BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Governo omisso, polícia inoperante e um inocente morto

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

27 de Julho de 2020 às 09:01

Atualizada em : 27 de Julho de 2020 às 18:20

Foto: Divulgação

NORMAL
 
Tenho 28 anos de profissão e pelos menos uns 20 dedicados à reportagem policial. Não há experiência suficiente que permita ignorar a violência, mesmo ela fazendo parte do nosso cotidiano.
 
OUTROS EXEMPLOS
 
Conheço policiais militares e alguns delegados que pensam parecido. Vivenciam tragédias, desrespeito, injustiças e por mais banal que possa parecer se sensibilizam com vítimas e seus familiares.
 
GOSTAVA DE VIVER A VIDA COM SAÚDE
 
Tiago, um jovem com uma vida inteira pela frente, é a mais recente vítima da violência anunciada  e ignorada por gestores que não tem nada com isso, até o dia que alguém de suas famílias sejam vítimas também.
 
AVISO
 
Durante a semana passada eu escrevi DUAS COLUNAS alertando para o perigo em que se encontra o Espaço Alternativo. Motociclistas e motoristas irresponsáveis, usuários de drogas e bandidos enquadrados em outros delitos transitam em meio às pessoas de bem, seguros de que lá é bom de estar. 
 
CERTEZA DA IMPUNIDADE
 
No caso de motos e carros, alta velocidade e falta de escapamento na descarga são situações exibidas com orgulho. Como ninguém fiscaliza, os imbecis fazem disputas idiotas achando que pessoas de bem dão alguma importância ao desatino.
 
NA FAIXA DE PEDESTRE
 
O ciclista Tiago e mais um amigo estavam atravessando a faixa de pedestre quando os irresponsáveis passaram. Tiago estava na frente do amigo e acabou sendo atingido em cheio. O impacto foi tão violento que o jovem de 22 anos não soube nem como morreu.
 
 
QUEM FISCALIZA
 
A polícia, quando aparece no Espaço Alternativo, faz um trajeto de ida e volta lentamente pela via e depois sabe-se lá para onde vai. Aliás, o Batalhão de Trânsito de Porto Velho poderia ser tema de estudo pois o único local em que não se encontra os policiais é na rua. Diferente da Força Tática, Batalhão de Choque, 1°, 5º e 9° BPM, entre outros, que são vistos em quase tudo que é buraco na capital. 
 
TUDO PODE
 
O jovem Tiago foi assassinado por um desses irresponsáveis que aproveitam a condição do Espaço Alternativo ser terra de ninguém. Cada um faz o que quiser, e a população que aceite ou fique em casa.
 
 
FLAGRANTE
 
Preso em flagrante, o irresponsável negou que estava fazendo racha e ainda culpou a vítima por ter “atravessado na frente dele”. Na Central de Polícia, o delegado Marcos Correia fez o que manda a Lei. Indiciou o tal Gabriel pelo crime de homicídio doloso no trânsito.
 
CARA DE CUPIM
 
Quem viu os vídeos e fotos ( estão disponíveis no site Rondoniaovivo ) de como ficou o carro e a bicicleta após o atropelamento, realmente vai concordar com o leviano. Tiago era um irresponsável que só queria arriscar sua vida tão jovem para fazer graça.
 
PRESÍDIO
 
Após o depoimento o tal Gabriel foi levado para o presídio. Vai responder por homicídio doloso, quando há intenção de matar. Na velocidade em que estava assumiu o risco do crime.
 
FICOU VIVO
 
O tal Gabriel só conseguiu chegar ao presídio graças à ação de PMs que chegaram rápido para atender a ocorrência. Muitas pessoas queriam linchá-lo quando ele parou o carro para ver o assassinato que havia cometido.
 
PENA
 
Ainda hoje, Gabriel sai do presídio para ser levado na audiência de custódia onde o juiz decide de que forma ele vai responder pelo crime, se preso ou em liberdade. Se condenado, pode pegar pena entre 06 e 20 anos. Branda demais para quem comete um ato como o dele, mas é o que determina a Lei.
 
MAIS UM
 
O outro irresponsável, que disputava racha com o tal Gabriel, segundo testemunhas relataram para a polícia, estava em um veículo Corolla. Ele fugiu do local, mas câmeras de segurança identificaram a placa e a polícia já sabe quem ele é. 
 
