BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Porto Velho entre os grandes com 4º maior rebanho do país

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

16 de Outubro de 2020 às 08:30

Atualizada em : 16 de Outubro de 2020 às 10:53

Foto: Divulgação

PESQUISA
 
O IBGE divulgou ontem os resultados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) referente ao ano de 2019. A PPM concentra informações sobre os rebanhos em todos os municípios do país e permite entender como está a produção pecuária.
 
ESTAMOS EM 4º LUGAR
 
A Pesquisa mostra que Porto Velho tinha o quarto maior rebanho bovino do país em 2019, com 1,1 milhão de cabeças. Na frente de nossa capital estavam em São Félix do Xingu (PA), Corumbá (MS) e Vila Bela da Santíssima Trindade (MT).
 
NO BRASIL
 
A pesquisa também indicou que o rebanho bovino rondoniense é o sexto maior do país, com mais de 14,3 milhões de cabeças. Os campeões são Mato Grosso (31 milhões de cabeças), Goiás (22 milhões de cabeças), Minas Gerais (22 milhões de cabeças), Pará (20 milhões de cabeças) e Mato Grosso do Sul (19 milhões de cabeças).
 
LEITE
 
No ranking brasileiro, o estado ocupa a sétima posição, com uma produção de mais de um bilhão de litros em 2019. O maior produtor brasileiro é Minas Gerais, que produziu nove bilhões de litros de leite.
 
SUINOCULTURA
 
Em relação à produção de suínos, houve uma queda de 29% entre 2015 e 2019, atingindo 163 mil cabeças em todo o estado. Os maiores rebanhos estavam em Porto Velho (sete mil cabeças), Cacoal (seis mil cabeças), Machadinho d’Oeste (cinco mil cabeças), Corumbiara (cinco mil cabeças) e Vilhena (cinco mil cabeças).
 
SUSTENTABILIDADE
 
A vida nas cidades amazônicas e as oportunidades de negócios sustentáveis foram discutidos no painel dos debates prévios que antecedem o Fórum Mundial Amazônia+21, marcado para 4,5 e 6 de novembro. 
 
DOIS ITENS
 
O tema cidades foi desdobrado em dois diálogos. O primeiro abordando “Cidades e Desenvolvimento Sustentável”, e o segundo “Desenvolvimento Urbano Sustentável”. A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, apresentou projeto de sustentabilidade de energia através de investimentos em energia fotovoltaica. 
 
BONS RESULTADOS
 
O primeiro projeto já em funcionamento foi desenvolvido na comunidade indígena Darora, com aproximadamente 50 famílias. Como foi uma experiência de sucesso, foram construídas mais cinco usinas solares, que atendem diversos órgãos públicos, como a prefeitura, secretarias municipais, mercado municipal e pontos de ônibus climatizados.
 
REALIDADE
 
O candidato Williames Pimentel ( MDB) disse ontem que os fatos indicam que sua candidatura está no caminho certo e que ele pretende prosseguir sua caminhada com entusiasmo e determinação. 
 
JUSTIFICATIVA
 
A declaração do candidato a prefeito pelo MDB é para ressaltar que os resultados da pesquisa Ibope não refletem a realidade que ele estaria vendo nas ruas. Pimentel é enfático ao afirmar que pesquisas internas o colocam em segundo lugar e em empate técnico com o primeiro colocado.
 
SOLIDARIEDADE
 
Os acadêmicos do 6º período do Curso de Fisioterapia estão pedindo doações de lenços de cabeça para serem doados à mulheres que estão em tratamento contra o Câncer de Mama. Os telefones para doações e informações são 99338.3951 e 99935.2255.
 
HOSPITAL DO AMOR
 
O Hospital de Amor da Amazônia fará entrevista coletiva nesta sexta-feira,16, às 10h30. O presidente do hospital, Henrique Prata, falará sobre ação civil relacionada ao atendimento de pacientes com coronavírus. A coletiva será virtual pelo aplicativo Zoom:
 
 
ID da reunião: 847 0780 4456
Senha de acesso: 630144
 
EXEMPLO POSITIVO
 
Em todas as reuniões que participa o candidato Hildon Chaves reforça o trabalho feito pela prefeitura para melhorar a iluminação da capital. Segundo o candidato do PSDB, Porto Velho passou de 23 mil para quase 100 mil pontos de iluminação em sua gestão.
 
BREU
 
Isso é um fato que realmente merece destaque. A população pagava taxa de iluminação para ficar no escuro. Se quisesse trocar uma lâmpada tinha que comprar. Fiz mais de uma matéria sobre isso com várias pessoas com medo de ficar no escuro e aborrecidas com o descaso. 
 
CONTA EXATA
 
Não sei se realmente nossa cidade conta hoje com 100 mil pontos de luz, mas é inegável que houve uma melhora considerável na iluminação pública. Aliás, por mais de uma vez citei que o prefeito acertou ao colocar Thiago Tezzari na Emdur.   
 
PRESTATIVO
 
Tezzari nunca fugiu a um questionamento feito pelo Rondonaiovivo e sempre nos abasteceu com informações sobre o trabalho realizado, coisa que não ocorria com frequência nas demais secretarias municipais.
 
CRIMINALIDADE
 
De acordo com o cruzamento de dados do Ministério Público e da Emdur, os números mostram redução da criminalidade de forma significativa. Furtos tiveram uma redução de 69,24% em um comparativo de 2016 com as parciais de 2020. Nesse mesmo período, o índice de roubos caiu 72% e o de estupro 75,9%.
 
EM TEMPO
 
Falando em iluminação, muita gente ainda aposta que neste século será possível ver a aberração chamada de estacionamento no Espaço Alternativo ficar totalmente iluminada.
 
PIMENTA DE RONDÔNIA
 
Em suas visitas como candidato, Pimenta de Rondônia ( PSOL) tem prometido cuidar das pessoas e destacado que para isso acontecer é preciso ser parceiro dos empresários que os responsáveis para gerar emprego e renda a população .
 
EMPREENDEDORISMO
 
Pimenta também reforça que pretende atrair grandes investidores para Porto Velho, fazendo com isso que a cidade possa retomar a economia prejudicada, principalmente, pela pandemia do coronavírus.
 
EYDER BRASIL
 
Em visita a uma academia de Jiu-Jitsu na tarde de ontem, o candidato a prefeito Eyder Brasil prometeu atenção especial ao esporte. O candidato destacou que vai investir em escolinhas esportivas gratuitas, criar incentivo aos promotores de eventos culturais e fazer com que cultura, lazer e esporte caminhem juntos.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS