PARALISIA INFANTIL: Vinicius Miguel alerta sobre baixa adesão vacinal contra poliomielite em RO

Candidato a Deputado Federal pelo PSB demonstrou preocupação com a baixa adesão vacinal contra a paralisia infantil

PARALISIA INFANTIL: Vinicius Miguel alerta sobre baixa adesão vacinal contra poliomielite em RO

Foto: Divulgação

 

 

Após a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (AGEVISA) divulgar que apenas 15% das crianças tomaram vacina contra poliomielite em Rondônia, o candidato a Deputado Federal Vinicius Miguel (PSB) demonstrou preocupação com o aparecimento de casos da doença no estado.
 
 
“É importante lembrar a todos os pais e mães que a vacinação até os 5 anos de idade é a única forma de prevenção contra a poliomielite, doença contagiosa que pode comprometer o sistema nervoso e causar a paralisação dos membros inferiores das nossas crianças”, alertou o candidato.
 
 
Por conta da baixa procura, o Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra a poliomielite até 30 de setembro. A meta da campanha era imunizar 110.150 crianças de 1 a 4 anos do estado até 9 de setembro, porém até o momento só foram aplicadas 17.300 doses.
 
 
A imunização da poliomielite tem duas fase: na primeira o imunizante é aplicado via injeção intramuscular, ou seja, no glúteo, na coxa ou no braço, em três doses aos 2, 4 e 6 meses de idade e, na segunda fase, são aplicadas duas doses de reforço do imunizante via oral: uma aos 15 meses e outra aos 4 anos.
 
 
“Não perca tempo! Vá ao posto de saúde mais próximo de casa, se informe sobre a vacina contra poliomielite e o calendário vacinal, e não deixe de levar seu filho ou sua filha para se vacinar contra a pólio e muitas outras doenças”, aconselhou Vinicius Miguel, que tem pautado de longa data sua luta em favor da saúde pública e da ampliação da cobertura vacinal na infância e juventude. 
 
 
 
Conhecida como paralisia infantil, a poliomielite foi erradicada no Brasil em 1989, porém os baixos índices de adesão vacinal abrem margem para que casos voltem a aparecer em todo o país. A doença costuma atingir crianças de até 5 anos, mas também pode aparecer em adultos que não se vacinaram durante a infância.
 
 
SOBRE VINICIUS MIGUEL - Advogado e professor da Universidade Federal de Rondônia, Vinicius Miguel é especializado em Administração Pública, mestre em Política Internacional e doutor em Ciências Políticas. Em 2018, disputou o governo de Rondônia e conquistou 110.585 votos em todo o estado. Em 2020, concorreu para a prefeitura de Porto Velho e obteve 29.369 votos. Este ano está candidato a Deputado Federal pelo PSB.  
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS