BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Candidatos dizem que debate do Rondoniaovivo será decisivo para o eleitor

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

28 de Outubro de 2020 às 08:58

Atualizada em : 28 de Outubro de 2020 às 14:16

Foto: Divulgação

PEGANDO FOGO
 
O debate que o Rondoniaovivo irá promover dia 12 de novembro já está repercutindo entre os candidatos, nas redes sociais e entre leitores do jornal. Será
praticamente a última avaliação do eleitor antes do dia do voto.
 
CONTRAPONTO
 
O debate é uma oportunidade que os candidatos tem para divulgar seus projetos e até mesmo questionar propostas apresentadas pelos concorrentes. Quem divulga um plano de governo consistente, costuma levar vantagem nas discussões.
 
PERFIL
 
Pelo que se tem visto no Horário Eleitoral e em redes sociais, já dá para se ter uma ideia do comportamento que alguns candidatos deverão ter no dia do debate. Um conselho aos nobres é focar em ações de governo viáveis já que hoje é muito fácil virar motivo de piada em redes sociais. 
 
COMO ACOMPANHAR
 
Além do site, o debate do Rondoniaovivo também será transmitido ao vivo pelo Facebook e Youtube, a partir das 19h no auditório do Colégio Sapiens. Haverá cobertura completa nas redes sociais.
 
O QUE DIZEM OS CANDIDATOS SOBRE O DEBATE?
 
EYDER BRASIL
 
”O debate é importante para o eleitor conhecer os candidatos e suas propostas, sobretudo nesse ano em que a porcentagem de indecisos está bem elevada”.
 
CRISTIANE LOPES
 
“Fundamental para que o eleitor conheça melhor os candidatos e analise as melhores propostas para a nossa amada Capital “.
 
RAMOM CUJUÍ
 
“Nesse cenário em que as TVs não realizarão debates, o site Rondoniaovivo presta relevante serviço ao povo de Porto Velho, promovendo a confrontação dos candidatos e suas propostas para apreciação do eleitor “.
 
SAMUEL COSTA
 
“Momento de festa da democracia, oportunidade que a população terá a possibilidade de saber quem, de fato, tem propostas viáveis para Porto Velho e decidir o futuro de nossa cidade “.
 
BRENO MENDES
 
“Importante para o fortalecimento da democracia e para os eleitores tomarem a sua decisão que normalmente os eleitores na capital decidem seu voto pelo debate “.
 
RONALDO FLORES
 
“Importante para que a população de Porto Velho possa conhecer as propostas e perfil dos candidatos”.
 
WILLIAMES PIMENTEL
 
“Uma opção de contribuir para os indecisos decidirem“.
 
NÃO SE PRONUNCIARAM
 
Os candidatos Vinícius Miguel, Garçon, Hildon Chaves, Leonel Bertolin e Pimenta de Rondônia não responderam os questionamentos da coluna.
 
PARCEIROS 
 
O Debate Rondoniaovivo conta com o apoio da UZZIPAY, Toca do Coelho, Super Graff, RIMA, Sphera Engenharia, OAB/RO, SBS Empreendimentos, Ideia Comunicação, Clínica Dra. Andréia  e CVC.
 
MUDANÇA DE HÁBITO
 
O poder não costuma fazer bem para quem não sabe administrá-lo. O Presidente da Fundação Cultural de Porto Velho, Ocampo Fernandes, me parece ter perdido a noção de cordialidade que havia antes de estar na condição em que se encontra no Serviço Público Municipal.
 
REPOSTA
 
Respondeu com ironia um questionamento meu sobre reclamações de pessoas ligadas ao meio cultural. Após a publicação da coluna de ontem, onde publiquei sua versão com um banner que ele me mandou, me escreveu pedindo para eu ver uma resposta em suas redes sociais. 
 
RESPOSTA 2
 
Prezado diretor; não me confunda com sua Grei. Meu canal de comunicação é o Rondoniaovivo onde questiono e também respondo questionamentos. Recebi reclamação de pessoas ligadas à cultura, descontentes com a Funcultural, e publiquei. Simples assim.
 
COMO DEVE SER
 
Sempre tentando fazer o jornalismo correto, como procedo com todos que necessito questionar quando divulgo algo na coluna, eu lhe procurei para ouvir sua versão. Não julgo respostas, apenas as publico.
 
PREFERÊNCIA
 
Uma ex-sogra vivia me dizendo que gostos, amores e cores não se discute. Sempre concordei com ela. O Senhor, presidente  Ocampo, me mandou reportagem publicada em outro veículo sobre assunto da sua pasta.
 
PREFERÊNCIA 2
 
Poderia ter me comunicado do assunto na segunda-feira,26, quando falamos por mensagem. Não me disse nada e preferiu divulgar em outro site. Não tenho nada a reclamar, é uma opção sua.
 
INTERESSE COLETIVO
 
Como é um tema que interessa a toda comunidade é claro que vou publicar, sem nenhum ranço ou desconforto por ter sabido do assunto por outro veículo. 
 
DEVOLUÇÃO
 
No dia de ontem, a Prefeitura de Porto Velho recebeu representantes da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau que estão organizando a devolução de peças ao complexo da ferrovia. São peças que foram resgatadas a partir de dezembro de 2014 e estão sob a guarda da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), disponibilizadas em local adequado e sob o monitoramento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
 
QUANTIDADE
 
São mais de 400 barras de trilhos, três plataformas de vagões, parte de uma cegonha, entre outros itens. Existe um planejamento da Funcultural para criar um espaço denominado “Parque das Locomotivas”. O projeto será elaborado pela equipe técnica da Fundação e depois apresentado ao Iphan.
 
INCENTIVO
 
O presidente da Comissão de Agricultura, deputado Cirone Deiró, entregou um secador de café aos cafeicultores da associação dos produtores rurais Vida Nova, localizada na linha 10, área rural do município de Cacoal. 
 
OUTRAS ASSOCIAÇÕES
 
Além dos cafeicultores da linha 10, também foram contemplados com recursos de emenda parlamentar do deputado Cirone, as associações da Comunidade Santo Antônio, Aristides Fonseca, Flor da Serra, Desportiva Juventude, Padre Ezequiel Ramim, Novo Horizonte.
 
BENEFÍCIO
 
Alonso José Barreto Silva, Presidente da Associação Vida Nova, disse que o secador vai assegurar mais qualidade e rendimento ao café comercializado pelos produtores. Segundo ele, esse processo de secagem dos grãos evita a exposição às intempéries, o que normalmente ocorre quando é secado de maneira convencional.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS