BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Lerdeza do Samu faz PM buscar médico no Cemetron

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

24 de Agosto de 2020 às 08:23

Atualizada em : 24 de Agosto de 2020 às 15:11

Foto: Divulgação

SOCORRO
 
Até mesmo policiais militares que estão acostumados com todo o tipo de ocorrência ficaram assustados com a situação de uma vítima de acidente e partiram em busca de socorro.
 
AGONIZANDO
 
Um homem de 52 anos que pilotava uma moto foi atingido em cheio por uma caminhonete na avenida Guaporé com rua Atlas, na tarde de quinta-feira. O motociclista ficou gravemente ferido.
 
POLÍCIA
 
Samu e Polícia Militar foram acionados. Uma equipe da PM que se encontrava nas proximidades chegou em minutos e imediatamente acionou o Samu.
 
SAMU
 
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que na hora do fato deixou a rapidez de lado, demorou a aparecer o que preocupou a equipe de policiais militares.
 
GRAVIDADE
 
A vítima perdia muito sangue pela cabeça e os militares não pensaram duas vezes. Saíram em disparada para buscar socorro no Cemetron, unidade médica mais próxima do local. Um médico, um enfermeiro e um assistente ouviram o relato dos PMs e prontamente se dirigiram até o local do acidente na própria viatura da PM.
 
ATENDIMENTO
 
A agonia da vítima só foi aliviada quando recebeu os primeiros socorros realizados pelos profissionais do Cemetron. Depois disso, o homem teve que ficar mais um tempo aguardando uma ambulância aparecer.
 
 
RETARDATÁRIO
 
Até o caminhão guincho, que normalmente é o último a chegar em uma ocorrência, apareceu primeiro que o Samu. A motocicleta da vítima já estava em cima da prancha quando a ambulância, finalmente, apareceu.
 
OUTRO LADO
 
Funcionários do Samu, que pediram para não ser identificados, disseram que há tempos vem informando a prefeitura sobre a falta de veículos para atender a demanda na capital. Segundo os profissionais, apenas três ambulâncias estão em operação.
 
DESLEIXO
 
Os servidores dizem ainda que,  em algumas situações, as ambulância ficam paradas por falta de manutenção. Uma simples troca de óleo, por exemplo, estaria levando dias para ser providenciada.
 
SEMUSA
 
A Secretaria Municipal de Saúde informou que o SAMU tem hoje 04 ambulâncias em operação, sendo 02 de suporte básico e 02 de suporte avançado. As demais ambulâncias que apresentavam problemas mecânicos foram encaminhadas, nesta quinta-feira (20), para manutenção e devem ser liberadas no início da
próxima semana para a retomada das atividades. 
 
SEMUSA 2
 
Ainda, conforme a assessoria de imprensa da Semusa, os dados registrados no sistema apontam que o Samu chegou no local em 12 minutos, diferente dos 45 informados por PMs e testemunhas no local.
 
SEMUSA 3
 
Alguém fugiu da aula de matemática pois os números do Samu e da PM são muito diferentes. O mais curioso e elogiável nisso tudo seria o trabalho de Ninja da Polícia Militar.
 
SEMUSA 4
 
Veja só: os PMs foram até o Cemetron, pegaram uma equipe de profissionais de saúde e retornaram ao local do acidente. Tudo isso em menos de 12 minutos, já que conforme a Semusa esse foi o tempo levado para uma ambulância do Samu atender a ocorrência.
 
VAI TER NATAL
 
O conhecido bar Buraco do Candiru quer estimular confiança, esperança e alegria em 2021. A partir do dia 02 de outubro (aniversário de 106 anos de Porto Velho), o estabelecimento irá lançar a campanha #VaiTerNatalSim. 
 
COMPORTAMENTO
 
A ideia é mudar os ânimos das pessoas e empresários, já que há muita gente sem ânimo, triste e sem esperança pelos fatos envolvendo a pandemia do coronavírus. Um dos primeiros eventos será realizado no próprio Buraco do Candiru, onde poderá acontecer, em breve, uma apresentação de um grupo musical com canções natalinas. 
 
INSPIRAÇÃO
 
Marcus Vinícius Danin, um dos fundadores do Buraco, explica que assistiu um vídeo do publicitário Nizan Guanaes [http://souqnews.com.br/monte-sua-arvore/], e se inspirou. Nizan fala para as pessoas tentar ter esperança em dias melhores. Por isso, já montou uma árvore de Natal na empresa dele.
 
CONVERSA
 
Marcos diz que daí surgiu a iniciativa de falar com comerciantes do bairro Embratel para começar a decorar a região e estimular um clima de mais otimismo em 2021.
 
DECORAÇÃO
 
O principal objetivo é ornamentar lojas, restaurantes, pizzarias e demais comércios de parte da zona Norte para trazer algo diferente para as pessoas se
sentirem mais alegres e confiantes em um futuro melhor. 
 
PETISCO
 
Para as pessoas começarem a sentir o doce gostinho do Natal, na semana de lançamento da campanha #VaiTerNatalSim, será servida rabanada (pão em fatias que, depois de molhadas em leite, vinho ou calda de açúcar, são passadas por ovos e fritas ou assadas) para os visitantes do Buraco do Candiru.
 
SUPERAR
 
Interessante a iniciativa, é preciso realmente se organizar para que a vida siga em frente. A dor de quem teve parentes levados pelo coronavírus será eterna, mas quem já superou ou vem se resguardando para escapar desse vírus maldito não pode viver eternamente com medo.
 
PERIGO
 
Um buraco aberto pela prefeitura em uma obra localizada na Avenida Rio de Janeiro com Mané Garrincha, na zona Leste de Porto Velho (RO)  provocou um grave acidente com um casal na madrugada de sábado.
 
ATENÇÃO
 
As vítimas transitavam em uma motocicleta Yamaha XTZ e acabaram caindo em um buraco aperto devido uma obra. Infelizmente isso é muito comum em Porto Velho. A cidade é uma peneira com tanto buraco e nada de sinalização.
 
SINALIZADO
 
No caso desse acidente dá para perceber , por fotos, que havia sinalização. Pode ter havido falta de atenção do piloto, mas cabe ressaltar que muitas ruas em nossa capital, inclusive na região central, parecem trevas. Tem 10 lâmpadas na via, 11 não funcionam.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS