ESPAÇO ABERTO: Vice-prefeito teria servido Paca e chamado amigos pra confraternizar

Confira a coluna de Cícero Moura

ESPAÇO ABERTO:  Vice-prefeito teria servido Paca e chamado amigos pra confraternizar

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

FESTA REGADA A PACA
 
Um áudio que seria do vice-prefeito de Candeias do Jamari, André Bem, está circulando em rede sociais. Na gravação, o vice-prefeito convida amigos para uma festança regada a Paca no distrito de Triunfo.
 
MAU EXEMPLO
 
Além do consumo do animal ser proibido, o convite para “junção” de pessoas é um desrespeito aos esforços coletivos que vem sendo feitos para evitar a contaminação e propagação do coronavírus.
 
LEI
 
O subcomandante do Batalhão Ambiental de Candeias do Jamari, capitão Jairo Alves Carneiro, informou que não há nenhuma denúncia registrada sobre o fato. Capitão Jairo repassou os números do Batalhão para quem quiser fazer qualquer tipo de denúncia referente a crime ambiental. 3230-1088 / 99995-6874.
 
OUTRO LADO
 
O  vice-prefeito, André Bem, disse que um amigo lhe chamou para um churrasco com carne de Bode, a referência à Paca na gravação, segundo André, é uma brincadeira que ele costuma fazer em seu grupo de amigos.
 
INTRIGA DA OPOSIÇÃO
 
De acordo com o vice-prefeito de Candeias do Jamari, adversários políticos estariam tentando denegrir a imagem dele e por isso publicaram o áudio em redes sociais.
 
NÃO ASSINOU
 
O governador Marcos Rocha foi um dos 07 governadores do País que não assinou a nota pública em apoio ao relatório da deputada Professora Dorinha (DEM-TO) que prevê a renovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
 
INICIATIVA
 
A nota vinha sendo articulada desde a semana passada pela governadora Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte, junto ao Fórum de Governadores.
 
EFETIVAÇÃO
 
Com o fim da vigência do Fundo, a governadora petista cita urgente aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que o torne permanente e eleve a participação da União no financiamento da educação básica.
 
INTENÇÃO
 
A proposta de emenda à Constituição (PEC) que tramita na Câmara, relatada pela deputada Professora Dorinha Seabra (DEM-TO), prevê um aumento escalonado do aporte do governo federal no Fundeb: o percentual começaria em 12,5% em 2021 e chegaria a 20% em 2026.
 
INVIÁVEL
 
O Secretário Estadual de Educação de Rondônia, Suamy Vivecanda, diz que o Fundeb é muito importante, mas a proposta de aporte é totalmente fora das realidade.
 
SEM RECURSOS
 
Suamy explica que não há de onde tirar recursos para atingir esse índice de 20% até 2026. Ele citou como exemplo o Governo Dilma, que teria conseguido investir no Fundeb apenas 1% em 6 anos que a ex-presidente ficou no cargo.
 
RETORNO ÀS AULAS
 
O Secretário esclareceu ainda que no caso de Rondônia, ainda não há nada definido para o recomeço do ano letivo. Suamy argumenta que a decisão será definida entre órgãos de saúde e de controle. Só após uma ampla análise da situação referente à pandemia é que será possível estabelecer uma data de reabertura das escolas.
 
FIQUE ATENTO PARA O CORTE DE ENERGIA
 
As distribuidoras poderão voltar a cortar a energia de consumidores que deixarem de pagar suas contas a partir de 1º de agosto, decidiu a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (21).
 
 
EXCEÇÃO
 
Apenas usuários enquadrados no programa Tarifa Social, destinado a famílias de baixa renda, terão o fornecimento mantido até o fim do ano mesmo que não consigam arcar com as faturas.
 
PROVISÓRIO
 
Com a declaração da pandemia do novo coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Aneel havia aprovado, temporariamente, a proibição de cortes por falta de pagamento entre 24 de março e 31 de julho para todos os consumidores.
 
SEGUE MANTIDO
 
A  Aneel aceitou estender a suspensão de cortes para as 9,5 milhões de famílias de baixa renda enquadradas no programa Tarifa Social até 31 de dezembro — período de vigência do decreto de calamidade pública.
 
AVISO
 
As distribuidoras deverão mandar aviso aos consumidores sobre a retomada dos cortes de fornecimento. As empresas também deverão cumprir uma nova lei aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Bolsonaro que proíbe o desligamento de serviços públicos nas sexta-feiras, sábados, domingos, feriados e no dia anterior ao feriado.
 
JÁ VALE
 
Em Rondônia, uma Lei Estadual já estabelece essas medidas.
 
SALDO POSITIVO
 
O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont), conseguiu um feito bastante positivo no primeiro semestre de 2020. Houve redução de até 50% nos crimes registrados na Zona Leste da capital, no período de 1° de janeiro a 1º de julho, em comparação ao mesmo período de 2019. 
 
PONTUAIS
 
Os dados apresentados configuram dez bairros da Zona Leste analisados, são eles: Ayrton Senna (50%), Cascalheira (47%), Ulisses Guimarães (47%), JK (40%), Teixeirão (39%), Três Marias (39%), Mariana (38%), Socialista (35%), Jardim Santana (30%) e São Francisco (25%).
 
REFORÇO POLICIAL
 
Segundo o comandante do 5º BPM, Major PM Renato Suffi, essa redução é resultado da intensificação do policiamento implantado em 2020. Também foram elaboradas estratégias de ações voltadas à realidade da Zona Leste, que permitem maior repressão aos crimes.
 
IMUNDICE
 
Moradores do bairro Areal mandaram fotos para a coluna mostrando a situação de abandono do campo da Associação Futebolística do Areal ( AFA ). O local virou um lixão e a comunidade pede ajuda da própria população para uma limpeza.
 
 
RECEPÇÃO
 
A comunidade também avisa que aguarda a chegada dos candidatos nas próximas eleições para uma “calorosa” recepção. 
 
 
DOIS PRAÇAS
 
Um comando no currículo. Na obra de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida, Cabo Setenta tinha dois praças sob suas ordens. O que difere a realidade da ficção? A ingenuidade de Setenta e sua autoridade independente.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS