BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Guerra nas redes sociais revela o clima na capital antes da eleição

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

04 de Novembro de 2020 às 09:12

Atualizada em : 04 de Novembro de 2020 às 15:04

Foto: Divulgação

BAIXARIA
 
O que vem acontecendo nas redes sociais retrata o jogo sujo pelo poder. Não há limites para acusações e memes satirizando os candidatos. Tudo isso já era previsível.
 
REGISTRO
 
Gravações, tanto oficiais como caseiras, revelam o que foi feito, não foi feito e o que ficou na promessa. Quem está como gestor, não podia ser diferente, tem sido o alvo preferido das piadas e ironias.
 
VIDEOS
 
As montagens de vídeos antigos com uso de trilha estão sendo compartilhadas em inúmeros grupos. Cabe ao TRE analisar até que ponto as publicações podem se enquadrar em Fake News, o que é proibido pela Justiça Eleitoral.
 
AMAZONIA+21
 
Reunir os diversos setores da sociedade com o objetivo de encontrar soluções concretas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. É com esse propósito que acontece a partir de hoje, 4, o Fórum Mundial Amazônia+21.
 
NA REDE
 
Serão três dias de discussões em evento que acontecerá totalmente virtual e transmitidos pelos canais – Facebook e YouTube da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
 
POTENCIAL
 
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, explica que a proposta do amplo diálogo fortalecerá a geração de novos negócios sustentáveis tornando assim a Amazônia uma fonte rica de investimentos. “Queremos que o Amazônia+21 se torne um debate permanente e contínuo”, afirmou.
 
DISCUSSÕES ANTERIORES
 
Para viabilizar as propostas, já aconteceram debates prévios em que foram discutidos e apresentados alguns fatores que devem ser levados em consideração para que este desenvolvimento regional se faça de forma responsável. No primeiro debate, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, defendeu um novo modelo de desenvolvimento, baseado em pesquisa e inovação e na bioeconomia.
 
CAUTELA
 
Outro ponto discutido nos debates prévios foi com relação à segurança jurídica para atração de novos investimentos. Na área de investimentos, essa questão foi bastante discutida e a regularização fundiária foi apontado como um dos grandes gargalos o que atrasa e inibe um incremento nos investimentos na região amazônica.
 
PROGRAMA
 
Para esses três dias estão programados assuntos ligados a agenda do meio ambiente e do desenvolvimento da Amazônia, a riqueza da bioeconomia, novas perspectivas para financiamentos de projetos para a região, entre outros.
 
TEMA E ACOMPANHAMENTO
 
Os debates sobre os desafios e as soluções para a Amazônia se darão a partir de quatro eixos temáticos: negócios sustentáveis, cultura, financiamento dos programas e ciência, tecnologia e inovação. Para participar, inscreva-se gratuitamente no site amazonia21.org. O evento conta com tradução simultânea em inglês e espanhol.
 
PODERÃO QUESTIONAR
 
Internautas poderão participar do debate com os candidatos a prefeito de Porto Velho. No próximo dia 12 de novembro, quinta-feira da semana que vem, acontece o debate promovido pelo Rondoniaovivo. Doze candidatos, dos 15 que estão na disputa, confirmaram presença e estarão discutindo suas propostas para administrar nssa capital nos próximos quatro anos.
 
INTERAÇÃO
 
Para manter as discussões em alto nível e fazer com que os sabatinados respondam exatamente o que a população deseja para a próxima gestão municipal, o Rondoniaovivo está abrindo uma espaço para que os candidatos respondam questionamentos feitos pelos internautas.
 
CANAL
 
Quem quiser enviar perguntas poderá fazer pelo e-mail redação@rondoniaovivo.com. Os temas são livres e cinco perguntas serão sorteadas pela produção do debate. Somente no dia do programa é que será apresentado aos candidatos quais são os questionamentos feitos pelos leitores.
 
12 CANDIDATOS
 
O Debate do Rondoniaovivo começa às 19h e estão confirmados os seguintes candidatos: Hildon Chaves, Vinícius Miguel, Ronaldo Flores, Williames Pimentel, Breno Mendes, Ramon Cujuí, Eyder Brasil, Cristiane Lopes, Leonel Bertolin, Samuel Costa, Lindomar Garçom e Pimenta de Rondônia.   
 
PARCEIROS
 
O Debate tem apoio das seguintes empresas: Uzzipay, Toca do Coelho, Super Graf, Rima, Sphera Engenharia, OAB Rondônia, SBS Empreendimentos, Ideia Comunicação Visual, Clínica Médica Andréia, CVC e Multibar. A Rádio Rondônia e a REMA TV estarão transmitindo o debate em cadeia com o Rondoniaovivo.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS