BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Comunicação ineficiente não serve nem para exaltar ações eficientes

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

21 de Fevereiro de 2020 às 08:57

Foto: Divulgação

CONTAS EM DIA


Estudo realizado pela consultoria Tendências mostra que as prefeituras de Rio Branco, Palmas, Boa Vista, Curitiba, Porto Velho, Vitória, Aracaju e Manaus são as que estão com as contas públicas mais ajustadas.

 

 

AVALIAÇÃO

 

As prefeituras receberam notas de 0 a 10 com base em seis indicadores: endividamento; poupança corrente, liquidez, resultado primário, despesa com pessoal e encargos sociais e investimentos. Cada item recebeu um peso diferente e, em seguida, foi feita uma média para cada.

 

 

MAIS QUE SEIS

 

Pelo levantamento, os municípios com boa capacidade fiscal precisam ter nota média igual ou acima de 6. Para ser considerado com muito boa capacidade, a nota tem de ultrapassar 8.

 

 

ENTRAVES

 

A análise detalhada do levantamento mostra que os problemas dos municípios se concentram em dois eixos: no baixo gasto com investimento e na elevada despesa com pessoal. Nos últimos anos, de 2004 a 2018, os dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostram que o número de servidores municipais cresceu 52,5% e chegou a 6,5 milhões.

 

 

QUEM INVESTIU


A baixa capacidade de investimento afeta em cheio a vida do cidadão com a piora da provisão dos serviços públicos. O estudo da Tendências mostra que apenas as prefeituras de Boa Vista e Manaus tiveram uma taxa de investimento superior a 10%.

 


PORTO VELHO


Na questão investimentos nossa capital está em penúltimo lugar com ínfimos 3,31% à frente apenas de Maceió.

 

 

 

 


CALAMIDADE

 

Estudo da CNM mostra que centenas de cidades brasileiras estão próximas do colapso financeiro. De acordo com o levantamento, 229 prefeitos devem decretar calamidade nas contas públicas em 2020. O número esperado para este ano é bem maior do que o observado em 2019, quando 69 prefeituras emitiram esse tipo de decreto.

 

 

NEGLIGÊNCIA


Me chama atenção a falta de interesse do prefeito Hildon Chaves ou de sua Comunicação em divulgar amplamente os números positivos referentes ao ajuste de contas. Contas em dia revelam que o mecanismo financeiro trabalha de forma correta.

 


NEM TUDO ESTÁ PERDIDO


Para amenizar um pouco a incompetência escancarada, demonstrada durante 03 anos na educação e no transporte público e escolar rural, o ajuste de contas poderia ser alardeado como bom exemplo de gerenciamento. Mas sabe-se lá o que se passa na cabeça desse povo.

 


PRÊMIO


O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, que abrange os estados de Rondônia e Acre, recebeu na terça-feira (18), em Brasília/DF, o Prêmio Conciliar é Legal, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A honraria é pelo TRT 14º  ter registrado o maior índice de conciliação durante a XIV Semana Nacional da Conciliação entre todos os tribunais, realizada de 4 a 8 de novembro de 2019. 

 

 

FISCALIZAÇÃO DOBRADA


A Polícia Rodoviária Federal começa hoje e vai até quarta-feira (26) a Operação Carnaval 2020. Haverá reforço na segurança em locais estratégicos de maior incidência de acidentes graves e criminalidade. A ação é parte integrante da Operação RODOVIDA 2019/2020, que teve início no dia 20 de dezembro de 2019 e se encerrará no dia 01 de março de 2020.

 

 

 


 
SOBRE A RECLAMAÇÃO DE LEITOR REFERENTE AO EMPREENDIMENTO PRO MORADIA LESTE I


Nota da prefeitura


Após a invasão por populares no empreendimento Pro Moradia Leste I, localizado no bairro Jardim Santana, houve a retirada dos invasores, mas a estrutura ficou comprometida, depredada. A Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur) gere a parte social ao acompanhar a seleção das 269 famílias contempladas e executa os projetos sociais em parceria com a Caixa Econômica.


Os técnicos das secretarias de Resolução Estratégicas de Convênios e Contratos (Semesc) e da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Serviços Básciso (Semisb) estão em fase final de elaboração do novo projeto para aprovação da Caixa Econômica. Posteriormente será feito o certame licitatório para execução das obras no Empreendimento.

 

 

CORREIOS E EBC  

 

Após a formalização da inclusão da Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) no Programa Nacional de Desestatização (PND), o secretário especial de Desestatização, Desenvestimento e Mercados, Salim Mattar, disse que Correios e EBC também podem passar do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para o PND.

 

 

EFEITOS COLATERAIS DO FILME PARASITA


A lata das batatas Bonilla La Vista, mostrada em banquete da família Kim no filme ganhador do Oscar, impulsionou as vendas em 150%. O empresário Cesar Bonilla (foto) está impressionado com o aumento na procura pelas batatas chips em lata, feitas por sua empresa na cidade de Arteixo, Noroeste espanhol.

 

 

PRIMEIRO DA HISTÓRIA

 

A produção tornou-se o primeiro filme não falado em inglês a ganhar um Oscar de Melhor Filme. Bonilla, de 87 anos, está extremamente agradecido ao diretor Bong Joon-ho. "Eu lhe diria obrigado mil vezes, e até fico com lágrimas nos olhos quando penso nisso", afirmou à Reuters, enquanto assistia à cena no filme em que a família Kim se empanturra de batatas.

 

 

MAIS EMPREGOS

 

A companhia de Bonilla, dirigida por sua família, constatou monstruosa elevação das vendas online. Distribuidores aumentaram os pedidos na Espanha e outros países. Tiveram de contratar mais funcionários para dar conta da demanda.

 

 

UMA DÉCADA


Hoje completa 10 anos que o sonho de um dia virou pesadelo para 22 pessoas que achavam ter ganho, 1,3 milhão cada um, na Mega Sena. Elas compraram um bolão, mas a aposta não foi registrada  por uma funcionária da lotérica Esquina da Sorte, de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

 


JUSTIÇA


Passados 10 anos do sorteio, o grupo de 22 pessoas  segue na Justiça contra a Caixa Econômica Federal buscando o direito de receber o valor devidamente corrigido, que hoje ultrapassaria R$ 2 milhões para cada um. Atualmente, o processo aguarda julgamento no Superior Tribunal de Justiça (STJ), porém ainda sem data para ser julgado. 

 


ARGUMENTO


 A principal alegação no processo é de que se o dono da lotérica não fez o jogo a responsabilidade teria que ser da Caixa já que as pessoas entram no local, que é um estabelecimento credenciado pela Caixa, e compraram o bolão que estava sendo oferecido pelos funcionários. 

 

 

LEI DO CONSUMIDOR 


O  Escritório que defende os apostadores diz estar confiante em uma sentença favorável. Os  clientes foram vítimas de um descuido em um procedimento pelo qual nunca tiveram controle e o Código de Defesa do Consumidor embasa a tese.


— Como consumidores, eles tiveram um prejuízo que corresponde ao valor do prêmio. O fato de o jogo não ter sido registrado não pode prejudicar os apostadores que entraram em um estabelecimento com as cores da Caixa, fizeram a aposta, pagaram e quando foram sorteados não receberam nada — diz um dos advogados do Escritório.

 

 

QUASE 200 MILHÕES


Falando em Mega Sena, ela está acumulada em R$ 190 milhões para o sorteio deste sábado, 22. Quem for apostar, POR FAVOR verifique se o jogo realmente foi feito e guarde muito bem o comprovante. Boa sorte a todos!!!!

 

 

CAMARÃO

 

Hoje é dia de jantar suculento no Festival do Camarão do Restaurante Paroka. No cardápio, Camarão Internacional, Camarão ao Alho e óleo, Risoto de Camarão, Espaguete com Camarão e Camarão Empanado. O Restaurante Paroka está localizado na rua João Goulart, 2593, bairro São Cristovão. Quem preferir, pode pedir tele-entrega pelo telefone 3221-6616.

 

 

 

 

 

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

 

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS