Euma Tourinho (MDB), candidata à Prefeitura de Porto Velho (RO) encontrou-se com a ministra Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento. Em um vídeo de menos de dois minutos, Tebet elogia Tourinho. A ministra disse que a possível gestão da ‘Juíza’ teria total integração ao Governo Federal e disse que Euma seria uma ‘mulher preparada para cuidar dos problemas de vocês [da capital de Rondônia]’.
Simone Tebet foi candidata à Presidência da República em 2022, também pelo Movimento Democrático Brasileiro. Foi derrotada no primeiro turno do pleito e declarou apoio ao atual chefe do Executivo, Luís Inácio Lula da Silva (PT). Quando o petista assumiu o governo, depois de derrotar Jair Bolsonaro (PL), Tebet foi escalada como chefe da pasta que elabora o orçamento geral da União.
O vídeo, que foi gravado quando Tourinho ainda não era oficialmente candidata, voltou a circular recentemente nas redes sociais e desagradou parte do eleitorado. Tebet é vista como ‘aliada’ de Lula e ‘da esquerda’ - ótica pouco popular em Rondônia, que é um dos estados mais bolsonaristas do país. Outra fatia de internautas aptos para votar comemoraram o aceno da ‘juíza’ ao Governo Federal.