BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Deputado quer que MP investigue ações da saúde no estado

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

22 de Abril de 2020 às 09:02

Atualizada em : 22 de Abril de 2020 às 15:46

PROTOCOLOU
 
O deputado Léo Moraes cumpriu a promessa e protocolou, ontem, no Ministério Público do Estado Rondônia uma recomendação para que sejam realizadas ações de fiscalização entre os poderes públicos para apurar os procedimentos tomados no combate ao COVID-19.
JP II
 
De acordo com Moraes, são dezenas de profissionais já infectados somente no Hospital João Paulo II. Léo disse que o objetivo não é fazer alarme mas agilizar procedimentos enquanto ainda há tempo.
 
NÚMEROS DO CREMERO
 
Em uma de suas entrevistas rotineiras, o Secretário Estadual de Saúde, Fernando Máximo, cutucou o Cremero quanto aos números que foram divulgados sobre o Covid-19. Fernando disse que a realidade se mostra bem diferente das projeções apresentadas pelo Conselho em entrevista coletiva.
 
CONTRAPONTO
 
O presidente do Cremero-RO, Spencer Vaiciunas, disse que lhe falaram sobre isso e ele respondeu de forma simples e objetiva. A apresentação feita pelos docentes da UNIR foi uma ESTIMATIVA dos vários cenários possíveis que poderiam ser diferentes por diversos fatores.
 
CONTROLE
 
Spencer salienta que os números de infectados que vemos agora, é graças ao isolamento social, que O CREMERO vem defendendo  como sendo a melhor forma de diminuir a disseminação do vírus. Simples assim.
 
MAIS UMA VÍTIMA
 
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou a morte da 5° vítima por coronavírus em Rondônia, trata-se de um idoso de 61 anos, de Ji-Paraná, que era irmão de uma mulher, também idosa, que faleceu com a mesma doença no último dia 14.
 
TRANSFERÊNCIA
 
O idoso havia sido transferido para Cacoal após a confirmação da doença e na segunda-feira (20) para Porto Velho (RO). Porém, o homem morreu durante madrugada.
 
ATUALIZAÇÃO
 
No fim da tarde desta terça-feira, o Governo de Rondônia divulgou os dados referentes ao coronavírus no Estado. São 223 casos confirmados.
 
CAPITAL
 
Porto Velho lidera em número de infectados com 163 pacientes positivos. Ariquemes é a cidade do interior com maior número de positivos, 39. 
 
OUTROS NÚMEROS
 
12 pacientes estão internados sendo que 115 aguardam resultados de exames. 5 pessoas já morreram em Rondônia devido ao coronavírus. 
 
MAIORIA PREFERE ISOLAMENTO
 
Levantamento do Paraná Pesquisa mostra que para a maioria (53,2%) dos brasileiros, o isolamento social deve ser mantido enquanto for necessário, independente da crise ou impacto econômico que a medida possa causar.
 
CONTRAPONTO
 
Por outro lado, somam 42,7% da população aqueles que não concordam com a manutenção do isolamento independentemente das consequências. Não souberam responder 4,1% dos entrevistados.
 
NORTE A SUL
 
A região onde o isolamento sem medir consequências tem o maior apoio é o Nordeste, com 54,1%. A menor está no Sul, 51,9%.
 
CONHECIMENTO
 
Apoio ao isolamento sem vírgulas é idêntico entre aqueles apenas com ensino fundamental e aqueles com ensino superior completo: 51,7%.
 
ONDE FOI A PESQUISA
 
O Paraná Pesquisas ouviu 2.218 habitantes com 16 anos ou mais em 26 estados e DF, em 212 municípios entre os dias 13 e 16 de abril.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS