BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Lentidão da Justiça Eleitoral atrapalha brilho do pleito

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

16 de Novembro de 2020 às 09:32

Foto: Divulgação

GOL CONTRA
 
Logo após o fim da votação, todas as atenções se voltam para o início da apuração. Ontem, o que era para ser motivo de expectativa para se conhecer os eleitos virou uma longa espera deixando dúvidas quanto aos procedimentos adotados pela Justiça Eleitoral para essa eleição.
 
GENERALIZADA
 
Ecoaram pelo Brasil reclamações, pertinentes, em relação ao travamento do sistema de apuração do TRE. Em Porto Velho, Já havia passado mais de hora e nada de sair divulgação dos votos. Uma agonia para candidatos e eleitores que costumam acompanhar voto a voto e até comemorar a cada atualização.
 
EXPLICAÇÃO 
 
A justificativa preliminar apresentada pelo TRE da capital é de que houve mudança de procedimento na divulgação dos votos. Com isso, caberia ao TSE fazer a divulgação dos dados e não mais o TRE local.
 
TRAVAMENTO
 
Já o TSE informou que houve falha no núcleo de um supercomputador encarregado de fazer o todo o processamento dos votos. Difícil entender porque mudar um sistema que vinha dando certo.
 
EM RONDÔNIA
 
A lentidão na apuração gerou centenas de manifestações de leitores do Rondoniaovivo em todo o estado. As pessoas queriam saber o que estava acontecendo já que não conseguiam acompanhar a apuração pelo site.
 
AO VIVO
 
Em um Plantão de Notícias sobre as eleições, a equipe do Rondoniaovivo divulgou que se encontrava na mesma situação dos internautas. Também não conseguíamos informações atualizadas para manter nossos eleitores bem informados.
 
PARCIAL
 
Nossa primeira informação oficial só foi possível às 19h20 quando chegou parcial dos números de Porto Velho. Hildon Chaves aparecia na frente, seguido de Cristiane Lopes e Vinicius Miguel.
 
TOTAL
 
A votação para prefeito só veio a ser divulgada quando já era quase 22h. Hildon Chaves foi para o segundo turno com 74 mil 728 votos, 34.01% do total apurado. Cristiane Lopes também chegou ao segundo turno com 31 mil 461 votos, 14,32%.
 
SURPRESA
 
Cristiane ter superado em votos o candidato Vinicius Miguel surpreendeu muita gente, já que a maioria das pesquisas colocavam Miguel em vantagem. Vinicius fez 29 mil 369 votos, 13.36% do total apurado. 
 
HILDON
 
Hildon Chaves fez uma campanha focado no que realmente dá voto. Obras. Inclusive no debate do Rondôniaovivo ele reforçou isso por mais de uma vez.
 
CRISTIANE
 
Cristiane Lopes fez uma campanha tímida. O resultado das urnas revelou a manutenção dos 20 mil e 350 votos que obteve na campanha para deputada federal e a conquista de outros 11 mil votos.
 
VINICIUS
 
Vinicius Miguel não conseguiu repetir a votação obtida na capital, quase 69 mil votos, na campanha para o governo em 2018. O entendimento lógico é que Vinicius foi um fenômeno em um momento onde não havia muita opção para o eleitor.
 
BRENO
 
Breno mendes foi uma surpresa ao obter 25 mil 270 votos. Ele praticamente só teve as redes sociais para fazer campanha. A votação de Breno fortalece o deputado estadual Jair Montes, que abraçou Mendes desde o início o colando como o candidato do Avante na disputa pela prefeitura.
 
RONALDO
 
Coronel Ronaldo Flores fez 16 mil 750 votos e também surpreendeu. Ronaldo fez campanha usando a credibilidade de ex-comandante da PM e tendo como
cabo eleitoral o ex-governador Daniel Pereira. Os dois saem fortalecidos do pleito.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS