BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: UTIs chegam no limite e semana pode terminar sem vagas para doentes

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

19 de Maio de 2020 às 08:33

Atualizada em : 19 de Maio de 2020 às 08:36

Foto: Divulgação

LOTOU
 
Reportagem do Rondoniaovivo na tarde desta segunda-feira,18, revela que falta muito pouco para esgotar a capacidade de leitos de UTI. Por causa do coronavírus o Cemetron está com 94% dos leitos ocupados e a AME com 73%
 
MAIS MORTES
 
No balanço da noite, o número de óbitos havia chegado a 83. Nove casos a mais em relação aos números divulgados pela manhã. Não está descartada a possibilidade de que a Capital feche a semana sem vagas de UTI.
 
QUASE MIL
 
Outro número preocupante envolve os servidores da saúde. Até o momento 934 estão fora de serviço por conta da pandemia, esse número é o total entre infectados, suspeitos e pessoas do grupo de risco.
 
E CONTINUAM SEM CHEGAR
 
Os cem mil testes rápidos comprados ainda na primeira semana de abril pelo Governo do Estado ainda permanecem na área do aeroporto da cidade de Guarulhos, em São Paulo, onde aguarda a liberação da ANVISA.
 
ROLANDO LERO
 
Fernando Máximo afirmou que a questão é enrolada e deu exemplo do primeiro lote que chegou em Rondônia e ficou uma semana no almoxarifado da Sesau por conta do mesmo problema. Ora!!! E cadê a amizade de longa data do Governador com o Messias ?
 
INCLUSÃO
 
Estamos na Semana da Mãe Atípica. Iniciativa do deputado Cirone Deiró que, Virou Lei, busca incentivar a promoção de políticas públicas de proteção às mães de pessoas com deficiência. A lei prevê a capacitação dos servidores públicos estaduais, especialmente da área de saúde e assistência social para o acolhimento, diagnóstico e tratamento de doenças emocionais que podem surgir decorrentes da maternidade atípica.
 
AINDA FALTA ATENÇÃO
 
De acordo com o deputado Cirone, o reconhecimento e a valorização da mãe atípica na sociedade devem ser um compromisso do poder público e da sociedade. Segundo ele, a omissão do governo e o silêncio da sociedade comprometem o esforço das mães na busca por atendimento aos filhos.
 
BOM EXEMPLO
 
O Estado de Rondônia é pioneiro na criação de uma Lei que estabelece uma semana voltada ao tema da Maternidade Atípica. O período serve para apresentar ao poder executivo as necessidades relacionadas a adoção de políticas públicas para atender as mães de pessoas com deficiência. 
 
VIRTUAL
 
Devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, as atividades da primeira Semana da Mãe Atípica estão sendo realizadas diariamente por meio de lives nas redes sociais do grupo Mães Coragens Indesistíveis. 
 
FISCALIZAÇÃO
 
Como a roubalheira é uma grande indústria que trabalha ininterruptamente , ás vezes órgãos de fiscalização saem às ruas para conferir se tudo vai indo bem. 
 
NA BOMBA
 
Nesta segunda-feira, 18, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou operação de fiscalização em postos de combustíveis de Porto Velho. 
 
Os fiscais inspecionaram bombas medidoras dos combustíveis. O objetivo era averiguar fraudes na comercialização dos produtos.
 
NÃO HOUVE AUTUAÇÃO
 
Nos itens fiscalizados, não foram constatadas irregularidades. Umas das maiores reclamações tem sido sobre possível fraude na quantidade de combustível entregue ao consumidor em relação ao que marca a bomba. Os fiscais fizeram testes com embalagens de 20 litros e não encontraram distorções. O trabalho de fiscalização prossegue nesta terça-feira.  
 
FÁCIL IDENTIFICAÇÃO
 
Dois bandidos roubaram mais de R$ 50 mil do gerente de um posto de combustíveis nesta segunda-feira (18), na Avenida Nações Unidas, quando o homem saia do banco.
 
Os larápios já chegaram sabendo que a vítima carregava o dinheiro.
 
FÁCIL IDENTIFICAÇÃO 2
 
Esse é o legítimo caso que até o agente mais novato consegue chegar aos bandidos. Até porque, os indivíduos não fizeram nenhuma questão de simular um ataque aleatório. O desolador nisso tudo, é que não há nenhuma dúvida que a polícia vai prender os criminosos no entanto o dono da quantia terá que se conformar com o prejuízo.
 
NÃO É CABO ELEITORAL
 
O prefeito Hildon Chaves foi vistoriar as obras de revitalização do complexo turístico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) em Porto Velho e disse que, em poucos meses, o local deve ser entregue a população.
 
DATA
 
Imagino que estes poucos meses que se refere o prefeito seja, na verdade, antes da eleição que ainda segue mantida em outubro mesmo com a pandemia de coronavírus.
 
OBRA DOS SONHOS
 
De acordo com Hildon Chaves, o novo e amplo complexo turístico terá mirantes, cafés, bares, restaurantes, local para a venda de produtos regionais e vinhos finos.
 
DESCANSO DIGNO
 
Chaves diz ainda que há um cuidado especial com a contenção do barranco do rio Madeira, na região dos galpões, e ainda a restauração do Cemitério da Candelária.
 
EMPREGOS
 
Aproximadamente 200 operários, entre empregos diretos e indiretos, estão no canteiro de obras. A demanda exige muita gente pois a área tem 114.000 m², o equivalente a 16 campos de futebol.
 
DINHEIRO
 
O investimento na obra é de R$ 30 milhões, sendo que a maior parte do recurso integra as ações de compensação da Santo Antônio Energia (SAE).
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS