BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Macaco raro é descoberto por pesquisadores em Rondônia

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

17 de Janeiro de 2020 às 08:42

Foto: Divulgação

BARBUDO


A descoberta do macaco Plecturocebus parecis, também conhecido regionalmente por zogue-zogue e apelidado pelos pesquisadores como zogue-zogue dos Parecis, é a única espécie que possui uma barba marcantemente esbranquiçada. O animal vive na Chapada dos Parecis, divisa entre Rondônia e Mato Grosso.

 

 

MUNDIAL


A descoberta foi recentemente publicada em uma das mais importantes revistas internacionais, a Primate Conservation.  O autor principal do artigo, Almério Câmara Gusmão, é aluno de doutorado da Universidade do Estado de Mato Grosso, no programa em Rede em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte). 

 

 

GRUPO DE PESQUISA

 

Almério  explica que a nova espécie foi descrita depois de grande esforço de um grupo de 15 pesquisadores de nove instituições, entre elas a Global Wildlife Conservation, Stony Brook University. 


Com a descoberta da nova espécie, os pesquisadores fizeram uma revisão da literatura cientifica histórica, em que um único breve relato sobre populações de zogue-zogue foi feito pelo naturalista Alipio de Miranda Ribeiro, da Comissão das linhas telegráficas de Rondon, publicado em seu livro em 1914.

 

 

ESTAVA ESQUECIDO

 

Almério diz ainda que na obra do naturalista existe um relato muito resumido de dois espécimes coletados na cabeceira do rio Ji-Paraná, que aparentemente se tratava do zogue-zogue dos Parecis. Segundo Miranda-Ribeiro (1914) aqueles espécimes foram provisoriamente identificado como Plecturocebus [Callicebus] cinerascens. “Durante um século esse macaquinho ficou esquecido, quando em 2011 foi reencontrado na natureza, entre os estados de Rondônia e Mato Grosso, município de Vilhena, RO”, afirma o doutorando da Unemat.

 

 

CAMALEÃO


 
Durante o processo de observação, o padrão de cores da nova espécie foi o que chamou a atenção dos pesquisadores. Já que o zogue-zogue dos Parecis tem uma barba marcadamente branca, além das costas vermelhas, mãos e pés cinza-esbranquiçados e a ponta da cauda também cinza-esbranquiçada.

 


 
PONTE AÉREA

 

O empresário Jaime Bagattoli tem mantido uma rotina de idas para Brasília ajustar a situação do partido Aliança Pelo Brasil, em Rondônia. Na quarta-feira(15), ele publicou em suas redes sociais foto com  Karina Kufa e o publicitário Sérgio Lima. Os dois são coordenadores nacionais do Aliança.

 


ENCONTRO


Além de discutir as ações que deverão acontecer em nosso estado, Bagattoli também está organizando uma agenda com data ainda a ser definida. Provavelmente no próximo dia 24, Karina e Sérgio desembarcaram em Rondônia para organizar um plano estratégico de assinatura para novos filiados ao Aliança.

 


PORTAS ABERTAS


Bagattoli explica que mesmo sendo um dos fundadores do novo partido de Bolsonaro não exerce cargo nenhum de comando. “Sou um apoiador da nova sigla como outros tantos espalhados pelo Brasil”, finaliza o empresário.

 

 

 

 

 


ALIANÇA PELO BRASIL JÁ TEM METADE DAS ASSINATURAS QUE PRECISA

 


O Aliança pelo Brasil, partido do presidente Jair Bolsonaro, já conseguiu 250 mil das  500 mil assinaturas de apoio que precisa até abril, tudo para que a legenda possa participar das eleições municipais deste ano.


Hoje, há cerca de 1.000 pessoas trabalhando sistematicamente, de acordo com o publicitário Sergio Lima, um dos coordenadores da operação de recolhimento de apoios. Eles recebem em uma caixa postal em São Paulo fichas de apoiamento enviadas de outros locais, checam se a assinatura tem firma reconhecida, separam por zona eleitoral e fazem os documentos chegarem aos respectivos cartórios para serem computados pela Justiça Eleitoral.

 

 

RECURSOS

 

Os advogados Admar Gonzaga e Karina Kufa trabalham para viabilizar o recebimento de doações pelo partido. Desde o início do mês, o Aliança pelo Brasil passou a promover eventos nos Estados para divulgar e coletar assinaturas.

 

 

DESABAFO


Deputado Chrisóstomo descarregou artilharia pesada contra o PSL de Rondônia. Em entrevista para o Rondoniaovivo o deputado disse que já pediu desfiliação do partido por conta de ter sido deixado de lado pela legenda que é comandada no estado pelo governador Marcos Rocha. O deputado falou em alto e bom som que é o único deputado federal do PSL em Rondônia e nunca foi chamado pelo governo para discutir projetos ou ações positivas para o estado. 

 

 

 

 

 

 

 

ICMS COBRADO APENAS NAS REFINARIAS 

 

Jair Bolsonaro propôs, ontem, duas medidas para reduzir o preço dos combustíveis, cujo valor final é determinado sobretudo pela política de acompanhar as cotações internacionais, portanto pouco sujeita a fatores internos:

 

ICMS - Cobrar o ICMS não mais nas bombas, mas diretamente nas refinarias, sem efeito cascata, tudo para que os preços fixados ali possam ser imediatamente transferidos para o consumidor. O presidente também quer que os governadores reduzam as alíquotas (alguns Estados chegam a cobrar 32% sobre o preço final).

 

Monopólio - O governo quer quebrar o monopólio da Petrobrás, favorecer o ingresso de concorrentes e com isto reduzir os preços. O presidente avisou, no entanto, que as duas medidas precisam de aprovação do Congresso e das agências reguladoras.

 

 

GOVERNO DE MADURO FECHOU CONGRESSO DA VENEZUELA

 

Militares que se intitulam membros da Guarda Nacional Bolivariana e 300 milicianos armados, todos a mando de Nicólas Maduro, fecharam o Congresso da Venezuela nesta quinta-feira. Impedidos de ingressar no edifício, os deputados resolveram instalar a Assembleia Nacional  no anfiteatro de El Hatillo. em Caracas.

 


RESULTADO


A partir de Hoje, os quase 4 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 terão acesso às notas que obtiveram na avaliação. Para acessar os resultados é preciso informar, na Página do Participante o CPF e a senha cadastrados na hora da inscrição no exame. 


Desde já, os estudantes podem se preparar para conferir as notas. Aqueles que não lembram a senha, podem recuperá-la no próprio sistema. É possível acessar o resultado também pelo aplicativo do Enem. 

 

 

CULTURA REGIONAL


Deputado Jair Montes comemora decisão do governo de imprimir e distribuir obras de autores regionais em escolas de Rondônia. O parlamentar, que fez o pedido ao governador Marcos Rocha, diz que os alunos da rede estadual de ensino terão a oportunidade de conhecer as obras literárias que muitas vezes não chegam ao conhecimento da população. 

 


TSE 


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu o prazo de 14 de setembro para que juízes eleitorais julguem todos os – estimados – 500 mil registros de candidatos para a eleição municipal de 2020.

 

 

OUTROS INTERESSES


Pesquisa Gran Cursos revelou que a nova geração não quer saber das amarras do serviço público. Apenas 17,29% das pessoas que fizeram concurso em 2019 têm entre 18 e 24 anos e 43,98% têm entre 25 e 34.

 

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Vereador Aleks Palitot verifica atendimento em UPAs

Vereador Aleks Palitot verifica atendimento em UPAs

O vereador conversou com a população que buscava atendimento e também com integrantes das equipes das unidades onde colheu informações para a elaboração de oficio a ser encaminhado ao Executivo cobrando as devidas tomadas de providência.

10 de Julho de 2020 às 15:06