ADVOGADO
 
Tudo indica que o sujeito vai esperar passar o flagrante para se apresentar à polícia acompanhado de advogado e dar uma “explicação” tão esfarrapada quanto à do flagranteado.
 
PODIA SER EVITADO
 
O que mais revolta nesse caso é que essa morte poderia ter sido evitada se o ego dos responsáveis pela administração do Estado não fosse sem limites. Tudo que se escreve criticando é Fake pois o Governo é um exemplo de boas ações.
 
DUAS OCASIÕES
 
Na segunda-feira passada eu escrevi que no domingo me deparei com carros e motos “rasgando” a pista do Espaço Alternativo em alta velocidade. Na quinta-feira voltei lá e constatei o mesmo problema. Na sexta-feira voltei a insistir no assunto da alta velocidade e criticando também a falta de iluminação no tal estacionamento meia boca que foi construído no local. À noite, Tiago foi assassinado.
 
QUIETOS
 
Nem polícia, nem governo se manifestaram. Sobre a escuridão, a assessoria de imprensa da prefeitura disse que o problema era do Governo. A Secretaria Estadual de Obras informou que o problema é da Emdur, a Emdur informou que a terraplanagem chamada de estacionamento é problema do Governo.
 
VERGONHA
 
Esse jogo de empurra que eu presencie revela exatamente o perfil de quem administra. Se constrói caça votos, se alcança o objetivo e depois se aguarda 04 anos para “aplicar” uma nova mentira no povo.
 
COMPETÊNCIA
 
Thiago Tezzari, ex-diretor da Emdur me mandou cópia de um termo de cooperação assinado entre o Governo Marcos Rocha e Prefeitura. Pelo acordo, conforme Tezzari, o município é responsável pela iluminação na área do Espaço Alternativo, mas isso não inclui o local do novo estacionamento.
 
TÁ REGISTRADO
 
Aproveitando o envio de tal documento, percebi que o item 3.3 da cláusula terceira diz que a prefeitura teria que promover a fiscalização de trânsito no Espaço Alternativo. Não há uma criatura sequer nessa cidade que afirme ter visto, uma única vez, agentes de trânsito ou militares do Batalhão de Trânsito fazendo fiscalização lá.
 
 
RÉPTIL
 
Nem em uma bela noite de verão quando um nobre jacaré, dois anos atrás, resolveu atravessar a pista apareceu polícia ou agentes de trânsito. Foi a população que deu guarida e tirou muitas fotos enquanto o “ilustre” cruzava de um banhado para outro.
 
GOVERNO
 
Sobre o governador Marcos Rocha, em relação ao Espaço Alternativo, não vale nem a pena escrever ou questionar. Já sei que a resposta está pronta. Bolsonaro disse que essa imprensa é mentirosa, ponto final.
 
PREFEITURA
 
Na sexta, o prefeito Hildon Chaves deu uma entrevista ( está em redes sociais ) dizendo que em sua gestão a saúde melhorou, metade da cidade foi pavimentada, o transporte está no caminho certo, a educação seguindo a todo o vapor, o esporte é o melhor dos últimos anos, a revitalização da Estrada de Ferro Madeira Mamoré é um novo Colosso de Rodes.
 
JÁ ESCOLHI MEU CANDIDATO
 
Hildon disse ainda que são tantas benfeitorias que não cabem em um programa de entrevista com APENAS DUAS HORAS de bate papo. Com um político tão dedicado assim e cheio de obras excepcionais eu sugiro nem haver eleição. 
 
EM TEMPO
 
Vergonha e vexame parecem ter feito alguém enfiar o rabo no meio das pernas. Por volta de 08 da noite de sábado, eu vi 07 equipes da Polícia Militar fazendo abordagens em três pontos diferentes do Espaço Alternativo.
 
DE ONDE SAÍRAM
 
Raramente se vê uma equipe em patrulhamento contínuo no local, mas no sábado até os nobres da Força Tática estavam fazendo o papel que compete ao Batalhão de Trânsito e aos agentes da SEMTRAN. Aliás, esses do município ainda é uma incógnita descobrir onde se encontram.
 
COMIDA COM SOM DE QUALIDADE 
 
Na sexta-feira almocei no Casa Bela que  reabriu com rodízio de peixes. Comida de qualidade e com som sintonizado na Antena1. Desnecessário comentar a satisfação de estar naquele ambiente.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS