ELEIÇÕES 2024: TRE-RO fecha o cadastro eleitoral com mais de 112 mil atendimentos em 2024

Só nos últimos três dias foram mais de 23 mil pessoas atendidas no Estado

ELEIÇÕES 2024: TRE-RO fecha o cadastro eleitoral com mais de 112 mil atendimentos em 2024

Foto: Reprodução

Desde o início do ano, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) tem contado com o incansável empenho de todos (as) os (as) seus membros (as), juízes (as), servidores (as) e colaboradores (as) nas atividades de fechamento do cadastro eleitoral 2024.
 
Mantendo seu compromisso institucional com a democracia e o direito ao voto, o tribunal finalizou nesta quarta (8) o período de revisão e cadastro eleitoral para as Eleições Gerais de 2024 com um saldo extremamente positivo.
 
Graças ao esforço conjunto de todo seu corpo técnico e operacional e, acima de tudo, à participação da população rondoniense, 112.385 atendimentos eleitorais foram realizados pelo TRE-RO entre 1º de janeiro e 8 de maio de 2024.
 
Para garantir o acesso dos cidadãos, o TRE-RO implementou diversas medidas, desde a ampliação do horário de atendimento nas Zonas Eleitorais à realização de inúmeras operações itinerantes extra cartórios e a disponibilização de serviços online.
 
Um mutirão pela democracia
 
Nos últimos três dias de atendimento, 6, 7 e 8 de maio, o Fórum Eleitoral de Porto Velho contou com quase 90 guichês e mais de 100 pessoas trabalhando direta ou indiretamente. A estrutura de atendimento disponibilizada utilizou espaços da Secretaria do Tribuna e da Central de Atendimento ao Eleitor (CAE).
 
Apenas nos últimos 3 dias, mais de 23 mil atendimentos foram realizados em todo o Estado, sendo a maioria na capital, Porto Velho, onde 8.594 cidadãs e cidadãos acessaram os serviços eleitorais, presencialmente, entre segunda (6) e quarta-feira (8).
 
 
Operações itinerantes: levando o cadastro eleitoral para mais perto da população
 
Além das rotineiras atividades nos cartórios eleitorais, as operações itinerantes, foram essenciais para levar os serviços eleitorais diretamente aos cidadãos em diversas regiões do Estado.
 
Essa abordagem alcançou um maior número de eleitores, proporcionando um atendimento mais próximo e acessível à população, especialmente em comunidades rurais, indígenas, ribeirinhas e áreas de difícil acesso.
 
Atendimento humanizado e eficiente
 
O engajamento e a dedicação de todas e todos os envolvidos nas atividades de fechamento do cadastro foram fundamentais para o alcance dos resultados positivos. Magistradas (os), servidoras (es) e colaboradoras (es) trabalharam incansavelmente para garantir um atendimento humanizado e eficiente a cada cidadã e cidadão.
 
Meu Voto, Meu Poder
 
O sucesso das atividades de fechamento do cadastro eleitoral deve-se, também, ao projeto "Meu Voto, Meu Poder", lançado pelo tribunal em março deste ano, tendo entre um dos principais objetivos garantir que nenhum cidadão seja deixado para trás, levando os serviços eleitorais diretamente às comunidades e regiões que mais precisam.
 
Por meio de iniciativas educativas, inclusivas e informacionais, o TRE-RO tem buscado empoderar os cidadãos, incentivando-os a participar ativamente do processo eleitoral e a exercerem seu direito de voto de forma consciente e responsável.
 
Compromisso com a transparência e a informação
 
O TRE-RO também se preocupou em manter a população informada sobre o andamento dos trabalhos e atendimentos. Para isso contou com o apoio maciço e indispensável da imprensa rondoniense e da sua comunicação institucional.
 
Com o auxílio das emissoras TV, do rádio, dos portais online e das redes sociais, os cidadãos puderam acompanhar as campanhas de conscientização, estatísticas de atendimentos, as datas-limite para o cadastro eleitoral, a agenda de plantões e ações itinerantes, além de outras informações relevantes.
 
Eleições Municipais - O trabalho continua
 
Com o fechamento do cadastro eleitoral, o tribunal se prepara para as próximas etapas do processo eleitoral, como a convocação dos mesários, registro e divulgação das candidaturas, preparação dos locais de votação, conscientização sobre a importância do voto, redução dos índices de abstenção eleitoral e muito mais. O Tribunal segue firme em seu compromisso de garantir eleições livres, justas e transparentes, sempre buscando aprimorar seus serviços e fortalecer a democracia em Rondônia.
 
Agradecimento e Reconhecimento
 
O TRE-RO reconhece o esforço e a dedicação de cada uma e cada um que contribuiu para o sucesso dessas atividades. É graças ao trabalho conjunto que o tribunal consegue cumprir sua missão de fortalecer a democracia e garantir o pleno exercício dos direitos eleitorais em Rondônia.
 
O tribunal também reconhece a contribuição das cidadãs e dos cidadãos que participaram do processo de revisão e cadastro eleitoral em 2024, colaborando para a construção de uma democracia cada vez mais forte e participativa em Rondônia!
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão da prefeita Valéria Garcia em Pimenteiras do Oeste?
Você é a favor do uso da linguagem neutra?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS