As eleições municipais de 2024 no Cone Sul de Rondônia estão aquecendo o cenário político com uma grande quantidade de candidatos, tanto para os cargos de prefeito quanto para vereador. Nas sete cidades da região, a disputa é acirrada, com destaque para o número elevado de candidatos ao Legislativo.
Em Cabixi, duas chapas concorrem ao cargo de prefeito e vice, enquanto 53 candidatos estão disputando as vagas na Câmara Municipal. A situação é semelhante em Cerejeiras, onde duas chapas concorrem ao Executivo e 65 candidatos estão na corrida pelas cadeiras de vereador. Já em Chupinguaia, a disputa é mais intensa, com três chapas para prefeito e vice, além de 70 candidatos ao Legislativo.
Em Colorado do Oeste, cinco chapas estão concorrendo à prefeitura, e 94 candidatos disputam as vagas de vereador, fazendo da cidade uma das maiores em termos de disputa. Corumbiara tem apenas uma chapa ao Executivo, mas conta com 48 candidatos ao Legislativo.
Pimenteiras do Oeste, o menor município da região, conta com duas chapas concorrendo à prefeitura e 44 candidatos ao cargo de vereador. Vilhena, a maior cidade do Cone Sul, se destaca com três chapas para o Executivo e 131 candidatos disputando as cadeiras do Legislativo.
IMPUGNAÇÕES - As eleições no Cone Sul também têm sido marcadas por impugnações de candidaturas. Ao todo, foram impugnados 16 registros nas sete cidades, sendo 13 para vereador e três para o Executivo, envolvendo dois candidatos a vice-prefeito e um a prefeito.
Pimenteiras do Oeste, embora seja o menor colégio eleitoral da região, registrou o maior número de impugnações, com oito candidaturas questionadas, incluindo dois candidatos ao cargo de prefeito e vice-prefeito.