BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Exército brasileiro prende grupo militar venezuelano refugiado em Roraima

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

30 de Dezembro de 2019 às 08:37

Foto: Divulgação

JORNALISTA ACERTOU


Conforme divulgado aqui na coluna, as informações de uma jornalista venezuelana estavam corretas quanto aos militares venezuelanos que invadiram a Amazônia em busca de bandidos daquele país. 


O Exército brasileiro encontrou cinco militares venezuelanos na região da terra indígena de São Marcos, em Roraima. Foram todos presos e levados para Boa Vista. Os militares foram ouvidos. Aparentemente, o grupo participou do assalto a um quartel militar venezuelano na semana passada.

 

Eis a nota do governo:

 

Brasília, 27 de dezembro de 2019

 

O Ministério da Defesa e o Ministério das Relações Exteriores informam que, nesta quinta-feira (26/12), durante missão de reconhecimento e patrulhamento nas áreas de fronteira, conduzida por unidades do Exército Brasileiro, foram localizados, na região da terra indígena de São Marcos, nordeste de Roraima, cinco militares venezuelanos. Esses militares venezuelanos estavam desarmados e foram conduzidos a Boa Vista, onde estão sendo entrevistados.

 

O Exército Brasileiro intensificou o patrulhamento na região da faixa da fronteira, conforme o previsto na Lei Complementar nº 97/1999.

 

Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Defesa

 

Departamento de Comunicação Social do Ministério das Relações Exteriores

 

CHAMAMENTO

 

A Prefeitura de Porto Velho divulgou edital de convocação para contratação emergencial dos profissionais classificados na área da Saúde. Finalmente surge uma luz no fim do túnel para tentar sanar a falta de profissionais, em especial médicos nas unidades básicas de saúde.

 

 

PRA ONDE VÃO

 

Serão 226 profissionais que atuarão em distritos como Calama, São Carlos, Nazaré, além de Porto Velho para os cargos de clínico geral, médico veterinário, enfermeiros, técnicos em enfermagem, informou a prefeitura. 

 

JÁ ESTÁ VALENDO


A convocação começa a partir dessa segunda-feira ( 30 ), de acordo com publicação do Diário Oficial, e os candidatos sob regime Celetista, devem comparecer no prazo de 15 (quinze) dias corridos, a contar do primeiro dia útil posterior a data da publicação do presente edital, classificados nos termos do Edital nº 36/GAB/SEMAD/2019, de 19 de novembro de 2019, com Resultado Final Homologado através do Edital nº 44/GAB/SEMAD/2019, de 23 de dezembro de 2019, publicado no D.O.M.E.R nº 2.615, de 24/12/2019.

 

ONDE IR

 

O comparecimento deverá ser na Secretaria Municipal de Administração – SEMAD Divisão de Atendimento ao Servidor – DIAS, Rua: Duque de Caxias n.° 186 – Bairro: Arigolândia Horário: das 8:00 às 12:00 horas

 

ANEEL NÃO DESISTE DE INVENTAR TAXA ABSURDA PARA ENERGIA SOLAR

 

A Aneel adotou o jogo sujo, como forma de justificar a intenção de taxar em 63% a geração de energia fotovoltaica: André Pepitone, diretor da reguladora, culpou incentivos à energia solar pelos aumentos da conta de luz. O ilustre patranha esconde o que de fato impacta nas contas: as bandeiras tarifárias, que a Aneel inventou para eternizar as termelétricas, criadas emergencialmente no apagão de FHC para serem extintas 5 anos depois, porque produzem energia cara e suja. 

 

 

QUEM MANDA

 

Enriquecidas, as termelétricas ditam as regras na Aneel, tanto quanto distribuidoras, que a utilizam para inviabilizar a geração distribuída. 

 

FACTOIDE

 

Aneel tenta fazer crer que o problema são 127 mil microgeradores de energia solar, equivalentes a 0,2% dos 84,1 milhões de consumidores.

 

HISTÓRIA REAL

 

Rodrigo Pinto da Universidade da Califórnia diz que só em novembro a energia solar reduziu custo de distribuição em R$66 milhões no País. 

 

NEM SABE O QUE DIZ

 

Na conspiração para liquidar a energia solar após incentivá-la, a Aneel manda um recado claro: suas próprias resoluções não são confiáveis. 

 

PRECISA DE COMISSÕES

 

Sete medidas provisórias do presidente Jair Bolsonaro ainda não têm comissões especiais instaladas, como manda a Constituição, para sua análise. Cada MP vale como lei por até 120 dias, mas se não for analisada em comissão especial, perde a validade. A mais urgente é a MP 895, que cria a Carteira Estudantil Digital, gratuita, acabando com o cartório milionário de entidades aparelhadas pelo PCdoB, tipo Ubes e UNE, que exploravam os estudantes cobrando R$35 por carteirinha. 

 

COMBINADO

 

A MP da Carteira Estudantil Digital, que caduca em 15 de fevereiro, tem 163 emendas, várias delas tentando manter o rentável cartório. 

 

ENROLAÇÃO

 

A comissão especial que deve analisar a identidade estudantil digital nem sequer tem indicados presidente e relator. 

 

MAIS EXEMPLO

 

Também não tem presidente e relator a MP 896, que desobriga as empresas de publicarem balanços em jornais de grande circulação. 

 

RESULTADO POSITIVO

 

Bolsonaro acertou enfrentando o cartório que deixou ainda mais ricos alguns grupos políticos e empresariais ligados a sucessivos governos: os valores do seguro obrigatório DPVAT cairão até 86%. 

 

TIRA DE UM LADO, CHAMA DO OUTRO

 

O governo tenta conter gastos públicos, extinguindo 27,5 mil cargos, mas, apesar de declarados suspensos, há atualmente 164 concursos com inscrições abertas para preencher cerca de 19 mil vagas. 

 

 

COPIANDO O BRASIL

 

A Justiça portuguesa abrasileirou: decidiu reduzir de 19 para 14 anos a pena de prisão de um sujeito de 29 anos que abusou sexualmente de seis crianças em Vila Nova de Famalicão, perto de Braga. Absurdo. 

 

MAGISTRADOS CONTRA JUIZ 

 

A Associação dos Magistrados Brasileiros, a AMB, já bateu às portas do STF para acabar com o artigo do pacote anti-crime que cria a figura do juiz de garantias. 


A AMB alega que o Judiciário não tem estrutura alguma para implementar e botar em funcionamento a novidade, que causa enorme polêmica nos meios políticos e jurídicos.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS