ESPAÇO ABERTO: Vilhena só vai internar pacientes de outras cidades com ordem judicial

Confira a coluna de Cícero Moura

ESPAÇO ABERTO: Vilhena só vai internar pacientes de outras cidades com ordem judicial

Foto: Divulgação

NÃO VAI RECEBER
 
Em entrevista para o jornal Folha do Sul, o  Secretário Municipal de Saúde de Vilhena, Afonso Emerick, disse que a cidade só vai atender pacientes de outros municípios se for obrigado judicialmente. De acordo com Emerick, a ala reservada para receber os infectados não é obrigada a acolher pacientes de outras cidades.
 
ESTRUTURA
 
No balanço divulgado ontem pela secretaria municipal de saúde, Vilhena está com 52 casos confirmados de coronavírus. Seis pessoas estão internadas em isolamento. A cidade tem 10 leitos de UTI e 25 de enfermaria.
 
 
PREVENÇÃO 
 
O secretário admite que se a situação se agravar, muitos pacientes deverão ser enviados para Vilhena. No entanto, existe o alerta sobre essa possibilidade já que isso poderia espalhar o vírus pela cidade.
 
CONSCIENTIZAÇÃO
 
Emerick diz que as pessoas que não tiverem o que fazer na cidade devem permanecer em casa, porque a situação é séria. Ele informa que a Secretaria está conseguindo controlar o avanço da doença, mas se a população não colaborar poderão ser adotadas medidas duras. 
 
COMÉRCIO
 
Entre as “medidas duras” está o fechamento do comércio, que será automático, caso a ocupação dos leitos reservados para pacientes com o Coronavirus chegue a 80%. No momento, apenas seis leitos estão sendo ocupados.
 
SEM ATENDIMENTO
 
A Secretaria Municipal de Comunicação de Vilhena informou que apenas serão negados os encaminhamentos oficiais de outros municípios, pois a cidade de referência na região é Cacoal. 
 
CERCO
 
A Secretaria informa ainda que Vilhena tem barreiras sanitárias e unidades de Saúde que atendem pelo SUS. Entre os pacientes internados, estão pessoas de MT e do PR, que foram identificados nas barreiras e precisaram de atendimento.
 
TRISTE
 
Qualquer vida perdida provoca muita dor em uma família. Mas, algumas vítimas chamam atenção pela flor da idade. Foi o que aconteceu com a jovem Nicole Lorrana, de 19 anos. Ela morreu ontem, em Porto Velho, vítima da covid-19.
 
 
FRÁGIL
 
A jovem tinha problemas no sangue e era do grupo de risco. Após ter sido contaminada com o coronavírus, ela teve complicações e acabou não resistindo as infecções provocadas pelo vírus chinês.
 
MAIS VÍTIMAS
 
Neste domingo foram confirmados 200 novos casos de Covid-19 em Rondônia. 134 somente em Porto Velho. Segundo o governo, o Estado já está com 4.942 pacientes que testaram positivo. O número de óbitos chega a 156.
 
FIM DOS LEITOS
 
Neste domingo, o Governo confirmou também que há apenas 14 leitos de UTI adulta disponíveis na Rede Pública Estadual em Porto Velho. São 216 pacientes internados na Rede Estadual de Saúde, 91 na Rede Privada e 7 internados na Rede Municipal de Saúde. 
 
IMUNDICE
 
Solange, moradora da rua Nicarágua, bairro Embratel, mandou essa foto. Diz ela que já perdeu a conta do número de vezes que ligou para a prefeitura reclamando do problema. Solange enfatiza que prometem "aparecer", mas...
 
 
ESCONDIDO
 
A imagem da lixeira escondida pelo matagal já dá uma ideia de quanto tempo faz que o local não recebe uma limpeza. Aliás, a lixeira está localizada no lugar onde deveria haver uma  calçada. 
 
 
SUGESTÃO 
 
Junto com as fotos ela me perguntou o que eu poderia sugerir para resolver a situação. Indiquei fazer uma "colinha" com nomes que ela NÃO DEVE NEM LEMBRAR na eleição de outubro. 
 
 
VIOLÊNCIA SEM LIMITES
 
Infelizmente a criminalidade parece banalizar cada vez mais. Em alguns casos parece ser muito evidente uma situação de vingança que poderia ter uma ação mais eficiente da polícia. Vou explicar.
 
CRIME
 
Uma jovem de 19 anos foi assassinada, ontem à noite,  na Rua McLaren, bairro Airton Senna, zona Leste de Porto Velho. Há dois meses, a mãe da jovem também foi morta no mesmo bairro.
 
REVIDE
 
Após o assassinato, a casa da autora do crime, na rua Interlagos, mesmo bairro, foi incendiada por um bando que se dizia membro de uma facção criminosa. Parece muito claro que há uma sequência de fatos que evidencia a ligação entre as três ocorrências. Se desde o primeiro crime, as investigações tivessem avançado quem sabe a moça ainda estivesse viva.  
 
ROTINA
 
Assim como o Rondoniaovivo, que torce para que a pandemia acabe logo e a vida volte ao normal para todo mundo, alguns parceiros também seguem com suas atividades dentro das regras de segurança impostas pelas autoridades. 
 
PROMOÇÃO
 
Já se programando para a data mais romântica do ano, o Rondoniaovivo em parceria com O Boticário, Stok Car Acessórios, Fator 5, Multibar, Junior Sun, Óptica Certa, NR Detetização, Aisthetike, Peixinn Restaurante e Prime Hamburgueria vai sortear diversos prêmios para tornar o dia dos namorados mais especial. São 14 brindes especiais para tornar o momento ainda mais charmoso.
 
COMO CONCORRER
 
Para participar do sorteio é muito simples, CLIQUE AQUI E CONCORRA. O sorteio será realizado na terça-feira, dia 10 de junho às 15h e os sorteados serão informados pelo telefone de contato.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS