Uma pesquisa realizada pelo Instituto Amazônia entre os dias 22 e 24 de setembro apontou que a probabilidade de um segundo turno em Porto Velho é grande entre a líder na pesquisa, Mariana Carvalho (UNIÃO) e os candidatos Euma Tourinho (MDB) e Léo Moraes (PODE), que disputam a outra vaga na próxima fase do pleito.
Conforme a pesquisa, Mariana Carvalho está com 43%, seguida por Léo Moraes com 20% e Euma Torinho com 12,7%. Vale destacar que, conforme a margem de erro, o segundo lugar está em empate.
Correndo por fora, vem o candidato pedetista Célio Lopes com 8,1%, esse percentual dá a Célio Lopes o empate técnico com Léo e Euma. Benedito Alves está na quarta colocação com 1,9%, tecnicamente empatado com Ricardo Frota 1,9% e Samuel Costa 1%. Brancos e nulos somam 5,6%; não souberam ou não quiseram responder, somam 5,4%.
Na pesquisa espontânea, onde o entrevistado fala da sua cabeça o nome do candidato que irá votar, a situação fica mais indefinida ainda com Mariana Carvalho (34,6%), Léo Moraes (13,1%), Euma Tourinho (9,6%), Célio Lopes (5%), Benedito Alves (1%), Samuel Costa (0,9%) e Ricardo Frota (0,6). Indecisos somam 30,5%.
Vale destacar que menos de 1% dos eleitores na pesquisa espontânea responderam nomes como Hildon Chaves, Coronel e Vinicius Miguel, que não estão na disputa.
A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número RO-07143-2024. O estatístico responsável é Ricardo da Costa Lima.
*MATERIAL PUBLICADO EM ACORDO VERBAL ENTRE PARTES