A juíza de direito aposentada Euma Tourinho confirmou que fará sua filiação ao MDB, na tarde desta sexta-feira (5), último dia de prazo do calendário eleitoral para regularização eleitoral de pretensos candidatos para as eleições 2024. Conforme informou ao Rondoniaovivo, Euma entra no partido e inicia “um processo de conversa interno e necessário” para a consolidação da pré-candidatura.
A pré-candidatura de Euma Tourinho já causa movimentação no cenário político para as eleições deste ano. O MDB é um partido moderador e com amplo diálogo com diferentes forças políticas. Com posicionamento moderado, o partido escolhido pela juíza de direito tem possibilidade ideológica de agregar uma forte frente progressista na disputa pela prefeitura da capital.
A chegada de Euma Tourinho no MDB provocou também grande burburinho em outro grupo local, que com movimentações políticas de bastidores, queriam levar o pleito 2024 para um WO, com praticamente uma candidata ao prédio do relógio. A eleição que a velha guarda da política de Porto Velho já tinham como ganha, pode encontrar adversária a altura.
Elma Tourinho exerceu a função de juíza de direito em Rondônia e pela atuação dinâmica e comprometida exerceu várias funções de destaque na justiça rondoniense. Ela aposentou em março deste ano, e estava como presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron).