BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Respiradores são recuperados e entregues em 2 hospitais da capital

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

15 de Setembro de 2020 às 08:34

Atualizada em : 16 de Setembro de 2020 às 08:20

Foto: Divulgação

RECUPERADOS
 
O  SENAI entregou para a rede pública de Rondônia, seis respiradores pulmonares que passaram por manutenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RO), que através do programa +Manutenção, já recuperou mais de 2000 mil equipamentos em todo o Brasil.
 
ENTREGUES
 
O superintendente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Gilberto Baptista, fez a entrega dos respiradores para o Hospital de Base Ary Pinheiro e Centro de Medicina Tropical de Rondônia, (Cemetron).
 
ZONA RURAL
 
Chamou atenção essa Operação Calderita realizada pela Polícia Militar no sentido de evitar aglomerações. Vila Calderita está localizada cerca de 50 km da capital sendo que bem mais perto da cidade o “piseiro” corre solto.
 
LOGÍSTICA
 
Não há nada de errado no trabalho da PM, a questão é mobilizar grande efetivo pra ir até o mato enquanto que na cidade tem aglomeração pra tudo quanto é lado.
 
DICA
 
Caso a Polícia Militar necessite de denúncia para identificar os pontos de aglomerações, sugiro fazer uma pesquisa nas redes sociais. Tem dica de sobra.
 
PIPA
 
Só para se ter uma ideia, recebemos várias fotos de crianças e até adultos se divertindo soltando pipa lá na zona Sul, no bairro Cidade do Lobo, no fim de semana que passou. Em uma das fotos aparecem 28 pessoas, 21 são menores de idade. 
 
COVA
 
É bem provável que vai acabar o verão e o DNIT vai deixar como está esse buraco na avenida Jorge Teixeira. Moradores da região afirmam que há meses a cratera só aumenta de tamanho. Eles já teriam presenciado acidentes por conta do buraco.
 
 
AJUDA
 
Mais uma vez estamos aqui pra falar dos estoques de sangue, O e A positivo, que estão em níveis muito críticos. No momento temos vários pacientes na fila de cirurgia esperando por falta de sangue, sem contar as urgências e emergências do Pronto Socorro JP II e Hospital de Amor que não podem esperar. Queremos contar com a colaboração de cada um de vocês para transmitir essa mensagem para um número expressivo de possíveis doadores. Obrigada.
Maria Luiza - Assistente Social/Fhemeron (69) 98123-1628 Recado dado.
 
MAIS UM
 
O Partido Social Cristão (PSC) oficializou ontem, a candidatura de Edvaldo Soares à Prefeitura de Porto Velho. O anúncio aconteceu durante convenção com os filiados.
 
 
HISTÓRICO
 
Edvaldo já foi deputado estadual e concorreu à prefeitura de Ji-Paraná (RO). A vice-prefeita ainda não foi definida, mas deve ser uma mulher do próprio partido.
 
PRESENCIAL
 
A convenção foi realizada presencialmente na sede do partido, no bairro São João Bosco, região central de Porto Velho. Sem coligação prevista, o partido pretende lançar 32 candidatos a vereador.
 
DESISTIU
 
Já o deputado federal Mauro Nazif anunciou, ontem, que não vai concorrer à prefeitura da capital. Nazif disse que permanecerá em Brasília, mas que o seu partido, PSB, deve oferecer candidato à vice-prefeito em uma possível coligação.
 
 
SEM NOMES
 
Nazif informou que já conversou com outros partidos, mas não quis adiantar com quem seria a composição para as eleições.
 
OUTRA CONFIRMAÇÃO 
 
O partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) também já tem candidatura definida. Ted Wilson, ex-vereador, será candidato à prefeitura de Porto Velho tendo como vice o pastor Leonardo Luz. O PRTB não fez coligação com outros partidos.
 
 
PRAZO
 
O prazo final para convenções partidárias, definição de coligações e escolha de candidatos termina amanhã. O registro das candidaturas poderá ser feito até dia 26 de setembro.
 
PRAZO 2
 
O Início da Propaganda Eleitoral, inclusive na internet, será dia 27 de setembro. Mas há um bom tempo já tem gente fazendo campanha para abocanhar votos. Alguns “na moita” outros escancaradamente mesmo.
 
100 MIL
 
O Call Center para atender pessoas com suspeita de coronavírus realizou 96.935 mil atendimentos de abril até agosto. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) responsável pelo gerenciamento e execução do serviço.
 
INÍCIO DO TRABALHO
 
O Call Center entrou em atividade no primeiro dia do mês de abril, ainda no início da doença em Porto Velho. Na época, o serviço, que funciona como uma espécie de teleconsulta conduzida por médicos, realizou 7.278 mil atendimentos.
 
SALTO
 
Em maio, mês que Porto Velho saiu de 380 para 3 mil casos confirmados, o Call Center registrou 23.148 mil pessoas atendidas pelo telefone 0800 647 5225 que funciona 24 horas todos os dias da semana.
 
NA JUSTIÇA
 
O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se pais podem deixar de vacinar seus filhos menores de idade tendo como fundamento convicções filosóficas, religiosas, morais e existenciais.
 
AÇÃO
 
O recurso tem origem em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) contra os pais de uma criança, atualmente com cinco anos, a fim de obrigá-los a regularizar a vacinação do seu filho.
 
CRENÇA
 
Por serem adeptos da filosofia vegana e contrários a intervenções médicas invasivas, eles deixaram de cumprir o calendário de vacinação determinado pelas autoridades sanitárias.
 
NÃO PASSOU
 
A ação foi julgada improcedente na primeira instância, com fundamento na liberdade dos pais de guiarem a educação e preservarem a saúde dos filhos (artigos 227 e 229 da Constituição Federal).
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS