POSSIBILIDADE: Pesquisa indica que Marcos Rocha pode vencer ainda no 1º turno

Governador que busca a reeleição tem 50% dos votos válidos, segundo Real Time Big Data

POSSIBILIDADE: Pesquisa indica que Marcos Rocha pode vencer ainda no 1º turno

Foto: Divulgação

O Instituto Real Time Big Data, empresa que realiza pesquisas para a Record TV e o portal R7, apontou uma tendência de que o governador e candidato à reeleição, Marcos Rocha (União Brasil), pode vencer ainda no primeiro turno baseado apenas nos votos válidos, após levantamento divulgado na quinta-feira (15).

 

Além de estar na liderança da pesquisa estimulada, Rocha tem 50% dos votos válidos, contra 29% de Marcos Rogério (PL), 13% de Léo Moraes (Podemos), 4% de Daniel Pereira (SD), 3% de Pimenta de Rondônia e 1% de comendador Val Queiroz, que teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral.

 

 

De acordo com os índices, o governador estaria reeleito em primeiro turno, algo inédito desde a eleição de Jerônimo Santana, em 1989.

 

Na pesquisa estimulada (quando são apresentados os nomes dos candidatos), Rocha também lidera, com 38% das intenções de votos. O segundo colocado, senador Marcos Rogério (PL), tem 22%. O terceiro é Léo Moraes (Podemos), com 10%.

 

 

O portal R7, que divulgou a pesquisa, não detalhou a sondagem espontânea, nem os índices de rejeição dos candidatos. Essa é a primeira pesquisa realizada após a desistência de Ivo Cassol, que na sondagem feita pelo IPEC, divulgada em 24 de agosto, aparecia com 29% das intenções de voto.

 

Ele estava tecnicamente empatado com Marcos Rocha que aparecia com 30%. Marcos Rogério (PL) aparecia em terceiro, com 13% das intenções e Léo Moraes com 6%.

 

O instituto Real Time Big Data entrevistou 1 mil pessoas, nos dias 13 e 14 de setembro. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

 

O levantamento foi encomendado pela Record TV e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RO-02461/2022.

 

Um personagem que tem trânsito livre no mundo da política rondoniense, analisa as possibilidades e tendências que a pesquisa aponta.

 

“O governador está com uma campanha forte nas ruas. Muitos servidores fazendo campanha, com uma máquina pesada. Enquanto isso, a campanha de Marcos Rogério e de Léo Moraes não decola. Os votos que seriam de Ivo Cassol estão soltos. Quem pode ganhar esses ‘órfãos’ é Marcos Rocha, já que ele é declaradamente bolsonarista, assim como Cassol”, afirmou ele.

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS