BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Mundo em alerta, pessoas com medo e medidas restritivas

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

16 de Março de 2020 às 08:31

Foto: Divulgação

APROVADO PARA USO IMEDIATO


O governo dos Estados Unidos aprovou um teste de emergência para coronavírus 10 vezes mais rápido do que o usualmente utilizado. A responsável pela tecnologia é a farmacêutica suíça Roche.


VÁRIOS PAÍSES


Mais de 100 unidades do teste foram distribuídas pela fabricante para uso em diferentes lugares do país. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pela agência de notícias Bloomberg. O teste foi aprovado de forma emergencial pela FDA –agência do departamento de saúde americano responsável pela liberação de alimentos e medicamentos na indústria farmacêutica.

 


DUAS OPÇÕES

 

A FDA concedeu uma autorização de “uso de emergência” para dois modelos de testes, o 6800 e o 8800. A versão 8800 é capaz de testar 4.128 pacientes por dia e a 6800 pode testar até 1.440. Esta é a primeira  vez que a FDA aprova um teste para coronavírus de forma emergencial com a possibilidade de aplicação comercial.

 


VALORIZAÇÃO


As ações da Roche subiram 4,9% no início da sexta-feira (13), liderando o Stoxx Europe 600 Index. Se for comprovada a eficiência do medicamento, provavelmente, bilhões de dólares entrarão nos cofres da Roche.

 

 

QUARENTENA EM MIAMI

 

O consulado brasileiro em Miami entrou em quarentena. A medida tem a ver com a visita feita pela comitiva de Bolsonaro.

 


PLANOS DE SAÚDE OBRIGADOS A PAGAR EXAMES E TRATAMENTO CORONAVÍRUS 

 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar aprovou, na sexta-feira(13), em reunião extraordinária, a inclusão do exame de detecção do coronavírusno no rol de procedimentos obrigatórios para beneficiários de planos de saúde. A Resolução Normativa deve ser publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira e entra em vigor na data de sua publicação.


QUEM PODERÁ USAR

 

O teste será coberto para os beneficiários de planos de saúde com segmentação ambulatorial, hospitalar ou referência e será feito nos casos em que houver indicação médica.

 

PROCEDIMENTO

 

A ANS orienta que o beneficiário não se dirija a hospitais ou a outras unidades de saúde sem antes consultar sua operadora de plano de saúde para informações sobre o local mais adequado para a realização de exame ou para esclarecimento de dúvidas sobre diagnóstico ou tratamento da doença. A agência afirma ainda que a cobertura do tratamento aos pacientes diagnosticados com o novo coronavírus já é assegurada aos beneficiários de planos de saúde, de acordo com a segmentação de seus planos (ambulatorial, hospitalar).

 

 

CASEIRO


 
Álcool gel e água com sabão são as melhores formas de higienizar as mãos e evitar a contaminação. Se atenha a isso. Medida simples e eficientes.

 

 


APOSENTADOS E PENSIONISTAS

 

O ministério da Economia anunciou que vai antecipar para abril o pagamento de R$ 23 bilhões referentes à parcela de 50% do 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). No ano passado, o desembolso ocorreu entre agosto e setembro.

 

FGTS

 

Também estão em análise mudanças no programa do saque imediato do FGTS, que liberou a retirada de recursos das contas dos trabalhadores. A decisão sobre o 13o é parte de um conjunto de medidas anunciadas como forma de combater efeitos da crise provocada pelo novo coronavírus.

 

SEM FUTEBOL

 

A partir desta semana, todos os jogos da Libertadores estão proibidos. As eliminatórias para a Copa do Mundo, previstas para o dia 22, também foram suspensas.

 

 

DISNEYLANDIA FECHOU

 

A Disney fechou seus parques de Orlando, Los Angeles e Paris. Não há previsão de reabertura enquanto permanecer o caos provocado pelo coronavírus.

 

 

MILITARES PREPARADOS

 

A convite de Braga Netto (Casa Civil), ministros militares do Planalto discutiram estratégias contra o coronavírus, para além das ações definidas pelo Ministério da Saúde. As forças armadas estão de prontidão caso venham a ser acionadas.

 

EMERGÊNCIA NO URUGUAI 

 

O Uruguai decretou estado de emergência sanitária, tudo depois que constatou quatro casos de coronavírus. O governo uruguaio anunciou que fechou parcialmente suas fronteiras para cidadãos provenientes da China, Coreia do Sul, Japão, Cingapura, Irã, Itália, Espanha, França e Alemanha. Nenhum navio de cruzeiro poderá aportar no País. O Brasil está fora.

 


NADA DE EVENTOS COM CONCENTRAÇÃO DE MUITAS PESSOAS

 

O presidente Localle Pou informou pessoalmente que também suspendeu todos os jogos de futebol e atividades artísticas. Não há data prevista para o fim das medidas.


OUTRAS FRONTEIRAS

 

A Dinamarca e a Polônia fecharam suas fronteiras para o ingresso de qualquer estrangeiro.

 

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO 

 

O ministro Bruno Dantas, TCU, suspendeu lei aprovada pelo Congresso que amplia os benefícios do chamado mecanismo de Benefício de Prestação Continuada, que atende populações com deficiências.

 


EVITAR GASTOS

 

Os parlamentares aprovaram projeto do Senado que tem vício de origem e é uma pauta-bomba destinada a aumentar explosivamente as despesas, ampliando o déficit público. O projeto foi vetado por Bolsonaro e na quinta o Congresso derrubou o veto.


BILHÕES DE REAIS

 

A decisão dos congressistas representaria uma despesa extra de R 20 bilhões por ano para o Tesouro. O Congresso ainda não se manifestou sobre a decisão  do ministro e o que será feito em relação a medida.

 

CONECTADOS


Na reunião da Comissão Mista em Defesa dos Povos Indígenas, em Brasília, o que chamou atenção foi o grande número de aparelhos celulares de última geração nas mãos dos indígenas.

 

 

PRODUÇÃO AUMENTOU


A produção diária de veículos em fevereiro no Brasil foi a melhor desde 2014. Por dia, foram produzidas 11.177 unidades, com 204,2 mil no total do mês. Houve um crescimento de 6,5% em relação a janeiro.

 

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS