BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: A campanha eleitoral nem começou mas o egoísmo já rola solto

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

21 de Setembro de 2020 às 08:18

Atualizada em : 21 de Setembro de 2020 às 16:46

Foto: Divulgação

FAZIA OLHAR POR CIMA
 
Christian Louboutin por muitos anos foi considerado o Rei do Salto Alto, e com razão. Afinal, por mais de 30 anos ele se dedicou a fazer, principalmente as mulheres, a olhar acima de sua estatura. E o olhar superior não era de arrogância, mas de charme mesmo.
 
SOBERBA
 
Na política, existem centenas de sujeitos que pensam poder olhar acima das pessoas sem ao menos ter em seus pés uma criação de Louboutin. A sensação de superioridade é peculiar e comum “a quem se acha”, o problema é você enganar gente que não tem nada a ver com seu ego.
 
NO PINCEL
 
A desistência do deputado federal Leo Moraes à corrida pela prefeitura de Porto Velho frustrou até gente muito próxima dele. Pessoas que confiavam no nome de Leo Moraes para mudar o cenário caótico vivido por Porto Velho nos últimos tempos.
 
 
MAS NÃO É SÓ ISSO 
 
Além de pessoas frustradas, a decisão do deputado também esculhambou com as pretensões da maioria dos candidatos a vereador pelo Podemos. São 32 na capital e 320 no Estado. Candidatos que queriam ter um líder ao lado.
 
EMOÇÃO DA CAMPANHA
 
A presença de Leo Moraes na disputa resultaria em pesquisas que poderiam apresentar resultados positivos e, sem dúvida, influenciar nas demais campanhas pelo Estado. O Podemos aparecer como líder nas pesquisas da capital é de grande valia para quem está na disputa no interior. 
 
CONSOLO
 
Ah, mas o Leo disse que vai estar junto e irá acompanhar os candidatos. Duvido. Além disso, não é a mesma coisa.
 
PREFERÊNCIA
 
Falando em Leo Moraes, durante reunião com correligionários ele citou nominalmente três candidatos a prefeito que jamais se aliaria, nem pediria voto. Os ‘detestados’ são Breno Mendes, Hildon Chaves e Lindomar Garçom.
 
INSIGNIFICÂNCIA 
 
Leo Moraes ainda afirmou na reunião que existem candidatos na disputa para a prefeitura de Porto Velho que são tão insignificantes eleitoralmente que sequer deveriam entrar na disputa. O deputado não nominou os “insignificantes”.
 
BLITZ
 
Não há nada de ilegal nisso, mas chama atenção a frequência com que a Polícia Rodoviária Federal tem feito operações na cidade. Curiosamente em horários complicados e pontos de grande aglomeração de veículos.
 
BLITZ 2
 
Não sei o critério que vem sendo usado para definir os locais, mas na sexta a tarde uma operação feita na avenida Jorge Teixeira, quase na rotatória com a Imigrantes, deixou ainda mais complicado o já confuso trânsito no local no horário de 17h em diante.
 
BLITZ 3
 
Por falar em operação da PRF, um cidadão foi para as redes sociais se queixar da falta de bom senso dos patrulheiros ao apreender sua  motocicleta por ele não estar com CRLV na hora da abordagem, mesmo a moto estando em dia com a documentação.
 
BLITZ 4
 
Na gravação feita com celular, o motociclista explica que teria pago o licenciamento de sua moto, mas o Detran ainda não teria lhe enviado o CRLV por conta da pandemia do coronavírus. 
 
PARA QUE SERVE
 
O CRLV ( Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo ) é o documento que confirma que o veículo está apto a circular pelas ruas brasileiras. Desde 31 de dezembro do ano passado, o CRLV passou a ser digital.
 
EFETIVAÇÃO
 
Á partir de junho desse ano, o CRLVe ( que é o digital ) entrou em circulação substituindo o antigo CRLV físico. 
 
CONSULTA
 
Na prática, o Conselho Nacional de Trânsito ( Contran ) eliminou a necessidade da impressão do documento. Isso tanto para propiciar economia com papel como também facilitar a vida dos entes fiscalizadores.
 
VALIDADE
 
Como o proprietário do veículo não receberá mais a versão impressa, poderá fazer a cópia – em papel – do documento do carro digital com o Quick Response Code (QRCode) gerado pelo Denatran. Assim, o código de segurança impresso no certificado poderá ser verificado pelas autoridades via online.
 
TAMBÉM PARA CNH 
 
Atualmente a Carteira Nacional de Habilitação também é digital e no caso de abordagem policial a pessoa que está sendo fiscalizada pode mostrar o documento pelo celular.
 
DÚVIDA
 
Assisti mais de uma vez o vídeo do motociclista que, aparentemente, teve a moto apreendida por estar sem o CRLV físico. Se a justificativa da apreensão for realmente essa, me parece então que o sistema digital não serve pra nada.
 
SOLIDÁRIO
 
Também pelas redes sociais, o deputado estadual Jair Montes gravou um vídeo onde cita o fato envolvendo o motociclista. Jair disse que, na condição de deputado, vai fazer uma reclamação oficial junto à Superintendência da PRF e também questionar o Detran sobre como está funcionando a entrega de documentos físicos.
 
OUTRO LADO
 
O setor de comunicação da Polícia Rodoviária Federal, em Rondônia, não  respondeu as mensagens da coluna.  
 
EXPLICAÇÃO
 
Na capa da coluna de hoje usei uma imagem de Eça de Queiros, um dos mais importantes escritores portugueses da história. Eis uma de suas frases famosas.
“Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo”.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS