BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Prefeitura conta os dias para dar fim a uma gestação de 46 meses

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

18 de Agosto de 2020 às 08:21

Atualizada em : 18 de Agosto de 2020 às 08:30

Foto: Divulgação

AGORA VAI
 
Após decisão do Superior Tribunal de Justiça – STJ, validando o ingresso da empresa JTP Transportes na realização do serviço de transporte coletivo em Porto Velho, a prefeitura informou que a empresa deve iniciar a operação com 80 veículos.
 
DOIS MESES
 
Segundo  a Secretaria Municipal de Trânsito, a previsão é de que em 17 de outubro a nova frota já esteja circulando pelas ruas da capital.
 
CONFORTO
 
De acordo com o secretário Nilton Kisner os novos veículos serão refrigerados, e terão entradas USB e sinal de internet.
 
NOVA TARIFA
 
O valor da tarifa vai subir dos atuais R$ 3,80 para R$ 4,05. O contrato entre o município e a JTP é de 15 anos.
 
MÃO DE OBRA
 
Os trabalhadores da atual empresa do serviço de transporte coletivo na cidade serão remanejados para a JTP. A intermediação será feita pelo sindicato da categoria.
 
VERGONHA
 
A questão do transporte em Porto Velho, tanto público como estudantil, foi notícia nacional e mostrou como uma administração medíocre conseguiu empurrar com a barriga assunto de extrema relevância para a população.
 
ENGÔDO
 
Em ambas as questões, a administração municipal revelou falta de competência e pouco caso com quem depende do transporte. Além de deixar o cidadão sem transporte por um longo período, a prefeitura conseguiu prejudicar até a operação de um novo concessionário, como é o caso da JTP.
 
REDUÇÃO DE DEMANDA
 
A bagunça como foi tratado o transporte público abriu espaço para motoristas de aplicativos e taxistas, que agora são donos de uma  fatia de usuários.
 
DEVERÁ PERMANECER
 
Quem já usa esses serviços tem orçamento para isso e dificilmente optará pelo transporte coletivo que mesmo oferecendo conforto não terá a agilidade dos veículos pequenos.
 
OUTRO TRANSPORTE
 
Sobre o transporte estudantil rural, é desnecessário repetir aos leitores o que eles sabem de cor sobre a atuação da prefeitura nessa área. Dois anos letivos perdidos já esclarecem tudo. Para piorar um pouco mais o que já  estava péssimo, a pandemia chegou e obrigou o fechamento das escolas.
 
FUGINDO DO INFERNO
 
A cena foi inusitada e revela o quanto as queimadas são prejudiciais para a Fauna na Amazônia. Em pleno centro de Porto Velho, a população se deparou com um grupo de oito porcos do mato.
 
SOCORRO
 
O Corpo de Bombeiros foi acionado e junto com uma equipe do Ibama fizeram a captura dos animais que se refugiaram em diferentes pontos da região central. 4 foram encontrados na avenida Sete de Setembro; um na rua Paulo Leal e três na avenida Marechal Deodoro.
 
SEGURANÇA
 
O trabalho de captura durou seis horas e após serem pegos, os animais ficaram sob a responsabilidade do Ibama.
 
NA UNHA
 
A correria provocada pelos animais deu um trabalho danado para as equipes de captura. De acordo com o chefe de comunicação dos bombeiros de Rondônia, major Iranildo Dias, os militares tiveram que pegar os porcos do mato “na unha”. É que não há uma legislação em vigor que permita o uso de armas tranquilizantes. 
 
FUJÃO
 
Dos oito animais encontrados, um conseguiu fugir e não foi localizado pelas equipes. O porco do mato é um animal silvestre  que quando acuado, ataca e morde.
 
PROTEÇÃO
 
Segundo o Ibama, as queimadas seriam a razão dos porcos do mato saírem do seu habitat natural. Para fugir do fogo, os animais buscam refúgio em qualquer lugar, inclusive na cidade.
 
TAMBÉM VAI PARA A CADEIA
 
A Justiça decretou a prisão preventiva de Vitor Renato L. S. 18, acusado de ser um dos responsáveis pela morte do ciclista Tiago da Silva Santos, 22, durante um racha no Espaço Alternativo, em Porto Velho, no dia 24 do mês passado.
 
FORAGIDO
 
Vitor Renato teve a prisão decretada na última sexta-feira e desde então é considerado foragido da Justiça. 
 
INVESTIGAÇÃO
 
Investigadores da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Vida (DECCV) apuram que os dois envolvidos participavam de um racha no dia do ocorrido.
 
OUTRO ENVOLVIDO
 
Gabriel Vilela Dantas Lima Pinto, 24, que atropelou e matou o ciclista, foi preso em flagrante. Ele está no sistema prisional da capital.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS