BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Eyder Brasil promete regionalizar transporte público na capital

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

05 de Outubro de 2020 às 08:26

Atualizada em : 05 de Outubro de 2020 às 11:29

Foto: Divulgação

O VOTO NO RONDONIAOVIVO
 
Na sexta-feira, 02, o candidato do PSL à prefeitura da capital, deputado Eyder Brasil, esteve participando da série de entrevistas promovida pelo Rondoniaovivo. Separamos alguns pontos da fala do candidato.
 
AJUDAR O POVO
 
O candidato disse que resolveu entrar para a política após constatar que as usinas se instalaram em Porto Velho e não teriam oferecido nada de importante para a população. Afirmou que achou isso injusto e resolver entrar para a política. 
 
INSISTÊNCIA
 
Em 2014, Eyder Brasil tentou ser vereador mas não deu certo. Continuou tentando a vida politica e em 2018 se elegeu deputado estadual. Reconhece que defender as propostas de Bolsonaro ajudou e não vai mudar sua postura.
 
PRINCÍPIOS
 
O candidato afirma que não tem como se desassociar disso. É militar e vai continuar seguindo na mesma linha do Presidente. Grante que após dois anos como deputado tem muita coisa para mostrar para a cidade. Sabe gerir e acha que Bolsonaro vem cumprindo tudo que prometeu e assim ele quer fazer.
 
SEM APOIO DO GOVERNADOR
 
Eyder garante que o fato de ter saído da liderança do governo não significa que  há conflito com o governador Marcos Rocha. Governador foi para o partido onde está a esposa dele o que considera natural. 
 
ACÚMULO
 
O candidato esclareceu que saiu do governo para ter tranquilidade de trabalhar pois afirma que não teria condições de exercer a função de Líder do Governo e tocar a campanha ao mesmo tempo.
 
SAÚDE
 
A saúde é na visão de Eyder é o que mais precisa de atenção imediata. Se for eleito já promete determinar auditoria para saber onde foi parar uma grande quantidade de dinheiro que teria sido enviada pelo Governo Federal para combate do coronavírus.
 
MAQUIAGEM
 
O candidato garantiu também que pedirá levantamento de custos para analisar o que foi gasto, por exemplo, em massa asfáltica que teria sido jogada sobre asfalto. Eyder argumentou que existe serviço precário na atual gestão com custo muito elevado. 
 
NÃO COMPROU
 
Na saúde disse saber que o prefeito proibiu a aquisição de medicamentos sem licitação para Covid, prefeito não teria usado a excepcionalidade permitida  para promover gastos por conta da pandemia. Prefeito teria preferido se resguardar em vez de investir para proteger a vida das pessoas.
 
NÃO QUIS PARCERIA COM ESTADO
 
O candidato citou que a prefeitura não se alinhou com o Estado para combatera a pandemia. Prefeito se acomodou, de acordo com Eyder, e passou a demanda para o Estado resolver, coisa que na opinião dele é responsabilidade do prefeito.
 
PERDA
 
O candidato citou a perda de familiares durante a pandemia e afirmou ter sentido na pele que o tratamento básico inicial do Covid não foi feito pela rede municipal. Salientou que muitos casos se agravaram e tudo foi jogado para responsabilidade do  Estado. 
 
DEIXADO DE LADO
 
O candidato do PSL afirmou que tudo que a prefeitura pode empurrar com a barriga ela passa para a conta do Estado. Deu como exemplo a Seagri que estaria atendendo ribeirinhos para escoar produção quando na verdade, segundo Eyder, é o município que deveria fazer isso.
 
PAVIMENTAÇÃO
 
Morou em Manaus e viu um programa de recuperação de igarapés que pode muito bem ser aplicado em Porto velho. O candidato disse que não adianta fazer asfalto se não tem saneamento básico, coleta de águas pluviais.
 
ESCONDIDO
 
Eyder citou que a cidade está em cima de vários lençóis freáticos , precisa resolver o problema começando pela raiz. De acordo com ele, o problema dos políticos é só fazer obras que aparecem. Frisou que não vai mentir que irá resolver os problemas de Porto Velho em 4 anos, mas pode começar um trabalho.
 
EDUCAÇÃO
 
Disse que precisa haver uma ampla discussão com a classe educativa para criar e viabilizar alternativas que venham melhorar a educação. É com amplo debate, inclusive com a presença dos pais, que o município poderá recuperar os 03 anos perdidos na educação municipal.
 
TRANSPORTE
 
Para Eyder a melhor alternativa é regionalizar rotas, abrir mercado para que vários empresários se interessem pelo serviço. Para ele quanto mais concorrência houver, melhor será para a comunidade que precisa do transporte.
 
MERCADO ALTERNATIVO
 
O candidato do PSL quer Kombi, Van, microônibus, novas modalidades de transporte que interliguem zonas específicas o que facilitaria o deslocamento das pessoas. No entendimento de Eyder isso vai gerar emprego e renda e atendar uma demanda carente.
 
SERVIDORES MUNICIPAIS
 
Segundo o candidato os servidores estão desamparados, foram deixados de lado. Já conversou com a categoria e recebeu cerca de 15 pautas que podem ser atendidas. Disse que o grande problema é a indicação de comissionados sem qualificação para atuar em áreas estratégicas.
 
AMBULANTES
 
Eyder Brasil disse que precisa dos camelôs, falou que foi uma covardia o que o atual governo fez com a categoria. Vai regulamentar todos e trazer para a formalidade, tratar os trabalhadores com dignidade.
 
NOVO SHOPPING POPULAR
 
O candidato informou que pretende fazer um grande centro de compras na área do entorno da rodoviária que já é do município. Disse que ambulantes e camelôs podem contribuir muito para a economia desde que sejam incentivados a isso.
 
PROCESSO SOBRE PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA
 
Citou que isso aconteceu em abril desse ano e houve um equívoco que ele já esclareceu. Publicou em suas redes que havia feito um pedido para o governo desinfectar o aeroporto e ele teria sido induzido ao erro após publicação do Governo dizendo que atendeu a solicitação. Mas na verdade, conforme Eyder, o Governo estava atendendo demanda solicitada pelo Exército e não o pedido dele.
 
AGENDA BRENO MENDES
 
Participa de entrevista de rádio ao meio dia na Rádio Rondônia. Às 16h o candidato vai estar na OAB/RO para assinatura de compromissos pela Ética na Política, Combate ao Caixa 2, Corrupção Eleitoral e Fake News. Ás 19h30 acontece reunião com a candidata a vereador Luciana Bezerra e Pastores. Ás 20h15 reunião com candidato a vereador Júlio César.
 
AGENDA CRISTIANE LOPES
 
Às 8:30h a candidata visita à APAE com candidato a vereador Carlos Alberto do Pros. Às 11h acontece uma reunião pastores da igreja Santa Geração. Ás 16h Cristiane participa de ato contra a corrupção na OAB/RO. Ás 19h tem reunião com apóstolo Gustavo e toda a liderança do MIR.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS