BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Empresários de RO pedem ajuda ao governo para evitar demissões

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

20 de Março de 2020 às 09:24

Foto: Divulgação

INCENTIVO FISCAL


Empresários de vários segmentos do estado aguardam chamado do governo para discutir quais as medidas que o Estado pode adotar para não haver colapso na indústria e comércio de Rondônia.

 


DISCUSSÃO


A manutenção da mão de obra foi discutida na tarde desta quinta-feira (19) no Sindicato do Comércio Atacadista de Rondônia (Singaro). Os empresários afirmam que os prejuízos serão inevitáveis diante das medidas para prevenção do coronavírus. No entanto, eles ainda não pensam em demissão de empregados, mas garantem que o governo precisa acenar com alguma alternativa que alivie as despesas com impostos enquanto permanecer o alerta sobre o Covid-19.


DOCUMENTO


Após o encontro de ontem, foi elaborada uma pauta com sugestões que serão entregues ao governador. “ Sem uma ajuda do Estado, provavelmente, haverá colapso em vários setores”, garantiram os empresários.


EM RONDÔNIA


Governador Marcos Rocha anunciou em suas redes sociais que Rondônia já tem condições de fazer o exame de coronavírus. Uma biomédica teria feito um treinamento em Belém, no Pará, para realizar os exames e o Estado já teria recebido do Ministério da Saúde os kits de teste para que os exames possam ser realizados em Porto Velho.


DEIXOU O PC do B


A vereadora Elis Regina está fora do PC do B. Após ser eleita por três mandatos na sigla ela se desfilhou da legenda na quarta-feira,18,  e define nos próximos dias qual será seu novo partido para disputar as eleições de outubro.

 

TRANSPORTAR SÓ O PERMITIDO


O transporte coletivo só poderá transportar passageiros com número condizente com a capacidade máxima de assentos e com as janelas abertas. A decisão é da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte – Semtran, em cumprimento ao Decreto de situação de emergência no âmbito da saúde pública no Município, por causa do coronavírus.


PRORROGAÇÃO


Também ficaram prorrogados pelo período de 30 dias a validade dos credenciamentos de estacionamento regulamentado de idosos e portadores de necessidades especiais. Nesse caso, eventuais dúvidas a respeito dos credenciamentos de estacionamento regulamentado, serão esclarecidas via telefone, e-mail e aplicativos de mensagens, evitando-se o contato pessoal e aglomeração de pessoas na Semtran.


ALVARÁS


A portaria assegura a renovação do alvará do transporte escolar, moto-táxi, táxi, com vencimento até 31 de março, estarão prorrogadas por 15 dias. Os veículos que prestam serviço de transporte individual de passageiros, a fim de evitar a proliferação do COVID-19 (coronavírus), deverá transportar a quantidade máxima de duas pessoas no banco traseiro.


RECURSOS DE MULTAS PARADOS


Outra determinação da portaria é que estão suspensas por período indeterminado as reuniões da Junta Administrativa de Recursos de Infração – JARI e do Fundo Municipal de Trânsito – FMT. Também ficam suspensos os prazos processuais relacionados aos processos em andamento nos órgãos.


ADIADO


A Prefeitura de Porto Velho adiou a entrega de títulos de legitimação no distrito de União Bandeirantes. Os servidores já estavam preparados para o evento, a princípio, marcado para o dia 29. No entanto, as 2.248 escrituras referentes a primeira etapa do Programa Regularizar é Progresso na localidade serão entregues em data posterior.


CORONAVÍRUS


A iniciativa obedece o decreto 16.597, assinado pelo prefeito Hildon Chaves e que entrou em vigor a partir desta quinta-feira (19), a fim de evitar a proliferação do coronavírus, apesar de não ter nem um caso confirmado em Porto Velho.


FRONTEIRA FECHADA COM 8 PAÍSES


O governo brasileiro fechou a fronteira para Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru e Suriname. O prazo é de 15 dias. A fronteira com a Venezuela já estava fechada. O trânsito de mercadorias será mantido. Brasileiros que estejam nesses Países podem ingressar no Brasil.


AINDA NÃO


Entre os países vizinhos do Brasil, falta apenas fechar a fronteira com o Uruguai, que ainda está em estudo, segundo fontes da pasta comandada por Sergio Moro.

 

ANULADO

 

O STF não demorou a anular o ato do ministro Marco Aurélio que, a pedido do Psol, recomendava soltar presos sexagenários e “criminosos não-violentos”, como se o crime não fosse, em si, uma violência.

 

SUPEROU CHINA

 

Nesta quinta-feira, 19, a Itália registrou 3.405 mortes por coronavírus. Com isso, o país europeu passou o número de mortos pela Covid-19 na China, que teve 3.242 vítimas fatais.


AUXÍLIO


A China enviou médicos e equipamentos para ajudar os italianos a conter a epidemia. Entre eles está o vice-presidente da Cruz Vermelha chinesa, Sun Shuopeng. Segundo ele, os italianos não estão cumprindo corretamente as recomendações.


 

HOJE TEM MÚSICA E CAMARÃO


 
Hoje é dia de Festival do Camarão com preços especiais no Restaurante Paroka. No cardápio, Camarão Internacional, Camarão ao Alho e óleo, Risoto de Camarão, Espaguete com Camarão e Camarão Empanado. O restaurante também oferece outras opções saborosas feitas com um toque especial do Chefe Ney. A música ao vivo fica por conta do cantor Bodó. O Restaurante Paroka está localizado na rua João Goulart, 2593, bairro São Cristovão. Quem preferir, pode pedir tele-entrega pelo telefone 3221-6616.

 

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS