BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Polícia Militar presente no lugar onde realmente deve estar

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

04 de Agosto de 2020 às 08:26

Foto: Divulgação

PRESENÇA
 
Duas equipes da Polícia Militar circulando e uma fixa. Foi assim no início da noite de ontem no Espaço Alternativo. Ambiente mais tranquilo e sensação de segurança para quem foi fazer sua caminhada rotineira.
 
NA RUA
 
É mais do que óbvio de que lugar de PM é na rua e não no quartel. A comunidade tem apreço pela Polícia Militar e sua presença ostensiva nas ruas é muito bem-vinda. Ontem à noite, no Espaço Alternativo, algumas pessoas vieram conversar comigo e elogiaram a postura dos militares.
 
IRRESPONSABILIDADE
 
Essa é uma situação que não vai ter fim, pois quando não há polícia os irresponsáveis percebem o caminho livre para desenvolver sua ignorância. Quando isso ocorre, pessoas de bem ficam à mercê dos levianos.
 
ABORDAGEM
 
Na noite de ontem, eu observei duas abordagens da PM. Primeiro foi parado um motorista que saiu da Vila Militar da Aeronáutica e entrou na contramão para encurtar caminho. E depois foi a vez de um motociclista nessas indefectíveis motos sem descarga.
 
SOMENTE O BÁSICO
 
Me parece tão fácil para a PM fazer isso que não consigo entender porque a necessidade de ter que haver uma centena de reclamações primeiro para que somente depois um comandante raciocine de maneira preventiva.
 
FARRA
 
Tenho plena convicção de que se a PM continuar com a mesma postura de ontem, a cambada de sem serventia que faz do Espaço Alternativo uma pista de corrida vai pensar duas vezes antes de arriscar “trombar” com uma equipe de PMs fazendo plantão no local.
 
SEMTRAN
 
Sobre a falta da presença, também, da Secretaria Municipal de Trânsito no Espaço Alternativo isso é uma daquelas situações que só o prefeito Hildon Chaves pode explicar. Imagino que Ele vai guardar os esclarecimentos para os debates na eleição.
 
CANDIDATURAS
 
Partido Solidariedade definiu a participação na eleição em 11 cidades de Rondônia como cabeça de chapa. Segundo o presidente do Solidariedade no Estado, Daniel Pereira, o partido poderá fazer algumas composições , mas também tem em seus quadros nomes fortes para disputar sozinho a eleição.
 
MUNICÍPIOS
 
Além de Porto Velho, o Solidariedade disputará as prefeituras de Ariquemes, Buritis, Cujubim, Ji-Paraná, Machadinho, Nova Mamoré, Presidente Médici, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé e São Miguel do Guaporé.
 
CAPITAL
 
Na capital, o ex-comandante da PM, Ronaldo Flores, será o candidato do Solidariedade. Ronaldo, que fez um excelente trabalho na Polícia Militar, já vem trabalhando para costurar apoios e apresentar seu projeto para Porto Velho.
 
HILDON CHAVES É CANDIDATO
 
Moradores da rua Álvaro Maia, no bairro Embratel, onde tem um beco, estão convictos de que Hildon Chaves é candidato à reeleição. A afirmação é por conta do asfaltamento do beco que começou a ser pavimentado na sexta-feira.
 
 
CORTAR CAMINHO
 
O tal beco é uma daquelas coisas que ninguém sabe o que aquilo tá fazendo ali. Foi aberta uma passagem para encurtar caminho é lá ficou. Oficialmente é uma rua de uma mão por vez. Não há largura suficiente para dois veículos ao mesmo tempo. 
 
QUALIFICAÇÃO
 
Se eu fosse chamado para trabalhar em um açougue, agradeceria o convite mas não aceitaria e não é pelo fato de ser no açougue, pois é um trabalho digno como outro qualquer. 
 
CAPACIDADE
 
Recusaria o convite simplesmente pela falta de qualificação. Se a vaga fosse para auxiliar um açougueiro, aí a história seria diferente. 
 
APRENDIZADO
 
Trabalhando ao lado de um bom profissional qualquer sujeito com boa vontade consegue se dar bem. A pessoa aprende o ofício e depois segue seu destino, aí sim quem não era qualificado até então já passa a ter o conhecimento que precisava.
 
CHANCE DE MANDAR
 
Em alguns setores do serviço público quem fica na condição de chefe só pode mandar se tiver conhecimento profissional ou político. A exceção fica por conta de quem chegou lá pelo voto, nesse caso temos inúmeros exemplos de Zé Ruela mandando.
 
OUTRA EXCEÇÃO
 
Outra possibilidade de chefia, quando se tem apenas o Mobral bem tirado, é ser puxa saco. Nessa condição, estamos vivenciando uma farra generalizada. E o pior é que em época de mídias sociais, a “babação” deixou ser restrita aos ambientes fechados de trabalho.
 
ANUNCIOU QUE É CANDIDATO
 
Willian Ferreira vai concorrer à vereador. Conhecido popularmente pelo nome de “Homem do Tempo”, William Ferreira é um atuante agente comunitário de Porto Velho. Nas redes sociais, ele acabou se tornando um porta voz da comunidade esquecida pelo poder público.
 
 
PROFISSÃO 
 
Policial militar de carreira, o Sargento William Ferreira passou a se dedicar ao jornalismo social após ser encaminhado para o quadro da Reserva. A partir desse momento, ele deu início a uma história na televisão, rádio e internet em Rondônia.
 
BOM SUJEITO
 
Simples, humilde e falando a mesma língua da comunidade, o Homem do Tempo costuma ser chamado para mostrar problemas variados em tudo quanto é canto da capital.
 
CONFIANÇA
 
É com base nessa popularidade que Willian anunciou sua pré-candidatura a uma das 21 cadeiras de vereador da capital rondoniense. 
 
LOTERIA
 
Embora tenha o trabalho social já consolidado, Willian tem pela frente o desafio de convencer os eleitores que poderá ser ainda mais atuante se for eleito vereador. William Ferreira é filiado ao PODEMOS e aguarda a realização da convenção partidária para confirmar  a candidatura.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS