BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Candidato Geneci promete auditoria imediata nas contas da prefeitura

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

07 de Outubro de 2020 às 08:20

Atualizada em : 07 de Outubro de 2020 às 11:00

Foto: Divulgação

O VOTO NO RONDONIAOVIVO
 
Seguindo com a série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Porto Velho, nesta terça-feira,06, nós conversamos com Geneci Gonçalves, do PSTU ( Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado ). Acompanhe alguns trechos da entrevista.
 
SÓLIDO
 
O candidato a prefeito pelo PSTU é comerciante há mais de 30 anos na capital e disse que o partido tem cerca de 70 filiados em Porto velho. Segundo Geneci, seu partido é de esquerda e já está solidificado em Rondônia.
 
DECISÃO DA CANDIDATURA
 
Valores morais e éticos e o fato de usar recursos próprios sem ajuda de empresários ou fundo partidário teriam sido os motivos que levaram o candidato a oferecer seu nome para disputar a prefeitura.
 
CONHECIMENTO DA CIDADE
 
Geneci Gonçalves enfatizou que Porto velho tem pelo menos uns 20 anos de atraso. É uma cidade “morta”, desestruturada de tudo, afirma o candidato.
 
PRIORIDADE
 
Logo no primeiro dia de governo, caso seja eleito, Geneci promete uma auditoria para verificar em detalhes a saúde financeira do município.
 
SANEAMENTO BÁSICO
 
É uma questão relevante mas que não pode ser resolvida em um ou dois mandatos. Geneci acha que há um problema conjuntural e que só recursos financeiros não resolvem.
 
ESGOTO
 
Disse que quase todas as obras da cidade são paliativas e só resolvem temporariamente os problemas. Citou como exemplo a avenida Rio de Janeiro que teria manilhas incompatíveis com a necessidade de escoamento que a via exige.
 
ÁGUA TRATADA
 
Afirma que a prefeitura não tem como resolver a questão de água tratada na cidade. É preciso de parcerias com Governo Federal ou iniciativa privada. 
 
SAÚDE PÚBLICA
 
Estrutura dos postos de saúde deve ser recuperada e dar condições de trabalho aos servidores. Geneci argumenta que os profissionais trabalham no limite e precisam ser valorizados. Disse que vai priorizar compra de remédios para que a população não fique desassistida.
 
TRANSPORTE PÚBLICO
 
O candidato disse que o transporte como está deverá inviabilizar a nova empresa que não teria como concorrer com o transporte alternativo. Sua proposta é estender linhas, criar rotas alternativas, regionais que segmentem o transporte sem prejudicar a população.
 
EDUCAÇÃO
 
Estrutura educacional está péssima e uma das alternativas, de acordo com o candidato do PSTU, é investir no ensino remoto e melhorar a capacitação tanto dos alunos como dos professores também.
 
INFORMAIS
 
Tem uma proposta fiscal para empresas e residências em geral, com pacote de incentivos. Citou, por exemplo, desconto aos mototaxistas e aos contribuintes que estão em atraso com taxas públicas devido à situação economica.
 
SERVIDOR MUNICIPAL
 
Município precisa reparar as perdas econômicas e garantir os direitos adquiridos pelos servidores. Vai estudar uma maneira jurídica que possa compensar os prejuízos que a categoria vem tendo ao longo dos anos.
 
AGENDA CRISTIANE LOPES
 
A candidata Cristiane Lopes tem reunião com lideranças da zona Leste às 9h30 da manhã. 10h30 o encontro é com membros da Associação do Boi Bumba Manhoso. Às 13h entrevista na rádio Boas Novas. 15h Cristiane tem reunião com Cofen e Coren onde irá receber documentos com propostas voltadas à saúde. 16h30 reunião com candidatos a vereador do Progressistas. 20h reunião no Sinderon.
 
AGENDA VINÍCIUS MIGUEL
 
O candidato tem gravação para o programa eleitoral no período da manhã. Na parte da tarde acontece encontro com camelôs.
 
NAS MÃOS DA JUSTIÇA
 
Falando em Vinícius Miguel, Cidadania, ele pode ficar fora das eleições. Um erro bobo estaria colocando dúvida sobre a legitimidade do registro da coligação com o PDT.
 
MUDANÇA
 
O questionamento ocorre no processo de desistência do PDT na candidatura própria para coligar com o partido de Vinícius Miguel. A decisão foi tomada em reunião da Executiva do Partido Democrático Trabalhista quando, de acordo com a Lei Eleitoral, isso deveria ocorrer em convenção partidária.
 
JUIZ
 
O Tribunal Regional Eleitoral já recebeu o questionamento e deverá se pronunciar na próximas horas. Dois advogados eleitorais com quem conversei me afirmaram que está complicada a situação para o candidato do Cidadania.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS