PRESERVAÇÃO: Vinicius Miguel fala sobre políticas para patrimônio histórico e cultural

Hoje é Dia do Patrimônio Histórico e Cultural e o candidato a Deputado Federal Vinicius Miguel se pronunciou em favor de políticas para o tema

PRESERVAÇÃO: Vinicius Miguel fala sobre políticas para patrimônio histórico e cultural

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Hoje é comemorado o Dia do Patrimônio Histórico. Nem é necessário dizer como o Patrimônio de nosso estado é rico e diverso: desde o Forte Príncipe da Beira, passando pela rica memória de nossa Madeira-Mamoré, até monumentos já incorporados à nossa identidade, como as 3 Caixas D’Água, símbolo de nossa capital. Temos nós, rondonienses, um rico patrimônio também imaterial: nossa história passa por nossas festas, festivais, culinária. Nossa memória é diversa e preciosa: é herança de migrantes, barbadianos, indígenas e de gente que resolveu ter suas raízes em nosso estado, contribuindo com seu crescimento e desenvolvimento.
 
 
Um representante de Rondônia na Câmara não deve apenas lutar pela preservação desse rico patrimônio. Isso deve ser feito não apenas por políticos, mas por cada cidadã e cidadão, em seu dia a dia. Afinal, nossa história é o legado das pessoas que passaram por aqui antes de nós, e é nosso legado para as gerações que se seguirão à nossa. Aos políticos cabe lutar por recursos para essa preservação, mas também por políticas públicas pensadas a partir desse rico patrimônio. 
 
 
Quando se fala em Patrimônio histórico – e cultural – devemos pensar em como inseri-lo na Educação que nossos jovens recebem. De que forma esse legado pode ser passado a estudantes de nossas escolas de modo não apenas a preserva-los mas, também, de modo a criarmos pessoas mais responsáveis e comprometidas? Olhando para trás, de onde viemos, sabemos onde queremos chegar, nos inspiramos a agir e aprendemos com erros e acertos cometidos. Mas não só isso.
 
 
Patrimônio também é algo que faz girar a roda da economia, a partir de ações como turismo, por exemplo. Sim, há todo um ciclo de desenvolvimento possível a partir de nossa história, que envolve hotelaria, transporte, guias profissionais, restaurantes com nossa rica culinária. Indiretamente, isso demanda estrutura e qualificação. Rondônia encontra-se em uma posição estratégica no Brasil e na América do Sul, rica de atrações para turistas e empresários investirem no turismo, gerando empregos, qualificação profissional, desenvolvendo nossa educação e visibilizando, ainda mais, nossa rica cultura. 
 
 
Como nosso representante na Câmara dos Deputados, meu compromisso é não apenas com a história de nosso estado, mas com também com seu futuro.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS