GUAJARÁ-MIRIM: Pré-candidato a prefeito é autor de anteprojeto que cria o Bolsa Floresta

A princípio o projeto aborda especialmente os povos Tradicionais e Originários dos municípios de Guajará Mirim e Nova Mamoré

GUAJARÁ-MIRIM: Pré-candidato a prefeito é autor de anteprojeto que cria o Bolsa Floresta

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O projeto visa fazer a floresta valer mais em pé do que derrubada, premiando as pessoas envolvidas diretamente na sua preservação para a posteridade; e, ainda, gerando renda, criando uma consciência e contribuindo para a melhoria do clima mundo. Uma forma simples e eficaz de preservação ambiental, sustentabilidade das famílias e de geração de renda, contribuindo diretamente na qualidade de vida daqueles nelas habitam.
 
Esses são alguns dos benefícios apontados pelo pré-candidato a prefeito de Guajará-Mirim, Dr. Jeová (Canuto), em seu anteprojeto que cria o “Bolsa Floresta”. O projeto beneficiará as populações tradicionais que mais conhece da importância de preservação da floresta em pé: os povos tradicionais.
 
 “A dramática situação climática que o Mundo atravessa atualmente é, em parte por devastação das nossas florestas. Por que então não as preservar e garantir renda para quem cuida dela? Guajará-Mirim, possui cerca de 93% de suas áreas é constituído de Unidades de Conservação “Terras Indígenas, Reservas Extrativistas e Biológicas” garantido ao município de Guajará um grande santuário de preservação da fauna e flora do estado de Rondônia; mas é preciso criar mecanismos para continuar mantendo as famílias tradicionais ocupando essas áreas, gerando renda de subsistência e  preservando a natureza, para  que  essa preservação seja mantida, necessário se faz que estas famílias recebam uma compensação financeira do governo federal, disse Jeová. 
 
Em sua justificativa, Jeová ressalta que somente em Guajará-Mirim e no município vizinho de Nova Mamoré existem 64 aldeias indígenas, e uma população aproximada de quase seis mil pessoas. Segundo ele, dentro do rol de populações tradicionais estão inclusos também seringueiros, pescadores, e extrativistas em geral.
 
 “Essas famílias vivem há gerações na região, sobrevivendo da extração de produtos que a floresta lhes proporciona, como também da caça/pesca e atividades extrativistas, espalhadas em unidades de conservação. Sua constante presença é vigilância no local inibem as invasões e extração de madeiras ilegais; a presença e permanência desses povos nos ares de preservação sempre foram de grande importância para a preservação desses ecossistemas. 
É um projeto bolsa floresta é de grande alcance socioambiental”, comentou Jeová. 
 
O anteprojeto já foi protocolado no Gabinete do deputado federal rondoniense Coronel Chrisóstomo, que é natural de Guajará-Mirim, que ao tomar conhecimento do teor do projeto prontamente se prontificou em apresar e defender no Congresso Nacional. De acordo com Jeová, esse é um dos projetos que ele elaborou como pré-candidato a prefeito de Guajará-Mirim e que ele vai lutar para sua implantação.
 
“Uma das minhas propostas como gestor será criar mecanismos para criação de emprego e renda para a nossa população. O Bolsa Floresta é apenas um desses projetos, mas há também para outros setores do segmento público e privado. 
É preciso ter poder e vontade política para fazer acontecer”, finalizou Dr. Jeová.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Ano Novo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS