BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Crimes ambientais já resultam em quase 50 milhões em multas

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

17 de Junho de 2020 às 09:21

Atualizada em : 17 de Junho de 2020 às 14:53

Foto: Divulgação

POSITIVO
 
Trabalho do Exército na Operação Verde Brasil 2 tem apresentado bons resultados na Amazônia. Em pouco mais de um mês de fiscalização já são quase 50 milhões em multas.
 
CERCO
 
As ações são em pontos estratégicos identificados por Mapa de Satélite. Ontem foram fiscalizadas madeireiras em Buritis. 
 
TROPA
 
Mais de 150 homens do Exército, Polícia Federal, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental e outras agências de preservação do meio ambiente estão empenhados no trabalho. A cidade de Buritis está localizada a 250 km de Porto Velho. 
 
CRÔNICO
 
A extração ilegal de madeira e o contrabando são problemas crônicos na Amazônia. Nao vao acabar, mas com as ações de combate aos ilícitos sempre ocorre uma diminuição considerável na atuação do Crime Organizado. 
 
PREGUIÇA 
 
Recebo inúmeros banners semanalmente de assessores de imprensa. Muita coisa não publico devido à preguiça de alguns jornalistas que não se dão ao trabalho de elaborar textos para divulgação. 
 
TEMPO
 
Todo o banner que chega não pode simplesmente ser colocado no ar sem um texto de apoio. É preciso explicar do que se trata o assunto que o cartaz contém e a importância do que vai acontecer. 
 
MOLEZA
 
Acontece que muito jornalista calaceiro não se dá o trabalho, e parece nem se preocupar, de mandar o maior número possível de informações que possam enriquecer o que deseja divulgar. 
 
DELETADO
 
Não vou dizer quem são e em que órgãos estão os acomodados, mas fica aqui o aviso caso se interessem em ter seus eventos divulgados. O Rondôniaovivo , como a própria coluna já deixa claro, é um espaço aberto para divulgar atividades e eventos de interesse público, agora ficar executando trabalho que compete a assessor de imprensa também já é "muita folga".
 
EXEMPLOS
 
Isso que escrevi diz respeito à algumas pessoas pontuais que tem seus proventos garantidos todo o mês, independentemente de que os veículos divulguem ou não seus banners. Mas vale elogiar bons exemplos. 
 
IBGE
 
Amabile Casarin, assessora de imprensa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em Rondônia, além de atender prontamente toda vez que o Rondôniaovivo solicita, envia textos recheados de informações. Nosso trabalho é apenas editar.
 
SEEB-RO
 
O jornalista Rondinelli González, do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia, é outro profissional que manda textos completos e sempre corre atrás de informações quando solicitamos. 
 
CAIXA
 
Falando em bancos, a agência da Caixa Econômica Federal da Madeira Mamoré, na Avenida Carlos Gomes, foi fechada, mais uma vez, nesta terça-feira por conta de funcionário contaminado com coronavirus. 
 
 
OUTRO LADO 
 
A assessoria de imprensa da Caixa, em Porto Velho, não respondeu às mensagens da coluna. 
 
OUTRO LADO 2
 
De acordo com informações do SEEB, a superintendente regional da CEF, Marina Aguilera, teria informado que a agência foi fechada para
atendimento ao público, pois estava passando por processo de desinfecção.
 
OUTRO LADO 3
 
A Superintendente também teria dito que todos os empregados que tiveram contato com a trabalhadora foram afastados e que serão monitorados e passarão por testagem para possível identificação de novos casos.
 
CALENDÁRIO ELEITORAL 
 
As eleições municipais deverão acontecer dia 15 de novembro e o segundo turno acontecerá no dia 29. A informação deverá ser anunciada oficialmente pelos presidentes do TSE, Câmara e Senado.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS