BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Vinícius Miguel diz que Porto Velho precisa de 20 anos para ser eficiente

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

06 de Outubro de 2020 às 08:19

Foto: Divulgação

O VOTO NO RONDONIAOVIVO
 
Seguindo com a série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Porto Velho, nesta segunda-feira,05, nós conversamos com Vinícius Miguel, do partido Cidadania. Acompanhe alguns trechos da entrevista.
 
DESAFIO
 
Vinícius Miguel disse que entrou na disputa eleitoral porque acredita que pode ajudar. Ele colocou que a cidade tem inúmeros problemas organizacionais ( chegou a falar em nucleares ) que ele acha que pode resolver.
 
BOAS CHANCES 
 
Vinícius falou que a grande votação que fez em Porto velho lhe deixa animado para tentar encarar a disputada de igual para igual. O candidato fez 22 mil votos a mais, por exemplo, que o governador Marcos Rocha que venceu o pleito.
 
CUIDADO
 
Apesar do ânimo esclareceu que é uma eleição bem polarizada já que são 15 candidatos. Vinícius Miguel enfatizou que o candidato que chegar ao segundo turno provavelmente terá uma votação “minguada”.
 
NÃO É DE ESQUERDA
 
Embora venha de raízes mais voltadas para a esquerda, Vinícius coloca que se considera um candidato moderado. Frisou que quem for o prefeito terá que ter uma só ideologia.
 
SANEAMENTO BÁSICO
 
Deixou claro que não pode prometer nada. Falou que o saneamento na capital é um problema centenário que só poderá ser resolvido com parcerias que viabilizem todos os investimentos que serão necessários para dar o pontapé inicial. Não é algo para ser resolvido em um ou dois mandatos, afirmou Vinícius.
 
SAÚDE
 
Disse que acha interessante o site da Semusa por manter atualizado onde há medicamentos para a população ser atendida. Quer aprofundar o sistema de informações que, segundo ele, vai otimizar o serviço. Quer usar novas estratégias de comunicação para facilitar atendimento.
 
MAIS HORÁRIOS
 
Também é a favor de aumentar o funcionamento das unidades de saúde em pelo menos duas horas no mínimo. Acha que é possível dialogar com a população e melhorar consideravelmente  o atendimento à população. Envolver todos os agentes de saúde no processo.
 
EDUCAÇÃO
 
Não acredita em privatização da educação. Tem uma proposta inovadora chamada pedagogia na alternância. Deixar os alunos em tempo integral nas escolas. Disse que vai pensar nesse projeto de modelo progressivo de escola integral.
 
RECURSOS
 
O candidato disse que colocar em prática suas ideias também vai depender de equilíbrio fiscal, de como ele vai encontrar a prefeitura caso venha ser eleito. Já projeta queda de receita por conta da pandemia. Vai discutir com servidores um plano estratégico de fiscalização para que não haja fuga de receita.
 
ANTICANDIDATO
 
Vinícius Miguel afirma que falar de assuntos relacionados a evitar fuga de receita ou sonegação não são coisas que agradam muito, mas é preciso falar de temas que ele considera como verdades inconvenientes. Tem que partir para uma gestão pública com eficiência, disse que para isso são necessários pelo menos 20 anos.
 
EVITAR GASTOS
 
Disse que existem medidas simples e eficazes que podem já trazer resultados imediatos. Citou por exemplo que a tecnologia bem usada pode simplificar a vida do cidadão, sem fazer com que as pessoas enfrentem filas enormes. O próprio carnê do IPTU, de acordo com o candidato pode ser entregue on-line.
 
TRANSPORTE
 
Não é possível rescindir contatos já existentes, existe uma tensão permanente segundo Vinícius. Rever rotas das principais vias são uma alternativa. Falou que lhe disseram que uma pessoa pode levar até 2 horas para chegar da periferia até o centro, o que ele considera um absurdo.
 
ESTUDO
 
Citou que é possível criar uma tarifa mais acessível ao estudante para que ele possa usar mais e melhor o transporte público. Poderia ser criado um subsídio de forma mais direta ao empresariado do transporte público.
 
INFORMAIS
 
O candidato do Cidadania disse que a primeira medida é retirar as pessoas da informalidade e oferecer condições de acesso a crédito e qualificação. Município ofereceria subsídio de forma indireta por meio da formação. Falou em parceria com o sistema S.
 
DISTRITOS E RIBEIRINHOS
 
Vinícius disse que esteve em várias comunidades ribeirinhas e distritos. Entende que as comunidades é que devem sugerir quais medidas melhor lhe atendem. Pensar em criar uma espécie de subprefeitura para atender os locais que estão mais distantes da capital.
 
AGENDA VINÍCIUS MIGUEL
 
O candidato Vinícius Miguel, inicia a agenda nesta terça-feira (6) com uma caminhada na praça da Floresta, na zona Sul da Capital. Ainda pela manhã, participa de uma reunião sobre o horário eleitoral. 
 
No período da tarde, o candidato participa de uma reunião on-line com uma emissora de TV, seguindo para outra agenda com emissora de televisão. No início da noite, finalizando a agenda, Vinícius Miguel participa de uma reunião com profissionais da assistência social.
 
AGENDA BRENO MENDES
 
Ás 8:00 da manhã o candidato tem reunião com Pr. Sidney, às 9h com candidato a vereador  Pr. Rosan e lideranças. Também haverá encontro com os candidatos Fernando Loras, Elmara Perón, Chiquinho do Sintax, dona Meire e  Sr. Bosco. Ás 16:00 tem adesivaço no comitê do Chiquinho do e às 17:00 com candidata Iolanda Matias. Ás 19:00 Reunião com Paulo Tico e diretoria da Associação do Cristal da Calama. 19:45 Inauguração Comitê Chiquinho do Sintax. 21:00 Entrevista no site News Rondônia. 
 
AGENDA CRISTIANE LOPES
 
Ás 9:00h a candidata do PP/Prós participa de sessão ordinária remota na Câmara de Vereadores. Às 16:00 tem gravação do programa eleitoral. Às 19h reunião com moradores do bairro Cuniã.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS