BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Prefeito diz que Governo mente e faz politicagem com a pandemia

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

22 de Junho de 2020 às 09:19

Atualizada em : 22 de Junho de 2020 às 15:00

Foto: Divulgação

IRRESPONSABILIDADE
 
O Governo mente e é irresponsável ao passar informações erradas para a população. Marcos Rocha está fazendo politicagem. A afirmação é do prefeito Hildon Chaves que perdeu a paciência com o Governador.
 
PRATELEIRAS VAZIAS 
 
O prefeito afirma que não há insumos à disposição e que não houve distribuição de equipamentos e remédios na quantidade necessária. “ Eles pegam quatro ou cinco sacolinhas e saem por aí dizendo que estão distribuindo remédios para todo o estado”, enfatiza Hildon Chaves.
 
PROPAGANDA ENGANOSA
 
Isso é puro engodo, acaba passando uma falsa sensação de que as coisas estão sob controle disse o prefeito. Hildon informou que suspendeu todas as obras que não fossem confinadas obedecendo o decreto do governador que no dia seguinte foi para redes sociais desautorizar a PM a fiscalizar.
 
COBRANÇA
 
Como que nós vamos controlar, cobrar, exigir cuidados se o governador critica a própria polícia preocupada na obediência a um decreto assinado pelo próprio governo. 
 
CONSENSO
 
O prefeito disse que resolveu ficar quieto porque ele estava decretando uma coisa e o governo outra, isso causa confusão na população. Chaves afirmou que sugeriu que o Governador tomasse à frente e ele o seguiria, mas Marcos Rocha não cumpriu isso.
 
LOCKDOWN
 
O prefeito também afirmou que só não decretou Lockdown  porque não teria apoio da Polícia Militar, que responde ao Estado e não ao Município. Hildon argumenta que essa é a única medida adequada para tirar Porto Velho da grave situação em que se encontra. 
 
INTERNAMENTOS
 
Durante a entrevista, o prefeito falou ainda que nesse momento tem pacientes que estão ficando dois dias internados na Upa porque não tem para onde ser levado. Paciente de coronavírus consome muito mais medicamentos que os demais pacientes com outras doenças, afirmou Hildon Chaves.
 
POLÍTICA
 
O prefeito afirmou também que o governo trabalha para mostrar que é bom e o município ruim. Hildon diz que o Governador se deslumbra ao falar de sua amizade com o Presidente da República e esquece que mora e vive em Rondônia, que tem problemas pontuais para serem resolvidos. 
 
COERÊNCIA 
 
Quase tudo que o prefeito Hildon Chaves falou, sobre risco de colapso na saúde, na entrevista de sexta-feira,19, faz sentido. Os casos de coronavirus só aumentam e não há suporte nem logística para administrar o caos.
 
DEMOROU
 
A dúvida é porque Hildon Chaves esperou 5 dias para revelar sua preocupação. Na segunda,15, já era pública a decisão do Governador, seguindo a religiosa cartilha Bolsonaro, de que a economia não pode parar por causa do vírus chinês.
 
DISPUTA
 
Nessa questão de saúde em Porto velho, chama a atenção a briga entre o Governo e a Prefeitura para quem mente melhor. Quem quiser analisar o que estou falando basta dar um Google à partir de 07 de abril.
 
DISPUTA 2
 
Se os nobres leitores não acharem as invencionices, me peçam que mando os links. Tá tudo nos sites da Sesau e da Semusa. De um lado o Secretário Midiático e do outro a Secretária Remansosa. 
 
PAPAGAIADA
 
Para fazer justiça, se o Governo gosta de enrolar a prefeitura também tem seus deslizes. Toda vez, mastoda vez mesmo, que a Secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini, participa de uma entrevista coletiva ela repete a mesma gazopa. 
 
JACI PARANÁ
 
Na sexta, ao lado do Alcaide, a Secretária  falou pela enésima vez que a prefeitura está concluindo a unidade de saúde de Jaci Paraná. Tudo indica que até a eleição esse magnífico empreendimento poderá ser concluído.
 
JACI PARANÁ 2
 
Em 26 de fevereiro, a Semusa informou que as obras de reforma e ampliação da Unidade de Saúde de Jaci Paraná estavam 88% concluídas. Ainda, de acordo com a Semusa, a inauguração seria em março. Só faltou dizer março de que ano.
 
CHEFE DE NINGUÉM
 
Em 27 de fevereiro eu escrevi que a UPA de Jaci Paraná, distrito localizado a 80 km de Porto Velho, tinha um cidadão nomeado para o cargo de diretor. Receberia proventos da ordem de R$ 3.666,00 para ficar lá, sozinho. Fazendo não sei o que.
 
 
CHEFE DE NINGUÉM 2
 
Parece que a vida financeira segue normal para o chefe de nada. A dita Unidade de Pronto Atendimento ainda não foi inaugurada, mas isso não é problema do nomeado que mês passado recebeu um salário bruto de R$ 3.996,00.
 
CONSELHO ESTADUAL
 
Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Marcuce dos Santos,  disse que a atitude do prefeito é de extrema lucidez. Quis ouvir antes os conselhos Municipal e Estadual de Saúde para depois tomar uma decisão quanto às medidas que deveriam ser tomadas.
 
FORA DA REALIDADE
 
O Conselho disse que Fernando Máximo sugeriu acordo com empresários e comerciantes para aquisição de insumos e equipamentos e deixar a economia funcionando. Saúde teria sido  deixada em segundo plano. 
 
TÉCNICOS
 
Marcuce  dos santos esclarece que nesse momento de pandemia a responsabilidade manda que os gestores ouçam as autoridades de saúde que estão sentindo na pele a tragédia que assola a população.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS