCIO 
 
O salário líquido de um vereador em Porto Velho é de R$ 9.800,00 por mês. Isso representa 470 mil reais em 04 anos. Recebi números de vereadores eleitos que teriam gasto mais de meio milhão na campanha.
 
AMOR
 
Me disseram que a justificativa para um investimento dessa natureza seria pelo prestígio. Tá bom. Prestígio enche barriga e paga as contas no fim do mês.
 
DESCONHECIDO
 
Também me mandaram informações de um candidato eleito vereador que não conhece 5 bairros na cidade. Teria chegado em Porto Velho há 06 meses. Vou
atrás de mais informações para descobrir a razão do fenômeno.
 
APOIOS
 
Também chegam informações, prints, mensagens e notas de vereadores novatos financiados por sujeitos populares na cidade. E a popularidade de tais indivíduos não é pela prática de boas ações. Iremos apurar.
 
INTERESSE
 
Também já pipocam informações de novatos preocupados com a presidência da câmara. Já teria havido até discussão acalorada sobre o tema. Três grupos estariam brigando pela Mesa. 
 
INTERESSE 2
 
O mais curioso nisso seria o interesse já demonstrado de alguns novatos sobre valores de contratos já em andamento. Fiquei com a pulga atrás da orelha e também bastante insólito com tais interesses. Iremos apurar e fiscalizar.
 
NOVIDADE
 
O advogado e especialistas em Direito Previdenciário, Welison Nunes, disputou a prefeitura em Nova Mamoré e ficou na segunda posição. Não ganhou o pleito, mas pretende dar continuidade ao projeto político.
 
COMPOSIÇÃO
 
Welison já está sendo cogitado por lideranças de siglas partidárias na capital para disputar algum cargo eletivo em 2022. Os 3.389 votos em Nova Mamoré lhe credenciam junto aos eleitores da Pérola do Mamoré e do Berço do Madeira como um nome de renovação.
 
NA CAPITAL
 
A votação expressiva de um dos candidatos a prefeito de Porto Velho também já é motivo de discussões futuras. O candidato poderá também ser um excelente nome para disputar a ALE, em 2022. Inclusive sendo apoiado por um forte candidato ao Governo.
 
MELHOR APRENDER
 
Desenvolver, despertar, ampliar a capacidade empreendedora e criativa são alguns benefícios da adoção do Programa de Educação Tecnológica Curricular Lego nas unidades da Rede SESI de Educação.
 
NO INÍCIO DA EDUCAÇÃO
 
Em Rondônia, o Lego também é usado como ferramenta de aprendizagem para os alunos desde às séries iniciais nos colégios SESI, cujas matrículas estão abertas até 27 de janeiro de 2021.
 
DINÂMICA
 
O material alia a facilidade de montagem de um brinquedo com novas tecnologias que são de interesse desses jovens. Muitas vezes parte do interesse de cada aluno em desenvolver um sistema que simula algo que ele viu na rua, em um filme ou uma ideia que ele teve.
 
PRÁTICA
 
Nas aulas, em um primeiro momento, eles recebem as instruções de montagem e por meio de perguntas, desafios ou de material guia, criam a programação e colocam o robô para funcionar.
 
CRIATIVIDADE
 
Depois disso vem os desafios, que podem ser desde adaptar um projeto já montado ou desenvolver um novo. Nesse momento os alunos por meio do trabalho em equipe, pesquisas ou orientação do professor, aprimoram suas habilidades e criam coisas que até mesmo a gente não espera.
 
CONHECIMENTO
 
Segundo o professor Allan Robson Oliveira dos Santos, do SESI Rondônia, é muito raro um aluno não conhecer os brinquedos da Lego, ao chegarem ao Laboratório de Robótica e se depararem com um material que é praticamente aquele mesmo brinquedo, que ele conhece, mas agora pode colocar para se movimentar, para acionar dispositivos ou para coletar dados.
 
PRATICIDADE
 
Santos acrescenta que a Lego foi muito eficiente em desenvolver um material que é tão fácil de utilizar, mas com muitas possibilidades. “O SESI quando traz isso para os alunos de uma forma integrada no currículo, oferece a eles maiores possibilidades de desenvolvimento”, garante o professor.
 
DUAS MIL
 
A Rede SESI de Educação está ofertando vagas para os colégios SESI de Cacoal (360 vagas); Pimenta Bueno (300 vagas); Porto Velho (800 vagas) e Vilhena (480 vagas). São vagas disponíveis para Ensino Fundamental anos iniciais, anos finais e Ensino Médio.
 
PONTUAL
 
Novo Ensino Médio com oferta para 2021, exclusivamente para os colégios do SESI Cacoal, Porto Velho e Vilhena. Mais informações pelo número “0800-647-3551” e acessando o Portal Sesi.
 
AUMENTAR PRODUÇÃO
 
O deputado Cirone Deiró (PODEMOS), disse que vai cobrar do governo a elaboração do projeto de zoneamento para esse ano ainda. O projeto, conforme Cirone. é essencial para o desenvolvimento do Estado, uma vez que irá permitir o aumento da produção agrícola em quase três vezes o volume atual.
 
ESTUDO
 
Cirone lembrou que participou Comissão Especial para discutir o projeto, juntamente com outros parlamentares da Casa, e informou que os estudos para a sua formulação já estão sendo feitos.
 
ATÉ DEZEMBRO
 
O deputado destacou a importância do encaminhamento do projeto de extinção da reserva Jaci Paraná à Comissão de Meio Ambiente, assim como os projetos de criação de novas reservas que devem ser analisados pelos parlamentares para garantir que o zoneamento possa ser aprovado ainda este ano.
 
PLANEJAMENTO
 
Cirone também enfatiza que pediu também ao Governo do Estado para que elabore o planejamento para 2021. Segundo o deputado, este processo é imprescindível para garantir os investimentos em estradas, saúde e infraestrutura do Estado.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS