SOZINHOS: Dobra número de municípios com candidatura única a prefeituras

Média populacional de cidades com candidato único é 6,7 mil habitantes

SOZINHOS: Dobra número de municípios com candidatura única a prefeituras

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O número de municípios com apenas um candidato à prefeitura aumentou significativamente nesta eleição, dobrando em comparação com 2020. 
 
 
Naquela época, 108 cidades tinham candidaturas únicas, enquanto agora são 214 municípios onde basta um único voto para eleger o prefeito. 
 
 
Este é o maior número de candidaturas únicas desde o início da série histórica em 2000, de acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM).
 
 
Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, um dos motivos mais prováveis para esse fenômeno é a dificuldade que as pessoas enfrentam para concorrer em pequenas cidades, o que as desanima de se candidatar. 
 
 
Ele menciona não só a falta de recursos financeiros e apoio técnico, mas também as complexidades burocráticas e os obstáculos jurídicos que tornam a vida pública extremamente difícil.
 
 
Em média, as cidades com candidato único têm cerca de 6,7 mil habitantes. Os estados com maior número de candidaturas únicas são Rio Grande do Sul (43), Goiás (20) e Mato Grosso (9). 
 
 
Ainda de acordo com a CNM, o total de candidaturas nesta eleição caiu 20%, passando de 19,3 mil em 2020 para 15,4 mil em 2024.
 
 
Além disso, o número de municípios com até dois candidatos à prefeitura aumentou. Em 2020, 38% dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros tinham até dois candidatos. 
 
 
Agora, 53% dos municípios do país estão nessa situação, conforme levantamento do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc).
 
 
O Inesc também observou que cerca de 1,6 milhão de brasileiros não terão direito a uma escolha de prefeito, pois vivem em cidades com candidaturas únicas, representando cerca de 0,8% da população. 
 
 
Outros 35,7 milhões terão que escolher entre apenas dois candidatos. A assessora política do Inesc, Carmela Zigoni, comentou que a baixa representatividade oferecida por esse cenário pode reforçar dinâmicas de poder existentes e limitar a diversidade de ideias e propostas políticas.
 
 
Quanto ao perfil dos candidatos únicos, a maioria é composta por homens (88%), brancos (74%), e ligados a partidos de direita (57%). O CNM também informou que 47% desses candidatos declaram "prefeito" como ocupação, seguidos por "empresário" (11%) e "agricultor" (7%). 
 
 
Em termos partidários, MDB, PSD, PP e União lideram as candidaturas únicas, enquanto PT e PL possuem 5% e 7%, respectivamente.
 
 
*Com informações de Lucas Pordeus León - Agência Brasil
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Contribuinte rondoniense: você acha justo pagar R$ 90 mil para deputados visitarem feiras de armas nos EUA?
Você acha que o Carnaval da capital deve ser cancelado por causa do aumento da Covid?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS