BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Pimentel promete subprefeituras para otimizar atendimento aos distritos

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

13 de Outubro de 2020 às 08:27

Atualizada em : 13 de Outubro de 2020 às 14:09

Foto: Divulgação

CONHECIMENTO
 
O candidato do MDB, Williames Pimentel, disse que está muito bem preparado para administrar a cidade. Pimentel falou que sua experiência no serviço público lhe credencia para tentar solucionar as principais necessidades da população.
 
SAÚDE
 
Na área onde tem bom conhecimento, Pimentel disse que é preciso estratégia e gerenciamento para que a população possa ver resultados. A reorganização dos postos de saúde e a conclusão dos inacabados seria o primeiro passo para um atendimento mais humano.
 
PANDEMIA
 
O candidato do MDB citou também que é preciso um grande mutirão de enfrentamento ao coronavírus que vai continuar matando pessoas até que efetivamente se descubra uma vacina contra o vírus.
 
HOSPITAL
 
Pimentel promete um novo hospital na capital com 100 leitos para dar suporte a estrutura que já existe. Enfatizou que 80% dos problemas de saúde podem ser atendidos no município, na atenção básica.
 
UPAs
 
Prometeu atendimento nas unidades de saúde com capacidade máxima. Seis médicos para atender a população, em cada posto, e desafogar as enormes filas.
 
SANEAMENTO BÁSICO
 
Usar recursos que já existem e estão disponíveis para começar imediatamente um amplo trabalho de drenagem e recuperação de esgotos. Pimentel falou que há um amplo projeto de ampliação e captação de tratamento de água que está parado com dinheiro em conta. Promete desburocratizar e reativar o contrato. 
 
MOBILIDADE URBANA
 
Disse que é preciso conversar com o empresário dono da nova empresa de transporte coletivo de Porto Velho, falar também com motoristas de taxi e aplicativos em geral para que haja um regramento do serviço, que na visão do candidato está completamente desorganizado. 
 
TARIFAS
 
Pimentel esclarece que é preciso fazer estudo sobre valores que são cobrados, se realmente atendem toda a demanda e buscar estratégia que mantenha o trabalho de todos os profissionais. Além disso, também é necessário garantir o bom atendimento, seja de quem for, ao cidadão que precisa de transporte.
 
INFORMAIS
 
Pretende criar um grande programa de incentivo ao trabalhador com empréstimos de 500 a 5 mil reais. O dinheiro viria de um fundo do Banco do Povo para estimular ou ampliar a produção que já existe.
 
FÁCIL ATENDIMENTO
 
Pimentel pretende criar subprefeituras que, entre outras coisas, fariam um cadastro de trabalhadores e analisar as necessidades de cada um. A ideia é oferecer cursos de qualificação com parcerias com a Fiero, por exemplo.
 
RESTAURANTE
 
O candidato do MDB promete pedir o prédio do Restaurante Popular, que pertence ao governo, para que a prefeitura possa  reativar o atendimento na zona Leste. Pimentel também quer abrir outra unidade zona Sul da capital. A ideia é atender as pessoas mais necessitadas que tiveram a renda comprometida com a pandemia. No restaurante popular o almoço é vendo a 1 real.
 
AGRICULTURA
 
Fortalecer regiões que tem matriz agrícola e pecuária para estimular a produção. O candidato disse que é preciso inovar para fortalecer os produtores e fazer com que haja escoamento da produção, independente da cultura.
 
EDUCAÇÃO
 
O candidato afirmou que a prefeitura não tem condições de gerir o transporte escolar conforme está planejado para o ano que vem. Pimentel explicou que não adianta o município ter novos ônibus se não houver toda a estrutura que o transporte exige. Motoristas, mecânicos e suporte de material para manter o serviço ativado.
 
CAMPANHA
 
No feriado de ontem, o candidato Breno Mendes visitou os distritos de Extrema, Vista Alegre  e Fortaleza do Abunã. Breno Mendes disse que se eleito terá compromisso com setor madeireiro e moradores das regiões.
 
CAMPANHA 2
 
Hildon Chaves explicou ontem para lideranças comunitárias que o trabalho de recapeamento tem praticamente o mesmo custo de uma operação tapa-buracos,
mas o resultado é muito melhor, principalmente nas ruas mais movimentadas, onde o trânsito é pesado. 
 
ANÁLISE
 
A explicação do prefeito é baseada em estudos técnicos desenvolvidos em Porto Velho e em outras cidades justamente para validar a eficiência de um serviço de recapeamento. Hildon disse que tanto para uma operação tapa-buracos ou recapeamento a equipe é a mesma com quase o mesmo tempo de trabalho. 
 
OPÇÃO
 
Por isso, conforme o prefeito, foi optado pelo recapeamento nas avenidas, onde o tráfego de veículos é intenso ficando a operação tapa-buracos para os locais onde há uma circulação menor de carros.
 
APTO
 
Assessoria do candidato a prefeito de Porto Velho, Geneci Gonçalves, PSTU, informa que ele teve o pedido de candidatura deferido pelo TRE/RO, na tarde de ontem.
 
ACESSIBILIDADE URBANA
 
Candidato a vereador Walter Walterberg tem reforçado em seus encontros com a comunidade a necessidade de investimentos no setor de urbanismo. Ele esclarece que é necessária a destinação de recursos no orçamento da Capital para calçadas acessíveis.
 
RECURSO
 
Walterberg promete Lei que incentive construção de calçadas públicas em terrenos privados. Acho a ideia bem interessante, principalmente se for para dar maior segurança para quem passa em frente a terrenos imundos e abandonados que estão por toda a cidade.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS