BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Bancos fecham na sexta e só reabrem dia 26, durante o feriado prolongado

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

19 de Fevereiro de 2020 às 08:19

Foto: Divulgação

BANCOS NO FERIADO


A Federação Brasileira de Bancos informa que na segunda e terça-feira de carnaval (24 e 25/02) não haverá atendimento ao público nas agências. Na quarta-feira de cinzas (26/02) o início do expediente será às 12 horas, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

 


ANTECIPAÇÃO


Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15 horas, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento.

 


INTERNET


A FEBRABAN orienta os clientes a utilizarem os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

 


CONTAS COM VENCIMENTO NO FERIADO


As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 24 ou 25 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (26). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

 

 

 

 


SENADOR DE RONDÔNIA CONCORDA QUE SERVIDOR É PARASITA


Em discurso no Senado, o senador Marcos Rogério (DEM-RO) disse que concorda com as afirmações do ministro Paulo Guedes sobre considerar parasitas os servidores públicos. Em um trecho da fala, Marcos Rogério diz: “ Sobre o caso de ter ou não chamado o funcionalismo público de parasita, ouvia o conjunto das expressões usadas pelo Ministro e me convenci de que a crítica que fez tem uma natureza estrutural e está bem na linha do que temos dito aqui neste Senado”.

 


VAGAS NA AERONÁUTICA


Coronel Paulo Cesar Fischer, comandante da ALA 6, repassa informações referentes ao Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio da Aeronáutica do ano de 2021 (EA EAOAP 2021), Exame de  Admissão  ao  Estágio  de  Instrução  e  Adaptação  para Capelães da Aeronáutica do ano de 2021 (EA EIAC 2021), Exame de Admissão ao Curso de Adaptação  de  Médicos  da  Aeronáutica  do  ano  de  2021  (EA CAMR 2021) e ao Exame de Admissão ao Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica do ano de 2021 (EA CADAR 2021). O detalhamento dos exames está disponível no endereço eletrônico  HTTP://WWW.FAB.MIL.BR/CIAAR.

 

 

 

 

 

CORRUPÇÃO


A Policia Federal realizou a Operação Cefaléia, na sede da Prefeitura Municipal de Theobroma/RO, para apurar fraudes em licitações e desvios de recursos públicos na saúde, relativos à gestão de 2009 a 2012.

 


REMÉDIOS


A Delegacia de Combate à Corrupção e Crimes Financeiros deu cumprimento a mandado de busca e apreensão na sede da Prefeitura para instrução de inquérito que investiga irregularidades na compra de medicamentos para a Secretaria de Saúde de Theobroma. 

 


MAIS ROUBO


Duas equipes policiais também realizaram a oitiva de 10 pessoas envolvidas na apuração de outra investigação que trata de aplicações irregulares de recursos do Instituto de Previdência dos Trabalhadores Municipais, cujos investimentos resultaram em prejuízos da ordem de um milhão de reais para o fundo de pensão dos servidores. As apurações envolvem  pessoas ligadas à gestão anterior, 2009 a 2012, e as investigações encontram-se em fase final de instrução.

 

 

AÇÕES NO CARNAVAL


A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) prepara um plano de trabalho visando as ações para o período carnavalesco quanto a prevenção de doenças, acidentes e medidas que devem ser adotadas pela população, com o objetivo de reduzir as violências, acidentes de trânsito e as Infecções Sexualmente Transmissíveis/IST.

 


POSTOS DE SAÚDE


As unidades de saúde vão estar preparadas para receber a população. Entre as demandas estão entrega de preservativos masculinos e femininos às Unidades de Saúde (UPA, PA, UBS), agremiações de carnaval, Funcultural/Mercado Cultural, Organizações Não Governamentais e outras instituições; testes rápido de HIV, sífilis e hepatites virais em todas as Unidades de Saúde; uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de infecção em situações de exposição ao vírus HIV, em caso de acidentes com materiais biológicos, violência sexual, entre outros.

 

 

 

 

 

 


PARCERIAS


A Semusa trabalhará em parceria com diversas instituições do trânsito, segurança, educação e saúde, no Comitê Municipal de Segurança Viária/CMSV, alertando a população quanto a manutenção preventiva dos veículos, uso do cinto de segurança, cuidado no transporte de crianças, não usar celular enquanto dirige, respeitar a sinalização e os limites de velocidade e se for dirigir não ingerir bebida alcoólica.

 


EMERGÊNCIA


Órgãos que vão estar de plantão pelo município:Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde/CIEVS, número de celular 98473-3110. Vigilância Sanitária, número de celular 984747909. SAMU, 193. Eventuais violência contra criança, adolescentes, mulheres e idosos os números para denuncie são 100 e 180.

 


VIVA BEM


O projeto da Prefeitura de Porto Velho denominado “Viva Bem” retorna as atividades na próxima quinta-feira (20), com abertura oficial a partir das 18h, no Ginásio Poliesportivo Eduardo Lima e Silva – Ginásio Dudu, localizado na avenida Jatuarana, bairro Cohab, zona Sul de Porto Velho. Na ocasião será realizado o “Aulão de Carnaval do Viva Bem” e também o concurso de fantasia.

 


MAIS DE MIL ATENDIMENTOS


No ano passado, o projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes) atendeu cerca de 1.300 pessoas diretamente com atividades gratuitas que estimulam a melhoria da qualidade de vida. A novidade deste ano são as aulas no ginásio, as segundas com dança do ventre, as quartas com zumba e as sextas com ritmos, sempre as 18h.

 


OUTROS PONTOS


Já os polos do São Sebastião e do Esperança da Comunidade retornam somente a partir do dia 3. No São Sebastião, aulas de treino funcional e alongamento, toda terça e quinta-feira, sempre das 5h30 às 6h30 e no Esperança da Comunidade aulas de sertanejo universitário, ritmos, treino funcional e alongamento, de segunda a sexta-feira, sempre as 18h.

 

 

CORRUPÇÃO E LAVAGEM DE DINHEIRO


Os crimes ocorreram entre os anos de 2008 e 2010, e também 2012. O Ministério Público Federal do Paraná voltou a apresentar denúncia contra os ex-senadores Romero Jucá e Valdir Raupp. Aconteceu no âmbito da Lava Jato, por desvios na Transpetro, subsidiária da Petrobras. 

 

 

HÁ 03 ANOS

 

Os dois ex-senadores foram denunciados em 2017, pela Procuradoria-Geral da República, mas tiveram o caso remetido à primeira instância pelo ministro Edson Fachin, do STF, após o fim dos mandatos como senadores. O caso tramita na 13ª Vara Federal de Curitiba.

 

 

OUTROS ENVOLVIDOS

 

Também foram denunciados o ex-presidente da Transpetro, Sergio Machado, os executivos da NM Engenharia, Luiz Maramaldo e Nelson Maramaldo, e o ex-executivo da Odebrecht, Fernando Reis.

 

 

CRIMES

 

Segundo a denúncia, todos estariam envolvidos em esquema de pagamento de propina, mediante doações de campanha em troca de favorecimento ilegal em licitações. Também estavam arrolados os ex-senadores José Sarney e Garibaldi Alves Filho, mas o STF considerou que não poderiam ser punidos (prescrição dos crimes). Parte da investigação sobre Renan Calheiros permanece no Supremo.

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

 

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS