BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Senador diz que Governador está de quarentena desde que assumiu o governo

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

07 de Julho de 2020 às 08:48

Foto: Divulgação

 
MAIS OUTRO QUE CANSOU
 
Ontem eu escrevi que as redes sociais tem sido o canal de desabafo de alguns políticos que, em público, até tentam passar a imagem de que está tudo às mil maravilhas na política de Rondônia. O senador Marcos Rogério mostrou que é mais um que perdeu a Paciência com o governador Marcos Rocha.
 
A CRÍTICA ENTRE OS MARCOS
 
Tudo começou após a publicação de vídeo do governador Marcos Rocha dizendo que nunca recebeu telefonema do senador Marcos Rogério ou mensagem oferecendo recursos para o Estado. O Governador resumiu a fala dizendo que o senador parece estar fazendo politicagem e tentando denegrir a imagem dele. 
 
A CRÍTICA ENTRE OS MARCOS 2
 
Marcos Rogério disse que o Governador não sabe o que acontece dentro do próprio governo. O senador enfatizou que não há comunicação entre as secretarias e cada um faz o que quer. Disse ainda que não há comunicação com os municípios e que Fernando Máximo mais parece um secretário de Porto Velho do que do Estado.
 
QUERIA AJUDAR
 
No vídeo gravado pelo Senador, ele diz que ofereceu 30 milhões de reais para o Estado de Rondônia combater a pandemia. O Governo teria ignorado o auxílio e nem dado justificativa sobre os motivos do desdém.
 
FEZ O CAMINHO PELA SAÚDE
 
Marcos Rogério falou que mandou mensagem para o Secretário Estadual de Saúde, Fernando Máximo, oferecendo os 30 milhões. Até hoje aguarda uma resposta.
 
TENTOU A ASSEMBLEIA
 
O Senador afirmou que procurou Fernando Máximo após o deputado Laerte Gomes ter tentado conversar com o Secretário de Saúde e o Chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves, para fazer chegar ao Governador o interesse de mandar o recurso.
 
RECLAMOU
 
Na gravação Marcos Rogério mostrou mensagem que mandou para Fernando Máximo dizendo que o Estado parecia não estar precisando de recurso.
 
CONCLUSÕES 
 
Marcos Rogério finalizou o vídeo dizendo: “ Governador ,  ou o senhor está mentindo ou sua equipe não serve. Tem que demitir o Fernando Máximo e o Junior Gonçalves ou o senhor está de conluio com o secretariado para mentir ao povo. Ou demite ou é cumplice da omissão”.
 
MÉDICOS PARA CACOAL
 
O  deputado Cirone Deiró se reuniu por vídeo conferência com o governador Marcos Rocha e solicitou a adoção de medidas excepcionais para a contratação de médicos e profissionais da saúde em Cacoal. Cirone sugeriu a contratação de médicos formados no exterior e que ainda não tenham o Revalida. 
 
JUSTIFICATIVA
 
O deputado citou o  exemplo do Estado de Sergipe, onde uma ação conjunta do  Ministério Público Federal, do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público do Estado permitiu a Justiça Federal conceder liminar autorizando a prefeitura de Aracaju a contratar  médicos formados por instituições de ensino estrangeiras, que ainda não realizaram o exame do Revalida.
 
EXCEPCIONALIDADE
 
Cirone disse que o estado vive uma situação que exige medidas urgentes, práticas e objetivas para suprir imediatamente a falta de profissionais de saúde no combate ao Covid-19. 
 
FASE 1
 
O deputado Cirone Deiró também disse ao governador Marcos Rocha que a portaria que definiu o fechamento do comércio não se aplica ao município de Cacoal. Segundo o deputado, o trabalho preventivo liderado pela prefeita Glaucione e sua equipe da área da saúde, tem conseguido controlar o avanço do vírus no município.
 
NA UTI
 
O deputado estadual Jean Oliveira  está internado com COVID-19 e respirando com ajuda de um balão de oxigênio. O deputado estava se recuperando em casa e ontem à noite, após exame de raio-x, teve que ser encaminhado para UTI.
 
 
ESTÁVEL
 
Um assessor do deputado informou hoje cedo que o estado de saúde dele é estável. Jean está com 70% dos pulmões comprometidos por isso deverá permanecer na UTI.
 
ODONTOLÓGICO
 
O Serviço Social da Indústria (SESI) informa que retomará os atendimentos dos serviços de odontologia em suas clínicas de Porto Velho e unidades do interior (Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena), a partir de amanhã.
 
 
CUIDADOS
 
De acordo com as orientações do Conselho Regional de Odontologia (CRO-RO), estarão liberados somente os procedimentos de urgência e emergência.
Os atendimentos estão suspensos desde março, em razão da pandemia do novo Coronavírus. 
 
MEDIDAS
 
De acordo com o SESI, uma série de medidas sanitárias foram tomadas para garantir a saúde e segurança, tanto dos profissionais da área da odontologia, quanto dos pacientes. Entre as medidas estão restrições como atendimentos somente com horário marcado, aferição de temperatura de todos os clientes, uso obrigatório de máscara e limitação do número de pessoas nos consultórios.
 
PARTIDO DOS TRABALHADORES
 
O Servidor Público Ramon Cujui é pré-candidato do PT para disputar a prefeitura da capital. O nome dele foi aprovado em Encontro Municipal no domingo, que teve a participação virtual da presidente do PT, Gleise Hoffman. Segundo Gleise, Ramon tem capacidade para transformar Porto Velho. 
 
HILDON CHAVES
 
Uma reunião ontem à noite no prédio do relógio definiria a vida política do prefeito para as próximas eleições. Lideranças do PSDB, vereadores e apoiadores de Hildon discutiriam com ele quais as chances de se aventurar em uma tentativa de reeleição. Até o fechamento desta edição não recebemos as informações que a assessoria prometeu enviar. 
 
FALÊNCIA
 
A Avianca Brasil, que estava em recuperação judicial desde dezembro de 2018, entrou com pedido de falência. Com dívidas que somam R$ 2,7 bilhões, a companhia aérea estava sem operar desde maio do ano passado.
 
FOI PREJUDICADA
 
No pedido protocolado na última sexta-feira (3), a empresa afirma que seu plano de recuperação foi prejudicado por decisões da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Isso porque a agência reguladora redistribuiu entre as empresas aéreas os slots (horários de pousos e decolagens nos aeroportos) que eram operados pela Avianca Brasil.
 
AZUL
 
Já a Azul está retomando gradualmente suas operações após paralisar quase toda a frota em meio à pandemia do coronavírus. A previsão é que em agosto a companhia faça 303 voos diários, um avanço de 290% na comparação com abril.
 
 
80 DESTINOS
 
O plano é que oito cidades voltem a receber voos a partir de 3 de agosto. Outros trechos serão retomados em 17 e 18 do mesmo mês. Com isso, a companhia voltará a servir 80 destinos, entre capitais e cidades regionais. As passagens já estão à venda.
 
RONDÔNIA
 
A Azul informou também que ainda não tem um plano definido sobre quais frequências de linhas e rotas serão mantidas para Rondônia e  Porto Velho. A empresa já havia antecipado que no caso do interior,  só manterá suas rotas se o Governo investir na infraestrutura dos aeroportos.
 
ECONOMIA
 
Em meio à crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus, as famílias brasileiras fizeram mais depósitos do que saques na caderneta de poupança no mês passado. Dados do Banco Central mostram que, em junho, os depósitos líquidos somaram R$ 20,534 bilhões. Este é o maior volume de depósitos líquidos para um mês de junho em toda a série histórica, iniciada em 1995.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS