BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Ramon Cujuí diz que saúde da família será prioridade em seu governo

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

08 de Outubro de 2020 às 08:20

Foto: Divulgação

O VOTO NO RONDONIAOVIVO
 
Seguindo com a série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Porto Velho, nesta quarta-feira,07, nós conversamos com Ramon Cujuí, do PT ( Partido dos Trabalhadores ). Acompanhe alguns trechos da entrevista. 
 
EXPERIÊNCIA
 
Disse que sua candidatura é uma construção de forças progressistas. Atuou por mais de 20 anos no serviço público e entende que pode colaborar no desenvolvimento do município.
 
VANTAGEM
 
O candidato acredita que leva certa vantagem em relação aos demais candidatos pela história do PT na cidade. Citou que 08 anos do governo do Partido Trabalhista na capital seriam um bom exemplo de gestão, que teria contribuído significativamente para o crescimento de Porto velho.
 
NÚMEROS
 
Ramon Cujuí apontou dados que o credenciariam ao posto de Chefe do Executivo. Disse que nos anos do PT administrando Porto velho a saúde chegou a uma cobertura de 74% da população. Na gestão seguinte a cobertura teria caído para 63%. Atualmente essa cobertura está em 44%, segundo o candidato.
 
PRIORIDADE
 
Ramon afirma que isso é questão de gestão, opção. O modelo de gestão dele é tratar a saúde das pessoas evitando a doença. Trabalhar na prevenção significa manter a cidade saudável, explica o candidato.
 
PREVENÇÃO
 
Cujuí afirma que fortalecer o Programa saúde da Família é o primeiro passo para não deixar a doença acontecer. Por isso promete investir na prevenção. Disse que o número de óbitos referentes à pandemia, por exemplo, poderia ser bem menor se a prefeitura tivesse usado estratégia para conter o avanço do vírus.
 
SANEAMENTO BÁSICO
 
Citou 04 eixos. Drenagem de águas pluviais, água tratada, coleta de resíduos sólidos e esgotamento sanitário. O candidato disse que Porto Velho tem apenas 03% de cobertura de esgoto e não existe saída que não seja sentar à mesa e discutir políticas e investimento para o setor.
 
CAERD
 
Disse que é preciso gestão técnica para dirigir a empresa, coisa que só estaria ocorrendo agora, segundo Ramon. Ele afirmou que tem compromisso de manter o contrato com a  Caerd pois privatizar o abastecimento de água deixaria a situação pior do que está.
 
EDUCAÇÃO
 
Argumentou que é preciso estrutura para atender os estudantes. Uma saída para a educação hoje depende também de uma ação conjunta com a saúde usando a pandemia como elemento essencial no processo. Informou que sua equipe estuda uma alternativa para manter o processo pedagógico e recuperar os anos perdidos. 
 
GESTÃO
 
Ramon Cujuí disse que é preciso ter uma visão do serviço público de forma sistêmica e integrada. A prefeitura tem que entregar o produto ou prestar o serviço com confiança, rapidez e qualidade. Sem planejamento de gestão nada funciona e para isso dar certo é preciso montar equipe técnica e qualificada.
 
TRANSPORTE
 
Disse que é um absurdo o município ter levado 04 anos para viabilizar o serviço que já começa o trabalho com reajuste de tarifa sem saber como será o atendimento. Disse que a logística operacional precisa ser revista. Não tem intenção de romper o contrato.
 
REGULAMENTAÇÃO
 
Prefeitura precisa regulamentar todo o sistema que envolve táxi compartilhado, motoristas de aplicativo e mototaxistas. Se isso não acontecer, o candidato prevê o caos onde existe possibilidade de disputa de território, o que seria muito temeroso conforme Cajuí.
 
TRABALHADORES INFORMAIS
 
É preciso um programa de estímulo a produção e ao consumo. A ideia é fazer transferência de renda para as populações mais carentes no modelo do Bolsa Família. Também será estudada a crianção de um programa de renda básica municipal a partir dos Royalts da usinas.
 
AGRICULTURA
 
Criar programa de compra da agricultura familiar para usar, por exemplo, na merenda das escolas. Fomentar a economia e o estímulo à produção garantem emprego e renda.
 
TURISMO
 
Mostrar para o Mundo que Porto Velho é uma cidade amazônica e com dezenas de opções para o turismo. Cidade que preserva atrai turismo e investimentos porque isso é uma marca. O candidato citou que a prestação de serviço ambiental tem uma perspectiva de crescimento enorme.
 
AGENDA VINÍCIUS MIGUEL
 
O candidato pela Coligação Cidadania23, Rede Sustentabilidade e PDT “Porto Velho em Boas Mãos!”, cumpre nesta quinta-feira (8), agenda com apoiadores de diversos segmentos da sociedade.
 
AGENDA BRENO MENDES
 
Começa a manhã de hoje com uma entrevista em uma emissora local. Em seguida se reúne com representantes  e moradores do distrito de Calama. A tarde Breno se reúne com servidores públicos do Detran e também fiscais do município para apresentação de propostas para a classe.  Também na pauta do dia haverá encontro com servidores de serviços gerais da Sema para tratar da Lei do Mutirão . O candidato também tem encontro com componentes da escola de samba  São João Batista .
 
AGENDA CRISTIANE LOPES
 
Pela manhã tem reunião com candidato Carlinhos Braga. Ás 9h30 gravação do programa eleitoral. No fim da tarde, Cristiane participa de entrevista no programa Informa na Hora. Ás 18h30 tem reunião com candidato a vereador Carlos Eduardo no Cristal da Calama e 21h30 reunião com candidato Sebastião e lideranças do Vale do Cuniã.
 
RONALDO FLORES/RECURSO
 
A assessoria do candidato enviou parecer da Promotoria de Justiça Eleitoral onde consta ação questionando a elegibilidade de Ronaldo Flores por ele ser militar já aposentado o que lhe enquadraria em condições diferenciadas para filiação partidária.
 
ENTENDIMENTO
 
Segundo a promotora eleitoral, Tânia Garcia Santiago, o candidato não deve ser considerado militar da reserva e, portanto, não tem aplicável as regras para a filiação partidária nas 48 horas que sucedem o ato da inatividade. Ronaldo é agregado, ou seja, está em categoria especial em relação aos demais militares. 
O militar quando é agregado passa a integrar o quadro especial dos Militares, por estar em processo de Reserva Remunerada, e fica dispensado de suas funções mas ainda não é aposentado.
 
INCRÍVEL
 
O Procon de Rondônia tem uma tropa de cargo comissionado que são verdadeiras estrelas. O estrelismo vai do diretor ao atendente de balcão. Não atendem telefone e nem se dão ao trabalho de responder mensagens ou e-mails. É um mais importante que o outro. Ainda bem que 814 dias passam rápido.
 
VERGONHA
 
Os buracos na Jorge Teixeira só aumentam de tamanho. A cratera localizada em frente ao posto de combustível próximo da Imigrantes, registrada aqui na coluna, só aumenta de tamanho. Ontem, mais um motorista danificou a roda do carro ao passar no local. O DNIT, que existe para acomodar sanguessugas do dinheiro público, segue sua rotina de faz de conta.
 
PROMESSA
 
Um detalhe curioso é que não vi nada nas redes sociais dos salvadores da pátria. Os candidatos que tudo prometem parecem que ainda não passaram pelo local ou não foram avisados do estado em que se encontra a Jorge Teixeira.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS