O número de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados em salas de aula comuns — ou seja, junto com alunos sem deficiência — aumentou 50%: saltou de 405.056 para 607.144, segundo dados do Censo de Educação Básica no Brasil, de 2022 a 2023.
Se por um lado, é motivo de celebração o fato de mais alunos com autismo terem acesso à educação, por outro, o motivo é de preocupação. A razão é que muitas vezes, as escolas não estão preparadas para receber esse estudante.
Essa é uma das bandeiras do candidato a vereador Marklin Cantanhêde(PDT). Ele sempre teve essa preocupação por conhecer de perto a realidade de famílias que possuem filhos ou outros parentes autistas.
“Sempre lutei pelos direitos dos autistas e sei como é difícil ele se adaptar à escola e a escola a ele. Na nossa cidade, não há um apoio para esses crianças e jovens nessa fase tão importante da vida. Por isso, quero que essa bandeira chegue à Câmara de Vereadores de Porto Velho. Acredito que seja a única forma de fazermos com que a administração pública municipal ou estadual tenham mais atenção para com essas pessoas. Vou lutar por isso, pode ter certeza!”, declarou.